...

10 dicas de como destravar a língua para falar inglês

Como destravar a língua para língua para falar inglês? Essa é a dúvida que todos os brasileiros querem ser bilíngues.

Sabemos que aprender inglês não é uma tarefa tão mais fácil, pois é necessário muito empenho e dedicação. É comum nos depararmos com pessoas que fazem cursos tradicionais em escolas de línguas e conseguem boa desenvoltura na hora de ler, escrever e, até mesmo na compreensão. 

Porém, quando chega a hora de falar é que fica complicado. Por isso, neste artigo vamos apresentar 10 dicas de como destravar a língua para falar inglês, para você conquistar de vez a fluência!

Por que aprender inglês?

Aprender inglês abre caminho para novas oportunidades, seja no mercado de trabalho ou até mesmo para potencializar a comunicação na hora de viajar ao exterior. Saber se comunicar na língua inglesa é essencial hoje em dia, já que temos muitas expressões e palavras inseridas até mesmo em nosso dia a dia. 

É comum ouvirmos dizer termos como deadline, check-in, checkout, coffee break, drive-thru, fitness, freelance, login, outdoor, software, entre outros. Assim, estar preparado para saber como e quando usar essas expressões. Além disso, abre o seu campo de conhecimento, já que, por exemplo, a maior parte de todo o conteúdo disponível na internet está na língua inglesa.

Você sabia que uma em cada cinco pessoas do mundo fala inglês? Isso mesmo, é o idioma oficial em mais de 50 países e tem mais de 400 milhões de falantes nativos. Por isso, aprender inglês é importante para o desenvolvimento intelectual.

Como destravar a língua para falar em inglês

Você deve estar se perguntando: por que eu tenho dificuldade em falar em inglês?

A resposta para essa pergunta é simples: é preciso muito estudo e o máximo de contato para sair da sua zona de conforto. Somente as aulas de inglês não vão ajudar você a falar em inglês, é preciso criar uma rotina que possibilite ficar o máximo em contato possível com a língua inglesa.

Para isso, separamos algumas dicas de como destravar a língua para falar inglês que, certamente, vão te ajudar nesse propósito. Vamos conferir?

1- Inglês no dia a dia

Já pensou em ter o inglês no dia a dia? Isso mesmo, é possível de forma simples o que trará uma maior imersão ao idioma. O contato com o inglês, como falamos acima, é essencial para que você comece a pensar no idioma e aumentar o seu vocabulário.

Para isso, configure os seus aparelhos eletrônicos, como celular, tablets e notebooks, por exemplo, para a língua inglesa. Como são dispositivos usados diariamente, isso fará com que esteja em contato com o inglês quase que o tempo todo.

Sabe aquelas anotações para não esquecer de comprar algo ou para não perder o prazo de uma tarefa importante? Que tal começar a anotar em inglês? Assim, você irá estimular a sua mente a pensar, escrever e ler em inglês com uma simples tarefa.

2- Fale sozinho em inglês

A maior dificuldade dos estudantes brasileiros no inglês é a fala. Para isso, uma das dicas de como destravar a língua para falar inglês é começar a praticar sozinho. Pode parecer estranho no primeiro momento, mas dará confiança quando estiver à frente de outras pessoas.

Tudo pode começar de forma básica, como: ao invés de falar eu estou indo na casa da minha mãe troque por “I’m going to my mother’s house”. Seguindo esse modelo, com o passar dos dias, você vai aprimorando o seu inglês e inserindo mais palavras no seu vocabulário na hora de falar sozinho em inglês.  

3- Leia em inglês

A leitura é um processo importante para conseguir aprender novas palavras e expressões utilizadas em inglês. Dessa forma, sempre que puder, priorize a leitura em inglês. Leia artigos, livros, sites e qualquer outra comunicação por meio da escrita.

É sempre importante lembrar que, quando for em busca de algo para praticar a leitura, é importante pesquisar aquilo que for de acordo com o seu nível de conhecimento. Caso seja iniciante em inglês, busque por livros, por exemplo, que estejam dentro do seu nível de compreensão.

4- Ouvir em inglês 

Assim como a leitura, praticar a escuta em inglês é necessário para destravar a língua para falar inglês. Há diversas formas que você pode fazer isso, durante o seu tempo de lazer, por exemplo.

Inicialmente busque letras de músicas que mais gosta e ouça enquanto faz a leitura da letra. Assim, você conseguirá assimilar melhor a pronuncio e “treinar os ouvidos” ao ouvir em inglês. 

Outra dica é assistir séries e filmes em inglês, colocando legendas em inglês. Dessa forma, você também consegue treinar para entender melhor quando os outros estiverem falando na língua inglesa. 

5- Pratique sempre que puder

A prática é um exercício que deve ser realizado constantemente para falar em inglês. Por isso, pratique sempre que puder, seja com amigos, colegas de trabalho, familiares, entre outros.

Utilize os aplicativos de mensagens para se comunicar em inglês, envie áudios e textos. Todos os recursos deixarão você  ainda mais afiado no aprendizado.

Incorpore as situações do seu dia a dia na língua inglesa, pois somente estando totalmente inserido no novo idioma é que você irá conseguir evoluir em seu aprendizado.

6- Fale sem medo de errar

A vergonha pode ser o pior inimigo quando você está aprendendo um novo idioma. Por isso, como dica para destravar a língua para falar inglês é falar sem medo de errar, o importante é não parar de falar.

Somente tentando será possível identificar onde estão os seus erros para que eles possam ser corrigidos. Busque treinar com pessoas que também não tenham medo de errar na hora de falar. Assim, um ajuda o outro nessa tarefa.

7- Sempre repetir

Sabia que nós reproduzimos aquilo que aprendemos? Por isso, repetir é um processo importante para aprender a língua inglesa. Quando aprender uma palavra, busque repetir o máximo que puder. Coloque-a em orações para assimilar melhor como e quanto usá-la.

É sempre importante ter um dicionário por perto, mesmo que virtual, para buscar o significado da palavra. Aqui, o importante é não traduzir a palavra, mas entender o que realmente ela quer dizer em inglês.

8- Se grave e depois ouça

Já bateu aquela dúvida se você está mesmo pronunciando uma palavra corretamente? Com um recurso simples você consegue se auto corrigir e evitar erros na hora de conversar e destravar a língua para falar inglês

Você pode utilizar o recurso dos mensageiros de voz, por exemplo, e gravar uma palavra ou frase e depois ouvi-la. Dessa forma, é possível identificar onde está o erro e consertá-lo.

Outra dica é gravar falas dos seus personagens de séries e filmes favoritos, assim você conseguirá comparar a sua pronúncia com um nativo.  

9- Aprenda sinônimos 

Pouco vocabulário é um impeditivo para você falar em inglês? Aprenda sinônimos das palavras e amplie o vocabulário. Os sinônimos ajudam a aumentar a quantidade de palavras que você sabe em outro idioma, mantendo ainda o seu nível de conhecimento.

Sair do velho e bom “nice” e “very nice” e utilizar palavras que deixam as suas frases e conversas ainda mais robustas. Que tal usar expressões, como: “enjoyable”, “agreeable” e “pleasant”? 

 10- Confiar em si mesmo

Por fim, a nossa última dica para destravar a língua para falar inglês é confiar em si mesmo. É preciso muita dedicação para aprender um novo idioma. Então, tenha a confiança que você conseguirá exercer um bom trabalho nesse aprendizado é essencial. 

Quanto mais você treinar e buscar aprender coisas novas, mais segurança na hora de falar você terá. Quando tiver que realizar apresentações e ou conversar em frente a outras pessoas, você estará da forma mais natural possível. Por isso, o treino deve ser constante, não esqueça disso. 

Como colocar todas as dicas em prática?

Passado todas as dicas, colocá-las em prática requer disciplina e treinamento. Para te apoiar em todo o processo de aprendizado, a Fluencypass oferece para o ciclo completo da fluência em que o estudante terá acesso a:

  • Aula de conversação com professor particular no melhor horário para você.
  • Conversação em grupo ilimitada guiada por nossos professores credenciados.
  • Receba feedbacks personalizados para acelerar sua evolução.
  • Duração de 25 minutos por TALK. Encaixe facilmente no seu dia a dia e pratique mais vezes.
  • Temas atuais e relevantes, em um ambiente incentivador e descontraído para você falar.

É a oportunidade para você ter acesso a um dos melhores cursos de inglês, em uma escola totalmente online. Além disso, o plano Talk dá direito a aula particular e conversação em grupo ilimitada, o ideal para você destravar a língua para falar inglês.

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor