Trabalhar e estudar na Austrália: 6 Dicas

30 de outubro de 2020FluencypassBy Fluencypass10 Minutes

A terra dos cangurus é um dos melhores destinos para os brasileiros que querem aprender inglês e aproveitar para fazer o seu pé de meia. Confira tudo sobre estudar e trabalhar na Austrália!

Segundo a embaixada da Austrália no Brasil, recentemente as burocracias para obtenção do visto australianos foram reduzidas. Isso se deu principalmente pela boa reputação dos brasileiros que já passaram pelo país. E sabe o melhor? Não é difícil brasileiros encontrarem um emprego por lá!

Então se você sonha em viver em outro país, não deixe de conferir as dicas sobre estudar e trabalhar na Austrália!

Como trabalhar e estudar na Austrália?

Antes de dar as dicas de como trabalhar e estudar na Austrália, vamos te dar um resumo sobre como começar a pensar em work and travel. Já temos um post aqui no blog completo sobre isso, é só clicar aqui.

Se você quer estudar inglês e trabalhar na Austrália, a melhor opção para você é fazer um intercâmbio de work and travel, pois com o visto de estudante, você é permitido trabalhar por lá!

Nesse tipo de intercâmbio o período mínimo permitido para estudar e trabalhar é de 14 semanas até no máximo 2 anos. Lembrando que durante o curso você pode trabalhar apenas 20 horas semanais e nas férias pode trabalhar em período integral.

Estudar e trabalhar na Austrália: OK, mas por onde começar?

Para não correr risco de ter o visto negado, planeje tudo com bastante antecedência. Coloque no papel informações como:

  • Período que deseja ficar na Austrália.
  • Qual cidade irá morar.
  • Se quer ou não trabalhar no país.
  • Viagens que deseja fazer no país.
  • Em que escola irá estudar e em qual turno.

O indicado é entrar com o processo de visto 85 dias antes do embarque para que não haja nenhum problema… Além disso, se organizar antecipadamente facilita no momento da entrevista para o visto, pois você conseguirá responder com consistência as perguntas do cônsul.

Quando você faz esse processo com uma agência, você não precisa se preocupar com toda a burocracia e tem mais tempo para se planejar.

Escolher uma agência que não cobre taxas exorbitantes é bem importante para economizar, e disso a Fluencypass entende… Por isso não cobramos a famosa taxa de agência

[rock-convert-cta id=”11899″]

Escolha a cidade que mais combina com seu perfil

A Austrália é um país grande com bastante diversidade, e é bem parecido com o Brasil em termos de clima e tamanho. Com certeza é o destino perfeito para aqueles que gostam de um clima tropical, praias e esportes.

Muitas pessoas pensam apenas em Sydney quando falamos da terra dos cangurus, porém a Austrália oferece cidades incríveis e com uma grande diversidade cultural.

Melbourne

Já foi considerada como uma das melhores do mundo para se viver. Lá os ambientes naturais se mesclam com a modernidade, você vai encontrar momentos de respiro em praias e parques naturais, mas também vai se embalar na agitação noturna da cidade.

Lá você terá diversas opções de lazer como corridas de carros, desfiles de modas, arte de rua…

[rock-convert-cta id=”11915″]

Brisbane

Ideal para os intercambistas que preferem uma cidade com cara de interior. Ainda assim, não se engane, há muito o que fazer nela: museus, galerias de artes e feiras são algumas atividades disponíveis.

Além disso, existe uma praia artificial que fica no meio da cidade! Legal, né?

[rock-convert-cta id=”11911″]

Perth

É outro recanto cultural, com muitas artes e monumentos para serem visitados. Apesar de não ser tão centralizada, Perth tem se destacado muito em relação a oportunidades de emprego.

Além disso, a cidade considerada como a mais “isolada” não fica atrás das maiores quando falamos em lazer! Há muitos museus, praias paradisíacas e artes de rua.

[rock-convert-cta id=”11909″]

Gold Coast

Gold Coast é muito conhecida pelo surf, inclusive, é lá que acontece o campeonato mundial. Então, pode ser sua escolha se você gosta de esportes aquáticos, sol, praia e calorzão.

