...

5 dicas de pronúncia em inglês

Aqui separamos 5 dicas de pronúncia em inglês para você que tem dificuldade em acertar corretamente como se fala cada palavra. Elas são perfeitas, se você é daquela pessoa que entende muito bem inglês, mas quando chega a hora de falar dá aquela enrolada.

Não fique preocupado quanto ao aprendizado, pois o inglês possui exceções em sua língua, assim como o português, que pode confundir quando precisamos pronunciar algumas palavras ou expressões.

Se o seu objetivo é melhorar a sua pronúncia, fique com a gente até o final desse artigo que mostraremos as dicas de pronúncia em inglês.

Como pronunciar o TH

Sempre ouvimos dizer que para pronunciar o TH em algumas palavras basta colocar a língua entre os dentes e assoprar ligeiramente, certo?

É um desafio e tanto para quem é nativo na língua portuguesa, pois é um som que não pronunciamos em nosso idioma. Por esse motivo, o ‘TH’ está entre as dicas de pronúncia em inglês.

A pronúncia do ‘TH’ possui dois sons distintos, classificados como o sonoro (/ð/) e o surdo ( /θ/ ). Esses símbolos representam a forma que você deve falar, mas que ensinaremos.

TH sonoro 

Utilizamos o ‘TH’ sonoro para pronunciar alguns pronomes, como They, This, These e That. Assim como o artigo The. A língua deve ficar levemente para fora e entre os dentes.

Normalmente, quando estamos começando a aprender inglês utilizamos a pronúncia com a letra ‘D’ no lugar do ‘TH’, já que o som é parecido, mas não igual.

Ouça a pronúncia do TH sonoro para a palavra Though (Embora)

Você pode conferir como pronunciar corretamente o ‘TH’ sonoro diretamente com um nativo, acompanhando esse vídeo aqui do canal Tim Explica. 

TH surdo

A posição da língua para a pronúncia do ‘TH’ surdo é a mesma do ‘TH’ sonoro. Porém, você vai vocalizar um som sem vibrar a gargante. O som emitido pelo assopro é muito parecido com o que emitimos ao falar a letra ‘S’. 

Uma palavra bem conhecida e fácil para treinar esse som é o With, que significa “com”.

I go with you – vou com você, ouça:

With

Palavras que terminam com M ou N

Em inglês temos diversas palavras que terminam com a letra ‘M’ ou ‘N’. Já em nossa língua é mais comum encontrarmos palavras que finalizam com a letra ‘M’, mas não tem uma pronúncia clara.

Assim, os brasileiros encontram dificuldades no momento de pronunciar palavras em inglês que terminam com essas duas letras. Os nativos em inglês expressam essas letras claramente. 

É importante tomar bastante cuidado, pois uma simples letra e expressão pode mudar totalmente o sentido: gun significa arma. Preste bem atenção ao final das palavras ao ouvir as duas pronúncias:

Gun – Arma 🔫🔫🔫
Gum – Goma, chiclete 🍬🍬🍬

A maior dica de todas!

Com certeza é fazer parte do ciclo da Fluência que leva você do básico ao avançado em tempo recorde!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da unimos tudo que o estudante de inglês precisa para destravar o inglês: aulas 24 horas por dia, grupos de conversação e professores particulares à sua disposição.

Tudo isso seguindo os padrões de referência Europeu, que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para você escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

‘I’ ao final das palavras

Uma das dicas de pronúncia em inglês é não colocar a letra ‘I’ ao final das palavras. Você pode perceber, por exemplo que muita gente diz “facebooki”. Isso ocorra pelo nosso hábito em português em colocar vogais ao final das palavras.

Contudo, o mesmo não ocorre em inglês e devemos nos atentar a escuta das palavras para pronunciá-las de forma correta. Durante a comunicação com outras pessoas em inglês, por conta desse nosso vício, podemos gerar “ruídos” durante a conversa e não conseguirmos nos fazer entendidos, já que essa simples letra ao final pode fazer a pessoa entender outra palavra.

Unindo as sílabas 

Os mais atentos percebem que quando assistimos séries e filmes em inglês, é comum quando uma palavra termina com som de consoante e a palavra seguinte tem som de vogal ocorra uma junção entre elas. Ou seja, os dois sons acabam se unindo formando uma nova sílaba. 

Por exemplo, a frase sign a check sheet é comum nos sons de sign e a se juntarem e formarem um som único. Os brasileiros acabam não utilizando esse recurso e produzindo palavra por palavra em uma oração. Aqui, fica mais uma dica de pronúncia em inglês para você se aperfeiçoar ainda mais: una as silabas quando necessário. 

H mudo ou H pronunciado?

Uma das dicas de pronúncia em inglês é como expressar a letra H em inglês? Em português não a consoante não tem som algum, com exceção dos casos ‘LH’ e ‘NH’. Porém, em inglês, podemos dizer que há dois tipos de ‘H’: o que é mudo e o que é pronunciado.

O som dessa letra, quando pronunciado, não é difícil de fazer, pois é equivalente ao ‘R’ em português. Ou seja, já estamos bem habituados com essa pronúncia.

H pronunciado em Hotel
H mudo em Honor

Por outro lado, não há uma regra para quando ou não pronunciar o ‘H’, é preciso conhecer bem as palavras para não errar na hora.

Como melhorar a pronúncia em inglês 

Partindo das dicas de pronúncia em inglês que destacamos acima, é importante treinar e estudar para que esteja com tudo na ponta da língua e não encontre dificuldades no momento de se comunicar. Por isso, separe um tempo livre para se dedicar e colocar em prática todas essas dicas. 

Para te ajudar, você pode se exercitar em sua casa mesmo, sem precisar se locomover para outro local ou esperar ajuda de uma outra pessoa. Com atividades simples, como ouvir músicas e assistir filmes e séries, é possível destravar no inglês e impulsionar a sua fala.

Ouvir música em inglês

Uma das dicas de pronúncia em inglês é ouvir músicas. Você pode ouvir o seu artista favorito enquanto acompanha a letra. Isso te ajudará a entender melhor como, por exemplo, ocorre a junção das sílabas.

O site Canal Tech separou uma relação de aplicativos que pode te ajudar nessa jornada. Assim, você contará com plataformas que transmitem as letras enquanto você ouve aquele som. Veja o artigo Melhores aplicativos para aprender inglês com música.

Assistir filmes e séries em inglês

Uma das melhores opções para potencializar a sua pronúncia em inglês é assistir a filmes e séries. Há uma infinidade de produções que podem te ajudar na hora de destravar e entender como se fala corretamente.

O legal é que você tem a chance de acompanhar diálogos como se fossem os nativos conversando na sua frente. Você pode começar assistindo com legenda e verá que com o tempo nem precisará mais delas. 

Método para melhorar a pronúncia

Há diversas dicas para melhorar a sua pronúncia em inglês, sem mesmo estar em um ambiente com um nativo. Você pode assistir canais de noticiários em inglês, configurar o assistente virtual do seu celular para conversar com você somente na língua inglesa. 

Treinar inglês sozinho pode não ser uma tarefa fácil, mas é uma das formas mais usadas para alavancar o idioma é estudar fora da sala de aula. Você pode conferir outras dicas em nosso artigo Dicas fáceis de como treinar inglês em casa.

Melhore a sua pronúncia com a Fluencypass

A dica de ouro para você melhorar a sua pronúncia em inglês é conhecer o método da Fluencypass. Aqui reunimos o ciclo completo para você chegar à fluência. Alinhando todos os conhecimentos necessários para te proporcionar um método eficiente de estudos e sair falando inglês por aí. 

Temos uma plataforma online disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que você consiga traçar uma rotina de estudos flexível, conforme sua disponibilidade de tempo. 

Em nosso plano de conversação você tem aula com professor particular e pode participar da conversação em grupo ilimitada guiada por nossos professores credenciados

Com a Fluencypass você recebe feedbacks personalizados para acelerar sua evolução. Nossas aulas contam sempre com temas atuais e relevantes, em um ambiente incentivador e descontraído para você falar

Clique na opção abaixo, escolhe o plano que mais te chamou a atenção e assina um mês da plataforma.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor