Quando estiver estudando inglês, cedo ou tarde você vai se deparar com o verbo “to make”. E isso porque ele é um dos mais utilizados do idioma.
E para quem acha que ele se resume ao verbo “fazer” em português, saiba que seus significados vão muito além disso. Por isso veja um panorama completo sobre to make a seguir, incluindo exemplos de uso para cada uma de suas situações principais.
Qual é o significado de To Make?
De forma mais simples e direta, podemos traduzir o verbo “to make” como fazer ou criar. Mas a grande questão é que ele não se resume somente a isso.
Acontece que, mesmo dentro do significado de criar, há variações. Nesse sentido, veja alguns dos principais significados que acompanham esse verbo:
- To make pode estar no sentido de fazer ou criar, focado em coisas físicas e concretas.
- Também pode ser usado no sentido de criar uma emoção ou sentimento em alguém.
- Além disso, to make pode ser no sentido de forçar ou obrigar alguém a fazer algo.
- To make se estende ainda para o sentido de conseguir ou ganhar alguma coisa.
- Por fim, to make também está relacionado com tomar uma decisão ou escolher algo.
Com esse panorama geral, veja a seguir o uso correto do verbo em cada um desses sentidos.
Como usar To Make em inglês?
Para entender melhor o significado de make dentro dos contextos acima, a primeira coisa a se ter em mente é que se trata de um verbo irregular quando usado no passado.
Nesse sentido, tanto o seu passado simples quanto o seu particípio podem ser traduzidos como “made”. E em qualquer um desses casos, ele é utilizado a partir de duas estruturas básicas:
- Sujeito + verbo make + objeto direto – I made a cake. (Eu fiz um bolo.)
- Sujeito + verbo make + pronome + adjetivo/verbo – You made me cry (Você me fez chorar.)
No presente, se aplica a mesma estrutura acima, usando o verbo to make. Além disso, aqui cabe mais uma consideração importante.
Make também pode ser usado como um phrasal verb. Nesse sentido, há expressões como “make out”, ou mesmo “making off”.
Exemplos de frases com To Make?
Após essa explicação, chegou a hora de ver exemplos de frases com cada uma das aplicações do verbo “to make”. Preste atenção:
- Criar ou fazer algo – I will make a sandwich for lunch. (Eu vou fazer um sanduíche para o almoço.)
- Provocar emoções – This movie made me cry. (Esse filme me fez chorar.)
- No sentido de ganhos financeiros – She will make a loto f Money in her new job. (Ela vai ganhar muito dinheiro em seu novo emprego.)
- Obrigar alguém a algo – They made him apologize. (Eles o fizeram pedir desculpas.)
- Tomar uma decisão – Let’s make this decision together. (Vamos tomar essa decisão juntos.)
Durante a sua jornada de aprendizado, é comum ter dúvidas ou se confundir com o significado do verbo.
Nesse sentido, estudar o idioma com um acompanhamento profissional pode fazer toda a diferença. Para tanto, um curso online de inglês pode ser uma ótima opção, principalmente se você tem uma rotina corrida.
Qual é a diferença entre Make e Do?
Vamos para uma das dúvidas mais comuns de quem está aprendendo inglês. Afinal de contas, qual a diferença entre make e do?
Bom, a verdade é que ambos os verbos tem o sentido de fazer. Mas do se encontra em uma categoria diferente. Veja alguns exemplos abaixo:
- Executar tarefas: do homework (fazer o dever de casa)
- Realizar ações: do the cleaning (fazer a limpeza)
- Trabalhar ou cumprir funções: do your job (fazer seu trabalho)
- Auxiliar em perguntas e negativas: Do you like it? / I don’t know. (Você gostou?/ Eu não sei.)
Assim sendo, do tem uma conotação de realizar ações, tarefas e deveres. Já make se relaciona com criar, produzir ou causar algo.
Como conhecer mais verbos em inglês?
Bom, to make é apenas um dos inúmeros verbos que a língua inglesa tem. E para aprendê-los, é muito importante estar em contato com as diferentes facetas do idioma. Nesse sentido, algumas dicas importantes incluem:
- Usar aplicativos especializados na língua inglesa e flashcards. Essa estratégia vai ajudar a aumentar o seu vocabulário.
- Assistir filmes e séries em inglês, prestando atenção nos verbos usados. Uma boa dica é adicionar legendas para entender o que cada um significa.
- Você pode utilizar expressões fixas, como phrasal verbs e collocations para melhorizar verbos e seus respectivos usos.
- Além disso, outra boa dica é praticar sua leitura, escuta, fala e escrita. Nesse sentido, o aprendizado e uso dos verbos ocorrerá de forma natural.
- E com relação às duas dicas acima, tenha o acompanhamento de professores especializados para aprender e usar verbos diversos em inglês.
Agora, se você quer começar a aprender o idioma, temos um presente para te ajudar. A seguir vamos disponibilizar um e-book gratuito para aprender 400 palavras em inglês em 30 dias. É só clicar e aproveitar.
E para dar o primeiro passo em sua jornada de aprendizado, confira nosso ranking com os melhores cursos de inglês online. Para saber mais, é só clicar no banner abaixo.