No verão a cidade recebe muitos turistas, por isso, se for pra lá nesse época, fique de olho nas vagas de emprego, já que a tendência é aumentar.

[rock-convert-cta id=”11913″]

Adelaide

Estude lá se você quer economizar, isto porque, mesmo sendo a quinta maior cidade da Austrália, Adelaide tem um custo de vida 20% menor.

Eu já viajo com emprego garantido?

A resposta para essa pergunta é não. O estudante fica responsável por achar um emprego, que por sinal não demora muito para aparecer, mas não adianta querer trabalhar na Austrália com a mentalidade engessada de fazer a mesma ocupação do Brasil.

O importante é você ficar ligado nas oportunidades, através de sites e aplicativos de vagas, como LinkedIn por exemplo, e criar um currículo matador em inglês. Veja algumas dicas:

  • Ligue e converse com gerentes.
  • Mande currículos por e-mail.
  • Esteja atento ao mural da escola.
  • Fale com todos sobre você estar buscando um trabalho.

Estudar e trabalhar na Áustralia: 6 Dicas para arrasar

1. Equilibre o tempo de estudar e trabalhar

Antes de tudo, lembre-se que seu objetivo maior é estudar, aumentar sua bagagem cultural e conhecer o país. Dessa forma, é equilibre o tempo entre as atividades para não se sobrecarregar.

Às vezes compensa mais fazer uma atividade por menos horas por semana e diminuir o salário, do que se cansar e não conseguir aproveitar o tempo. Então, sempre ponha na balança se o emprego é realmente uma necessidade.

2. Não trabalhe ilegalmente

Se alguém oferecer “Cash in hand”, já saiba que é cilada. O empregador pode sim te pagar em dinheiro, mas precisa comprovar que já pegou todos impostos que deveria para o governo.

Além disso, jamais aceite trabalhar sem ter a documentação em mãos ou com um visto que não permita. A fiscalização australiana é bem rigorosa e você pode acabar sendo deportado.

3. Jamais ultrapasse 20 horas semanais

Esse é o período máximo liberado durante o período de aulas. O único caso que se trabalha mais que 20 horas é durante as férias, pois o estudante está mais folgado e pode exercer atividade remunerada por até 40 horas.


Leia também: A Fluencypass é confiável?


4. Estude sozinho

Não poderia esquecer do velho mantra dos professores de inglês: estude sozinho. Pois é, não é porque está em outro país que você não pode tirar períodos para revisar gramática, novas estruturas e aumentar seu vocabulário.

Pense nisso como uma forma de esquentar seu inglês para praticar no emprego e na sala de aula.

5. Guarde dinheiro para renovar o visto

Você vai perceber que não é tão difícil economizar dinheiro na Austrália, sem gastar com extravagância, é claro. Também é comum que os estudantes acabem querendo prolongar a estada.

Por tanto, o melhor a fazer é guarda dinheiro desde o primeiro mês de serviço para renovar o visto.

6. Jogue a timidez fora e aproveite o intercâmbio

Por último, lembre-se sempre que o intercâmbio passa muito rápido. Por isso, é importante viver todas as experiências desde os primeiros dias. Aproveite para conhecer pessoas e lugares novos, viajar para outras cidades.

Permita-se imergir na Austrália, abrindo-se para as possibilidades, você vai perceber que as coisas começam a acontecer com muito mais fluidez e você desfruta do intercâmbio de maneira mais intensa.

[rock-convert-cta id=”11903″]

Faça seu intercâmbio com a Fluencypass

Agora que já conferiu as dicas sobre trabalhar e estudar na Austrália, está pronto para fazer as malas e embarcar? Ainda não? Não tem problema!

Sabemos que fazer um intercâmbio é um grande passo na vida pessoal e profissional, e com tantas informações ficamos perdidos… Mas você não precisa resolver tudo sozinho, conte com quem entende do assunto!

A Fluencypass oferece consultores especializados para te ajudar a tomar todas as decisões, e até mesmo para dar suporte durante a sua viagem! E sabe o melhor? Você não paga nada a mais por isso! Não cobramos taxa de agência!

Está esperando o que? Faça um orçamento online gratuito!

 

Índice