- Home
- Intercâmbio
- Malta
- Trabalhar e Estudar em Malta
Trabalhar e Estudar em Malta

Malta é um arquipélago maravilhoso localizado na Europa com diversas praias maravilhosas e locais históricos. Mas como Trabalhar e Estudar em Malta?
Como você já sabe, estudantes agora podem se beneficiar com as novas políticas de visto de Malta. Essa política tem como objetivo tornar mais fácil o estudo e até mesmo o trabalho de estrangeiros no país.
Que tal agora ficar por dentro de tudo relacionado a trabalhar e estudar em Malta?
Quais são os pré-requisitos para trabalhar e estudar em Malta?
O visto de trabalho para quem vai para Malta só será concedido para quem também pretende estudar por lá. A regra é que a Licença de Trabalho seja concedido para quem tem o Visto de Estudante aprovado, após o período de 90 dias.
Por isso, o pré-requisito para trabalhar no país é estudar por lá também! Vale lembrar que os cursos devem ter duração acima de 90 dias e que esses estudantes podem trabalhar um volume máximo de 20 horas por semana nas áreas listadas e permitidas pelo governo.
Veja a tabela para entender melhor:

Como faço para trabalhar e estudar em Malta?
As regras de visto mudam de acordo com o tipo de curso que você se matriculou para estudar no país:
Cursos de até 90 dias
Para quem vai fazer cursos de até 90 dias, o visto permitido é o Schengen Short-Stay Visa e, por isso, ele pode entrar no país com um visto de turista e permanecer por lá até 90 dias. Nesse modelo não está autorizado receber o visto de trabalho. Por isso, para os alunos que pretendem estender a estadia, é necessário pedir uma prorrogação da permanência e um novo visto.
Cursos acima de 90 dias
Para alunos de cursos que tem duração maior que 90 dias, será necessário solicitar um National Long Stay Visa (D-Visa), em que ele ganha permissão para multiplas entradas no país por um período que não seja maior que 180 dias.
A matrícula nesses cursos e a solicitação do visto para permanência torna o aluno apto a trabalhar em Malta durante o período de moradia no país. As condições de trabalho para os estudantes são:
- Curso com duração superior a 90 dias;
- Início de trabalho após 3 meses;
- Os estudantes terão que solicitar uma extensão de visto nos primeiros 14 dias de chegada a Malta;
- O estudante só poderá procurar um emprego após o visto ser aprovado;
- Encontre um emprego ou receba uma oferta de emprego com jornada de trabalho de 20 horas semanais;
- Apresentar uma candidatura ao Jobsplus, indicando o nome do empregador e o título da posição que foi oferecido, juntamente com a taxa de inscrição da Licença de trabalho.
- Aguarde que a licença de emprego seja concedida, o que deve demorar aproximadamente de 4 a 6 semanas.
- Uma vez que a licença de emprego tenha sido emitida, o aluno estará livre para trabalhar se já tiver sido aluno por 90 dias.
- O visto é válido igual a duração dos estudos, ou igual a 365 dias, podendo ser renovado após o vencimento.
E os documentos necessários para o visto de estudo e trabalho são:
- Passaporte Válido;
- Formulário de solicitação de visto, preenchido em inglês;
- Pagamento da taxa de visto;
- Passagem aérea de retorno ao Brasil;
- Certificado de vacinação internacional contra a febre amarela (obtido nos postos da Anvisa nos aeroportos brasileiros);
- Comprovação financeira equivalentes a 75% do salário mínimo nacional (€735,63 por mês) para cada mês de estudo;
- Comprovante de acomodação;
- Comprovação de pagamento da escola;
- Seguro médico de viagem;
- Carta de patrocínio, incluindo uma cópia do documento de identificação e detalhes de contato do patrocinador, se o candidato for patrocinado por um terceiro.
Para pedir extensão de estadia
Para solicitar a extensão de estadia, para cursos de apenas 90 dias ou até 180 dias, é necessário entrar em contato com o consulado de Malta para tornar o National D-visa em uma permissão de 365 dias no país, com múltiplas entradas, na região determinada pelo acordo de Schengen.
Por que estudar e trabalhar em Malta?
O governo de Malta tem se mostrado muito interessado em tornar possível para os intercambistas no país começar uma carreira por lá, afinal, essa oportunidade antes só era permitida para estudantes europeus.
A ideia é facilitar para que cada vez mais interessados em desenvolver uma carreira no país, inclusive estudando em suas universidades e cursos, permaneçam por lá e fortaleçam a mão de obra qualificada no país.
Para o intercambista, a oportunidade de estudar e trabalhar em Malta é excelente, visto que o país está no coração da Europa e é tem clima e cultura muito amigável (e para os brasileiros, muito similar ao que encontramos por aqui).
Você tem vontade de estudar e trabalhar em Malta?
Amei e já vou dar início para ir!
Legal! Conte conosco para seu intercâmbio!