...

O que significa TBT nas redes sociais? Saiba como Usar!

Sigla para Throwback Thursday, o que significa TBT é  Quinta-feira do Retorno. Uma expressão usada na internet, que foi popularizada nas redes sociais em 2012 e consiste em compartilhar, especialmente na quinta-feira, algo que tenha acontecido ou remeta ao passado.

Muitos se perguntam o que significa TBT, mas a resposta é simples. A sigla, que vem da expressão em inglês: Throwback Thursday (quinta-feira do retrocesso).

Neste sentido, TBT nada mais é do que uma hashtag usada na internet nos dias de quinta-feira, onde as pessoas compartilham ou reproduzem algo relacionado a algum momento do passado.

O canal MLabs explica que usar hashtags é muito importante para se destacar nas redes: Se bem utilizadas, as hashtags tem um potencial muito grande de aumentar a visibilidade de suas publicações, potencializando ainda mais os resultados. Mas, você sabe exatamente o que significa TBT?

O que significa TBT nas redes sociais?

O TBT é uma hashtag extremamente popular usada no mundo inteiro nas quintas-feiras para reproduzir algo relacionado ao passado.

Vale lembrar que ela pode ser usada por qualquer um que tenha perfil nas redes sociais, seja um influenciador, empresas e até pessoas comuns, como eu e você. Principalmente em redes como o Facebook, Twitter e o Instagram que popularizaram a hashtag.

Como vimos no comecinho do artigo, a sigla TBT é a versão abreviada de ThrowbackThursday, e como você já deve imaginar, é um conjunto de expressões de origem americana que indicam volta ao passado na quinta-feira. 

Mas, vamos analisar um pouco mais esse termo?

O que significa ThrowbackThursday?

Throwback é um termo em inglês que tem o significado de retorno, passado, retrocesso e regresso. Thursday nada mais é do que a palavra utilizada para designar quinta-feira em inglês.

Mas, de onde será que veio essa hashtag que é tão popular nas redes sociais hoje em dia?

via GIPHY

Como surgiu a hashtag TBT?

Há diversas teorias e histórias que narram o surgimento da hashtag Tbt. Assim fica cada vez mais difícil falar de forma exata e precisa a real origem da sigla.

Entretanto, a história mais difundida e aceita na internet a respeito da origem do TBT é a que está relacionada a um blog de calçados lá dos Estados Unidos, o NiceKicks.

De acordo com a história, o criador do blog, Matt Halfhill, queria criar um recurso novo em seu site que funcionasse como um lembrete de lançamentos de tênis, só que mais direcionado a itens antigos. E foi assim que o Throwback Thursday se popularizou.

Após a publicação do ‘recurso’ em seu blog (em 2006), o termo foi se popularizando aos poucos, até se tornar um verdadeiro fenômeno em 2012, chegando a ser usado até pelas personalidades mais influentes atualmente, como:

Beyounce fazendo TBT nas suas redes sociais

O que significa TBT: Como usar a hashtag?

Apesar de muitas pessoas usarem o TBT, muitas delas não sabem exatamente o que significa TBT e acabam empregando o uso da expressão de forma errada.

  • Usar a hashtag em qualquer dia da semana.
  • Compartilhar algo da atualidade.

Postar TBT em qualquer dia, pode?

Antes de mais nada, a maior regra do Throwback Thursday é fazer uma postagem especificamente na quinta feira.

Pode ser uma foto, um vídeo, ou até uma mensagem relatando uma lembrança ou um momento em que você queira compartilhar na internet. 

Lembre-se que TBT de verdade só pode ser postado na quinta-feira, independente do mês ou ano.

TBT em fotos atuais

Bill Gates fazendo post de TBT

O TBT geralmente é utilizado em fotos e vídeos antigos, mas nada te impede de usar uma foto atual, com algum elemento ligado ao passado de forma explícita, seja uma frase, um objeto, uma trilha sonora ou até um áudio.

Já no mundo empresarial, o TBT é uma excelente oportunidade que as empresas possuem para construir engajamento em suas mídias sociais.

Dá para usar para aumentar a identificação com o seu público alvo, contar histórias, fortalecer a marca e até criar um momento de descontração para se conectar com seu público.

Outras hashtags em inglês

O uso de algumas hashtags em inglês estão bastante ligadas às gírias que os falantes de inglês usam na internet. Conhecer as abreviações e gírias da internet em inglês pode te ajudar a entender um pouco mais algumas das hashtags abaixo:

#nofilter – “No filter”, em português significa “sem filtro”. E essa hashtag indica que a postagem em si não possui efeito, filtro ou passou por qualquer processo de edição.

#picoftheday – “Pic of the day” significa “foto do dia” e geralmente é uma postagem que pode ter um conteúdo referente a qualquer coisa do dia-a-dia.

#tgif – Assim como TBT, TGIF é uma sigla para: “Thanks God It’s Friday”, é uma forma de demonstrar gratidão por ser sexta-feira. Traduzindo uma gíria deles para nossa, é o equivalente ao “sextou”, para o brasileiro.

#ootd – Muito popular em redes sociais de fotos, como o Instagram. O “OOTD” é uma sigla para “Outfit of the day” que significa “Look/roupa do dia”.

#yolo – YOLO é outra hashtag muito popular em inglês. Ela é a sigla de “You Only live once”, que basicamente em português significa: “você só vive uma vez”. Serve para postar uma foto sobre algo inusitado que você fez ou fará.

Além dessas, existem várias outras expressões e gírias em inglês muito populares na internet. Veja o vídeo do teacher Nathan e conheça algumas delas!

https://www.youtube.com/watch?v=a60lxv8alOw

 

A importância da prática

Ainda falando sobre expressões em inglês, é muito importante que você consiga incorporá-las à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Teacher Nathan
Teacher Nathan
Sou professor certificado e já ajudei centenas de estudantes a aprender inglês nos meus vários anos de experiência!

Mais sobre o autor