...

Primeiros passos para aprender inglês sozinho: veja os 8 principais

Quais são os 8 primeiros passos para aprender inglês sozinho? Não basta apenas ser autodidata, mas é preciso escolher um caminho sólido que leve você em direção ao idioma.

Felizmente, você não é o único que começou a aprender o idioma por conta própria. Conhecemos diversos casos de estudantes que para atingir seus sonhos decidiram se empenhar para aprender o inglês mesmo que seja um aprendizado solo.

Stefano da Costa é um bom exemplo, pois ele usou o momento de isolamento social para se dedicar aos estudos. O resultado foi que venceu a olimpíada brasileira de língua inglesa, levando o troféu para casa.

Se isso não é suficiente para se animar aos estudos, vale a pena conhecer a história de Emanuel que aos 4 anos já fala inglês fluente, mesmo morando no interior da Bahia. É realmente incrível a capacidade dele.

Então, que cair de cabeça nos estudos da língua inglesa? Venha descobrir os quais são 8 primeiros passos para aprender inglês sozinho.

Como para aprender inglês sozinho

Vamos ver quais é o passo a passo para aprender inglês sozinho?

  • 1- Descubra sua maneira de aprender
  • 2- Mantenha contato com o idioma
  • 3- Escolha um material didático
  • 4- Use aplicativos e sites
  • 5- Assista canais no youtube
  • 6- Trabalhar seu foco
  • 7- Saber organizar seus estudos
  • 8 Aprenda inglês se divertindo

1- Descubra sua maneira de aprender

Se você quer ser autodidata, tem que entender que não existe uma fórmula que contemple todos os aprendizes. Na verdade, cada um acaba encontrando seu jeito próprio de adquirir o idioma e quais técnicas são mais adequadas.

Algumas pessoas podem preferir seguir uma gramática, enquanto outras se ligam mais ao inglês no uso. Para facilitar a descoberta do método que combina mais com você, leve em consideração:

  • Você aprende mais visualmente, por meio da audição ou por assimilação?
  • Qual horário você se sente mais inclinado aos estudos? Pela manhã, pela tarde ou pela noite?
  • O que é mais importante no inglês para você?
  • Você pega regras com mais facilidade?

Tudo isso pode dar um direcionamento para você guiar seus aprendizados da língua inglesa, mas aproveite a internet e veja outros modelos de estudo que podem combinar contigo.

2- Mantenha contato com o idioma

Não dá para estudar um inglês sem ter contato com a língua. Por isso, a dica é ter o máximo de contato possível. E isso pode ser por exemplo estudando todos os dias, procurando materiais complementares.

Conversar com outros estudantes e com nativos da língua também é um ótimo passo para explorar seu aprendizado da língua inglesa.

3- Escolha um material didático

Além disso, será necessário usar um material didático que possibilite a você acompanhar um avanço em seus primeiros passos para aprender inglês. O livro didático é geralmente o mais usado, mas você pode usar outras estratégias, como:

  • Fazer uso de roteiro de estudos.
  • Seguir uma lista de exercícios e se guiar por meio dela.
  • Buscar um material que seja focado no seu tipo de aprendizagem (inglês para viagens, negócios, exames etc.).

4- Use aplicativos e sites

Da mesma forma, a internet pode ser um verdadeiro universo de possibilidades para quem está nos 8 primeiros passos para aprender inglês sozinho. Por isso, busque ferramentas, aplicativos e sites que facilitem seu aprendizado.

Aqui na Fluencypass, por exemplo, temos uma plataforma que permite ao estudante passar pelo ciclo completo de aprendizado da língua inglesa, desde os níveis mais básicos ao avançado.

Nela você também tem a oportunidade de participar de grupos de conversação e ainda tem professores exclusivos para conversar com você e tirar suas dúvidas. Ou seja, uma plataforma completa para quem quer se tornar fluente na língua inglesa.

5- Assista canais no youtube

Considere também consultar canais no Youtube para tirar suas principais dúvidas e entender melhor conceitos complexos. Até porque quem estuda sozinho não vê muitas aulas. 

Assim, você dinamiza muito mais seu tempo indo direto ao ponto de estudo, alguns bons canais para você acompanhar são:

6- Trabalhar seu foco

Um ponto bastante importante quando falamos de quais os passos para aprender inglês sozinho é conseguir manter o foco na hora de seus estudos.

Como não temos um professor por perto nos policiando, acabamos nos distraindo com facilidade e levando nossa atenção para outras coisas. Aqui no blog temos um artigo que explica como manter o foco na hora de aprender inglês.

Ainda assim, vou resumir uma técnica que é usada no mundo todo. Se chama Pomodora, nela a pessoa se organiza para ter tempos de foco e distração. Veja:

  • Fique 25 minutos estudando focado.
  • Tire 5 minutos de descanso.
  • Volte a mais 25 minutos de foco.
  • Depois de 2 horas tire uma pausa de 10 minutos.

Para ajudar na contagem de tempo, você pode utilizar o Tomato Timer que avisa quando cada um dos ciclos se encerram. Além disso, para potencializar seu foco, recomendamos que nestes minutos de descanso, você faça momentos de meditação.

7- Saber organizar seus estudos

Em sétimo lugar está a capacidade de organizar seus estudos, pois não dá para você ir estudando o que der na cabeça. Para conseguir progredir tenha um cronograma e siga ele.

A Coach Cristiane Capita explica que “o ideal é que sejam colocadas tarefas diárias adequando e encaixando o momento de estudar que deverá ser incorporado à sua vida, como qualquer outra tarefa. Feito isso, parabéns, você estará desenvolvendo o hábito de estudar, e isso será um fator diferencial na sua jornada”.

Temos alunos que usam um quarto do momento do almoço para se dedicar aos estudos, enquanto outros levantam um pouco mais cedo. O mais importante, no final, é você incorporar isso à sua rotina.

8 Aprenda inglês se divertindo

Por último, não é porque você está estudando inglês sozinho que precisa ser algo chato. Pelo contrário, um dos passos é você se divertir enquanto explora as culturas e as conexões que aprender inglês proporciona.

Para tanto, pode ser interessante aprender inglês com séries, filmes, músicas, podcasts, livros e qualquer outro tipo de entretenimento que te traga prazer. Este é um bom começo para seus estudos.

Agora que você já sabe quais são os 8 primeiros passos para aprender inglês sozinho, que tal entender de vez o que é o intercâmbio e como ele pode facilitar seu aprendizado do inglês?

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor