10 Curiosidades sobre a Irlanda

30 de dezembro de 2025FluencypassBy Fluencypass7 Minutes
Bandeira da Irlanda hasteada

Preparado para mergulhar em um mundo de superstições, cultura celta e muito verde? Hoje vamos trazer 10 curiosidades sobre a Irlanda que comprovam porque este é um dos países mais incríveis da Europa.

Então fica por aqui que a seguir você vai conhecer mais detalhes sobre a cultura, modo de vida e aspectos do dia a dia dos irlandeses. E apostamos que no final deste texto sua vontade de fazer um intercâmbio para a Irlanda será grande.

10 curiosidades sobre a Irlanda

Vamos nessa que a seguir você vai conhecer fatos super divertidos e interessantes sobre este país único:

  1. O país é dividido em dois. A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, enquanto a República da Irlanda é como um mini país independente onde fica Dublin.
  2. Ele também tem duas línguas oficiais. O inglês é uma das principais, mas regiões mais antigas do país falam o irlandês gaélico.
  3. A Irlanda é um local riquíssimo com relação a mitos e lendas. Assim, muitas delas vem direto da mitologia celta, e envolvem leprechauns, fadas e druidas.
  4. O interior da Irlanda é conhecido por ter mais ovelhas do que pessoas em alguns pontos. Esses simpáticos bichinhos são símbolos da vida rural do país.
  5. O país é o mais verde de toda a Europa. Não é por acaso que a Irlanda tem o apelido de Ilha Esmeralda, com paisagens verdes e exuberantes por todos os lados.
  6. Se você for a Dublin, o que mais encontrará por lá são pubs. O local abriga nada menos do que 750 estabelecimentos desse tipo.
  7. O clima irlandês é totalmente imprevisível. Além das chuvas frequentes que tomam conta do país, o sol e o vento podem aparecer a qualquer momento por lá.
  8. A tradição literária da Irlanda é uma das mais importantes do mundo. O país é berço de grandes escritores como Oscar Wilde, James Joyce, W.B. Yeats e Samuel Beckett.
  9. O país tem um dos cafés da manhã mais reforçados do mundo. Por lá você encontra ovos, salsichas, bacon, tomates e pães para comer logo no início do dia.
  10. Por fim, a Irlanda é um dos principais países do mundo quando o assunto é intercâmbio. O país atrai milhares pessoas do mundo todo para estudar e trabalhar.

Por que o trevo é símbolo da Irlanda?

Esta é uma das principais curiosidades sobre a Irlanda, e também uma das mais interessantes. A importância do trevo de três folhas para o país tem origem histórica.

Reza a lenda que São Patrício, padroeiro da Irlanda, adotou o trevo como uma forma simples para explicar o conceito de Santíssima Trindade em suas pregações. Cada uma de suas folhas representava pai, filho e espírito santo.

A partir daí e considerando a importância do padre na cultura do país, logo a folhinha passou a representar muitas coisas. Hoje em dia ela é símbolo de esperança, fé e sorte, principalmente de tiver quatro folhas.

Por que o Dia de São Patrício é tão famoso?

Se você fizer um intercâmbio na Irlanda, mesmo que mais curto por conta do preço, procure estar no país em 17 de março. Este é o Dia de São Patrício, um dos mais importantes do país.

Esta data celebra muito mais do que a vida e a obra do padroeiro do país. Ela reúne desfiles, danças típicas, muita alegria e bebida. Isso sem contar na cor verde como seu principal requisito.

Todas essas características tornam esse dia único, e por isso mesmo tão famoso. Hoje ele é comemorado nos mais variados lugares do mundo, incluindo o Brasil. E vamos combinar, é uma ocasião super divertida.

A Irlanda tem castelos de verdade?

É claro que quando falamos de curiosidades sobre a Irlanda não podemos deixar de lado seus castelos. Afinal, o país tem nada menos do que 30 mil construções e ruínas desse tipo.

As construções medievais que existem por lá são capazes de fascinar a todos. Nesse sentido, os locais mais famosos incluem o Castelo de Blarney e o Castelo de Dublin.

Mas além deles, muitas construções desse tipo funcionam como museus, hotéis e até mesmo pubs. Para conhecê-las a fundo, o mais indicado seria fazer um intercâmbio mais longo no país, de pelo menos um ano.

Como fazer intercâmbio na Irlanda?

Se você achou a ideia de ir para o país fascinante, então preste atenção nessas informações. Há várias formas de fazer um intercâmbio para a Irlanda, inclusive para trabalhar e estudar. Nesse sentido, as principais incluem:

  • Cursos de idioma em escolas especializadas, como o Irish College of English.
  • Programas de High School, focados em estudantes do ensino médio.
  • Cursos de educação superior, em locais como a University of Dublin.
  • Além disso, há programas de trabalho e estudo, como Work while studying.

Cada um deles possui suas próprias regras e requisitos. Por isso é super importante contar com uma empresa especializada como a Fluencypass para te ajudar nessa jornada.

E nesse sentido, aqui temos um conselho importante para você. Assim que optar por uma das modalidades de intercâmbio, é necessário ter um certo domínio de inglês, inclusive aceito por escolas e universidades.

Para tanto, sugerimos que faça um bom curso online de inglês pode te ajudar a se preparar da melhor forma.

Se não souber por onde começar, fique tranquilo. Separamos um ranking com as melhores opções de cursos online disponíveis atualmente.

E para ajudar ainda mais na sua preparação, confira nosso e-book gratuito para aprender 400 palavras em inglês em 30 dias.

Por fim, quando estiver pronto para iniciar sua jornada, clique no banner abaixo para ver as melhores oportunidades de intercâmbio para a Irlanda.

Índice