...

Por que ter funcionários bilíngues?

Você já pensou em como funcionários bilíngues podem mudar completamente as relações e negociações de sua empresa? Claro que ainda é um grande desafio encontrar pessoas fluentes em inglês no Brasil.

Para se ter noção, segundo o portal Mundo RH, apenas 1% dos brasieiros tem a fluência necessária para exercer sua profissão com segurança e confiança.

Isso acaba impactando não somente nas carreiras, mas também na internacionalização das empresas, e do país, como consequência.

Nesse sentido, a melhor estratégia é estimular aqueles que já estão contratados a se tornarem fluentes em inglês. E é sobre isso que vamos falar neste artigo, vem ver alguns motivos de por que ter funcionários bilíngues.

1- Inglês é a língua dos negócios

Não podemos negar que o inglês é a língua dos negócios! Uma pesquisa da Ethnologue, em 2020, há mais de 1200 milhões de pessoas ao redor do mundo que falam a língua inglesa.

Isso facilita e muito, pois mesmo em trasações que não envolve países nativos do idioma, as partes conseguem se compreender.

Por isso, um dos melhores motivos é mostrar aos seus colaboradores como o inglês vai torná-los trabalhadores que dominam a língua dos negócios!


Leia também: Como estar mais conectado com o mundo? Fale inglês!


2- Estar sempre à frente da concorrência

Funcionários bilíngue são peças chaves para se destacar da concorrência, porque eles tem acesso a informação privilegiada.

Você entendeu certo! É bem comum que países como Estados Unidos e Inglaterra sempre sejam pioneiros no lançamento de novas tendências.

Com funcionários fluente em língua inglesa, você garante que sua empresa vai estar antecipada aqui no Brasil, que sempre atrasa em relação a certos países.

Quer mais motivos? Veja abaixo!

3- Dominar a tecnologia do mercado

A área da tecnologia também tem se tornado essencial para qualquer negócio que quer prosperar no mercado.

Até mesmo porque a tecnologia faz com que você tenha uma atuação muito maior gastando bem menos. É o que costumam chamar de escalonar o seu negócio.

E guess what? A maioria dos apps e softwares que vão facilitar sua vida estão em inglês. Um exemplo é a área do Marketing que conta com soluções como Sem Rush, Hubspot, Pleardy etc… Todos em inglês!

3- Fazer negociações internacionais

Que tal fazer acordos internacionais e lidar com fornecedores de outros países? Inglês é fundamental e funcionários bilíngues são parte integral deste processo.

Isso porque eles podem atender seus parceiros a qualquer momento do dia, sem precisar da mediação de tradutores e já resolvem as questões que surgirem com maior rapidez e agilidade.

Mas para isso acontecer, o inglês precisa ser avançado, the book is on the table não vai colar!

Por falar nisso, dá uma olhada no nosso artigo que fala sobre a importância do Business English.

4- Aumentar a retenção dos funcionários

Além disso, não podemos negar que funcionários bilíngues também recebem uma remuneração, pois conseguem resolver muito mais questões da empresa.

Um salário maior acaba evitando a troca de funcionários, mas se você ainda não tem funcionários bilíngues, pode oferecer um curso de inglês específico para sua empresa e isso também será um benefício que ajuda na retenção de talentos.

5- Criar uma cultura bilíngue na empresa

Mas ser bilíngue precisa ser uma cultura da empresa que vai facilitar e muito este processo para todos!

Imagina só, pode começar com momentos do dia que acontecem em inglês e depois de alguns meses ter tarefas mais específicas, como reuniões, negociações e etc. tudo em inglês!

6- Atender clientes de diferentes nacionalidades

Agora, aqui tocamos no ponto que deve ser o maior motivador para funcionários bilíngues: aumentar o número de clientes.

Já pensou em vender para pessoas nos Estados Unidos, na Europa, ou do outro lado do mundo, na Austrália?

O inglês vai permitir isso e mostrar ao cliente o esforço de entregar a melhor experiência ao consumidor.

7- Economizar com tradutores

Ah! Não podemos esquecer que os tradutores não serão necessários nestes momentos importantes.

Como já dissemos, a contratação de tradutores passam por diversas etapas, mas às vezes sua empresa precisa de uma solução de última hora e um colaborador bilíngue já resolve.

Além disso, sua empresa vai economizar e muito, pois tradutores e intérpretes demandam um investimento alto.

8- Acelerar aprendizagem da equipe

Na sequência, podemos pensar em um momento em que os membros da equipe já evoluiram na fluência e contribuem uns com os outros no aprendizado da língua inglesa.

Ou seja, pode haver uma comunidade de falantes de inglês em sua própria empresa. E nem chegamos a comentar que você pode contratar funcionários estrangeiros que serão bem acolhidos, heim!

O que falta para sua empresa se tornar bilíngue?

Então, será que sua empresa está preparada para atingir novos patamares e se internacionalizar?

Que estimular seus funcionários a estudarem o inglês de maneira dinâmica e flexível? Aqui na Fluencypass, além de contar com escola online de inglês 24 horas por dia, temos aulas particulares e muita conversação ao longo do dia.

Você também pode solicitar um curso específico para sua equipe, vem fazer o Brasil vai bilíngue com a Fluencypass!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor