...

O que é Feedback: Tradução e o significado?

Você sabe o que significa e a tradução de Feedback?

O feedback é uma poderosa ferramenta de comunicação utilizada como avaliação sobre colaboradores, pessoas, equipes, serviços, entre outros.

O portal da Cambridge University Press diz que “A única maneira de garantir que não continuemos cometendo os mesmos erros é obter feedback. Invista tempo perguntando e aprendendo sobre como são as experiências dos outros trabalhando com você”

Aqui nesse artigo separamos os pontos mais importantes para que você conheça sobre esse assunto, saiba quando deve ocorrer e não fique sem entender quando o seu gestor for aplicar um feedback em você.

Qual a tradução de feedback?

Quando ocorre a tradução da palavra feedback ao português nos deparamos com o termo comentários. A palavra que vem do inglês é composta pela junção de dois termos: o primeiro feed e o segundo back

  • Feed tem como tradução literal alimentar.
  • Back quando traduzido é equivalente ao de volta em português.

Assim, feedback é um substantivo é usado como forma de retorno, seja positiva ou negativa, de alguma ação. É o ato de dar uma determinada resposta em relação às atitudes, comportamentos, processos, entre outros. 

O significado de feedback

Agora que você já sabe a tradução de feedback chegou a hora de mostrarmos para você o significado e como utilizar corretamente essa palavra.

O termo é muito recorrente em áreas como psicologia e administração de empresas, mas qualquer ramo de conhecimentos podem usar.

No campo da comunicação, por exemplo, o feedback é um elemento importante ao qual o emissor, responsável pelo envio da mensagem, determina qual o canal de comunicação para falar com o receptor, que receberá o comunicado. Feedback é a comunicação entre duas ou mais pessoas.

Para exemplificar, é comum no ambiente de trabalho o seu chefe chamar você e os seus colegas de trabalho para uma conversa orientativa sobre os passos de uma atividade que foi executada. Ou seja, ele aplica uma avaliação do que foi entregue, além de orientar de como deve ser realizada uma próxima etapa.

Sempre é bom lembrar que o processo de comunicação nem sempre é somente pela fala, mas também com expressões não verbais. Desse modo, também podemos entender um feedback por meio de atitudes faciais e movimentos corporais, por exemplo.


Leia também: Por que é importante aprender inglês para negócios?


A importância do feedback 

O feedback é uma importante ferramenta no mundo corporativo. Por isso, não se assuste quando o seu chefe te chamar para esse momento. Entenda de que esse processo comunicacional é extremamente importante para alinhar os objetivos da empresa com as expectativas do funcionário.

As empresas costumam apontar com um dos principais fracassos de projetos, por exemplo, a falta de comunicação entre as partes envolvidas. Por isso, a importância do feedback é para que tenha sinergia entre os que estão executando as atividades.

Tipos de feedbacks

Estamos acostumados em ter esse processo de comunicação dentro das empresas considerando a hierarquia. Você mesmo deve estar pensando que o feedback é somente do seu gestor para você, certo? Não é bem assim. O feedback pode ser realizado das seguintes formas:

  • Feedback do gestor para o colaborador: é o mais comum, mas não é o único. Normalmente, está alinhado com o desenvolvimento do colaborador, habilidades e dos projetos em que está trabalhando.
  • Feedback do colaborador para o gestor: importante processo para que o gestor possa identificar oportunidades de melhorias e desenvolvimento diante da equipe em que está liderando.
  • Feedback de colaborador para colaborador: trabalho em equipe requer entrosamento e atingimento de metas em conjunto. Por isso, a avaliação e a orientação entre colaboradores é extremamente importante.

De acordo com a Revista Brasil, o feedback é visto como uma avaliação de desempenho, mas é muito mais que isso. O feedback é uma prática que é usada para contribuir para a evolução de líderes e liderados. Além disso, devemos usar para fortalecer os vínculos entre profissionais.

Feedback é positivo ou negativo?

O significado do feedback na prática pode ser tanto positivo quanto negativo. Assim como uma crítica, que também pode ter os dois lados. Tudo depende do contexto em que está sendo aplicado, ou seja, qual a mensagem final em que as partes envolvidas querem chegar.

Por isso, não se apegue como a maioria das pessoas em um ambiente de trabalho que acreditam que somente recebem o feedback quando fizeram algo que foi insuficiente ou quando há pontos de melhoria. Esse processo de comunicação é muito mais rico do que se possa imaginar.

Positivo:

  • Você já superou as expectativas ou realizou um trabalho com extrema qualidade e foi reconhecido pelo seu chefe? Ele utilizou palavras como “você fez um excelente trabalho e o nosso cliente ficou extremamente satisfeito”? Se sim, você recebeu um feedback positivo.  

Negativo:

  • Aqui são colocados os pontos em que talvez você não tenha percebido durante a atividade que está realizando e que podem colocá-la em risco. Por exemplo, o seu gestor orienta sobre um prazo que você pode perder utilizando a expressão “estamos próximo a entrega do projeto e preciso que você não desfoque tanto com outras atividades”. 

Conseguiu perceber a diferença entre os dois tipos de feedbacks? Um está no reconhecimento e outro aponta ao colaborador oportunidades de desenvolvimento, para que não perca a qualidade e a eficiência da atividade envolvida. 

Importância do termo de outros em inglês 

Feedback é uma palavra simples, mas que tem um significado enorme. Usamos muito esse termo em inglês em nosso dia a dia, principalmente dentro das organizações e do mercado de trabalho. Por isso, aprender inglês é também desenvolver conhecimento cotidiano dentro da nossa própria cultura.

Outros termos vêm ganhando força em nossa língua, como é o caso da famosa hashtag TBT. Certamente, você já se deparou com ela em uma quinta-feira quando alguém compartilha algum momento que está relacionado ao passado. 

Aqui no blog da Fluencypass já falamos um pouco de TBT e você pode conferir quando e como utilizar clicando aqui

Comunique-se em língua inglesa

Busque estar em contato com a língua inglesa o maior tempo que conseguir, além de desenvolver uma segunda língua, você conseguirá ampliar os seus conhecimentos em termos que estão cada vez mais consolidados seja no ambiente de trabalho como na vida pessoal.

Você pode contar com o método da Fluencypass que te leva até a fluência. Somos uma plataforma online disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo isso para que você consiga traçar uma rotina de estudos flexível, conforme sua disponibilidade de tempo.

Disponibilizamos planos de estudos flexíveis, como Talk e Pass, em que você terá aulas de conversação 100% práticas com professores particulares e em grupo. Assim, você pode usar termos como feedback, na prática.

Não fique de fora e conquiste a tão sonhada independência na hora de falar inglês junto com a Fluencypass. Clique na opção abaixo, escolhe o plano que mais te chamou a atenção e assine um mês da plataforma.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor