...

Como é o Natal no Canadá

O Canadá, assim como o Brasil, é um país de muitas tradições. Nas festas de fim de ano não poderia ser diferente, não é mesmo? Mas como será que é o Natal no Canadá

Se você está pensando em passar as férias de final de ano por lá ou até mesmo pegará o período de Natal em seu intercâmbio (ou saber se vale a pena ficar por lá nessa época), que tal conhecer um pouco mais sobre a celebração?

O Natal é comemorado em grande parte dos países do mundo e com toda a certeza é uma das datas mais lindas e familiares. Até mesmo quem não é muito religioso acaba embarcando no espírito natalino.’

Aqui você vai conferir diversos aspectos culturais que acontecem no Canadá – e alguns são bem diferentes do Brasil. Vamos lá?

Natal no Canadá: gastronomia 

Impossível falar de Natal no Canadá ou em qualquer lugar do mundo e não pensar na ceia de Natal! Afinal, é um dos momentos mais esperados por toda a família e é onde todos se reúnem. 

Diferente do que acontece no Brasil, a ceia no Canadá é o almoço do dia 25 de dezembro (aqui, costumamos fazer a ceia no jantar do dia 24 de dezembro).

No Canadá, o dia 24 é destinado somente para a preparação do que vai acontecer no dia 25. Normalmente trabalham até 12h00 do dia 24 e, então, vão para casa preparar a festa de Natal.

O jantar do dia 24 é comum e pode até ser uma pizza! Agora, o almoço do dia 25 é realmente uma ceia, com Peru de Natal e todos esses pratos convencionais.

Porém, o Natal no Canadá começa antes do almoço! O Café da Manhã também é muito especial. 

A família se reúne para um café mais arrumado e caprichado. Depois, as pessoas entregam e abrem os presentes (assim como no Brasil, é a hora mais esperada para a criançada).

E falando em presentes, as meias natalinas penduradas na lareira também são uma tradição. Dentro delas há pequenos presentes também. 

Festival de Luzes

Decoração nas casas do Canadá

Sabemos que luzes e Natal combinam muito, não é mesmo? As decorações mais bonitas sempre são aquelas mais iluminadas. É incrível o efeito que um bom pisca-pisca pode fazer na decoração!

E se você é aquela pessoa que ama as luzes de Natal, então pode ter certeza que terá grandes atrações no Canadá. 

De modo geral as cidades são decoradas, mas alguns eventos turísticos se destacam, como:

  • Toronto Cavalcade of Lights, em Toronto
  • Winter Festival of Lights, em Niagara Falls
  • Vancouver Festival of Lights, Vandusen Botanical Garden, em Vancouver
  • Christmas Lights across Canada, em Ottawa

Leia também: Quanto custa um intercâmbio no Canadá no Natal?

Ugly Sweaters 

O clima do Hemisfério Norte em Dezembro é bem gelado e neve é muito comum. Por isso, roupas de frio são fundamentais. 

Porém, existe uma tradição que são os Ugly Sweaters, ou seja, os Suéteres feios! Eles são usados nas festas natalinas e suas estampas são bem típicas da época de Natal. 

Não que os suéteres sejam efetivamente feios, mas eles realmente são para mostrar que o período mais incrível do ano chegou! E, claro, os canadenses unem o útil ao agradável com o suéter quentinho para os dias frios. 

Além de ser uma tradição do Natal no Canadá, também é muito comum nos Estados Unidos.

Desfiles de Natal

Os desfiles de Natal no Canadá são extremamente comuns e costumam juntar um grande público. Não são apenas crianças que desejam ver o desfile do Papai Noel, pois é realmente uma ótima atração.

Porém, ela não costuma acontecer em dezembro por conta do frio rigoroso. É mais comum que ocorram em novembro, quando o frio está um pouco menos intenso.

Em grandes cidades, como Toronto e Vancouver, se você deseja ver de perto o desfile é necessário chegar um pouco mais cedo, pois fica bem lotado! Fique de olho no site oficial do governo, pois lá é onde essas informações saem primeiro. 

Casas de Gingerbread

Com certeza essa é uma das tradições mais doces do Natal no Canadá. Tanto os nativos quanto os turistas amam! As Casas de Gingerbread (pão de gengibre) são enfeites comestíveis. 

É costume montar as casinhas e você mesmo pode decorar com pasta e confeitos para dar aquele charme. 

É um momento delicioso – literalmente – para as crianças, mas até mesmo para os adultos é algo muito bom. 

Boxing Day

O Boxing Day é uma tradição que ocorre em alguns lugares do mundo. No dia 26 de dezembro ocorre uma mega promoção em diversas lojas, sendo algo semelhante a Black Friday. 

Se você é aquela pessoa que espera passar o Natal e a Páscoa para conseguir comprar produtos mais baratos, com certeza irá amar o Boxing Day. É realmente uma oportunidade para comprar economizando bastante. 

As promoções chegam até 80% de desconto e é tão popular que pode vender até mais que a Black Friday. 

Árvore de Natal

 

Intercambista no natal do canadá
Intercambista no natal do Canadá

O Natal no Canadá não pode deixar de ter uma bela árvore enfeitada para colocar os presentes embaixo, não é mesmo?

Lá, a árvore artificial até é comum, mas muitos preferem os pinheiros, que podem até mesmo ser encontrados em supermercado. 

Há quem goste desse momento e prefere ir até à floresta para cortar uma árvore de verdade. 

A árvore natural faz toda a diferença e é incrível como deixa o ar bem mais natalino.

Intercâmbio no Canadá

O Canadá é um dos melhores lugares do mundo para se fazer intercâmbio e nem é apenas pelo Natal no Canadá e suas tradições!

O país é realmente de primeiro mundo e tem ótimas oportunidades, além de uma cultura incrível. Quem mora alguns meses no Canadá dificilmente quer sair de lá, pois realmente é um país que conquista os brasileiros.

Se você deseja passar por essa experiência e ainda melhorar o seu inglês, não deixe de fazer um intercâmbio.

Quer passar o próximo Natal no Canadá? Faça um orçamento gratuito na Fluencypass clicando aqui. É realmente uma oportunidade única e você decide quanto tempo deseja ficar no Canadá.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor