...

Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio na Irlanda

Fazer intercâmbio na Irlanda é uma das opções de lugares mais procurados pelos estudantes brasileiros. Isso porque, a Irlanda é um país que apresenta excelentes oportunidades para quem deseja aprender inglês por lá.

Os cursos de inglês que podemos encontrar por lá vão desde os iniciais, para quem ainda não sabe a língua, até para os mais avançados, para aperfeiçoar o idioma. Além disso, o estudante também pode conseguir o visto de trabalho, para conseguir arcar com suas despesas.

Se você tem a Irlanda como uma opção de destino para o seu intercâmbio, mas ainda está procurando mais informações sobre o local, como fazer e o custo de vida, confira o artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas:

Intercâmbio na Irlanda: como fazer?

A primeira informação que você precisa saber para conseguir fazer intercâmbio na Irlanda é o principal objetivo da sua viagem. No país, você pode entrar para estudar ou apenas para conhecer o local.

Se você deseja fazer um intercâmbio de férias, por exemplo, pode fazer cursos de até 3 meses para aprender inglês ainda com o visto de turista. Caso deseje conhecer o local, mas sem fazer o curso, o processo é igual.

O visto é concedido para os brasileiros desde que você apresente as passagens de ida e volta antes mesmo de entrar no país. Mas, caso você deseje fazer um intercâmbio na Irlanda com uma duração maior, o processo possui mais burocracia. Se quiser saber como agendar o visto para a Irlanda, confira esse passo a passo.

Primeiro, você precisa comprovar a compra do curso para contestar a sua motivação para a viagem. Esses cursos podem ser de especialização, aperfeiçoamento, faculdade ou cursos de inglês geral.

Além disso, você também precisa comprovar o valor de € 3.000,00 euros para atestar que possui condições de se manter durante o intercâmbio por um período mínimo de 6 meses.

Qual cidade escolher para fazer o intercâmbio?

Na Irlanda, existem algumas cidades mais famosas entre os intercambistas, que você pode escolher para ficar por lá. Dentre as principais, podemos destacar Dublin, Cork, Limerick e Galway.

Dublin é a capital, e com isso, acaba se tornando a maior cidade. Cork é uma cidade que possui muitas indústrias, e também pode ser uma opção de intercâmbio para aprender inglês e ainda trabalhar ao mesmo tempo.

Em Limerick a população é mais jovem, e caso você queira curtir a noite, essa é a melhor opção. Galway é uma cidade litorânea, sendo muito boa de morar.

A cidade de Dublin é uma das cidades mais famosas para se morar em toda a Europa, se tornando o destino ideal para fazer intercâmbio, aprender inglês e ainda criar boas experiências em uma cidade moderna e histórica.

Leia também: Quanto custa um intercâmbio de 1 mês na Irlanda? 

Como é o custo de vida na Irlanda?

Outro ponto interessante sobre o custo de vida para quem deseja fazer intercâmbio na Irlanda é que, em Dublin, por exemplo, a capital, o crescimento econômico está a todo vapor, e por isso, o salário é bem alto por lá, fazendo com que o custo de vida aumente.

Uma refeição em um restaurante local simples você pode gastar cerca de 7 euros, por exemplo. Os preços podem ser bem maiores do que estamos acostumados a pagar no Brasil, mas ainda vale muito a pena.

Uma solução para os estudantes que desejam economizar durante o intercâmbio na Irlanda é ir até o mercado e fazer compras para cozinhar em casa, sem precisar comer em restaurantes pela cidade.

Os itens no mercado possuem valores parecidos com os do Brasil, diferente apenas de algumas exceções.

Como funciona o transporte na Irlanda

Quando se pensa em fazer um intercâmbio para estudar em outro país, é necessário ponderar todas as questões que somarão gastos ao longo do tempo em que o viajante estiver no local.

Uma boa forma de economizar e de se locomover, é apostar nos transportes públicos das cidades, mas até mesmo essa opção pode ser uma dor de cabeça para quem não se planeja corretamente.

Você sabia que a Irlanda está em nono lugar entre os 28 países da União Europeia com os transportes públicos mais caros?

O transporte público da capital irlandesa é feito por meio do Luas, que são trens de baixa velocidade, que transitam pelo centro e fazem conexão com alguns outros bairros da cidade.

E também pelo Dublin Bus, ônibus que cobre todo o condado de Dublin, e custa 40 euros semanais. 

Inclusive, é importante ressaltar que, mesmo com valores elevados, em um comparativo com outras cidades, o valor semanal do transporte público de Dublin ganha da grande maioria, perdendo apenas para Lisboa e Berlim.

Leia também: Quanto custa um intercâmbio de 3 meses para a Irlanda?

E quando se trata do transporte entre o aeroporto e o centro da cidade?

É claro que todo turista reconhece essa preocupação, afinal, assim que se desce do avião é necessário pensar nas variadas formas de locomoção que terá de fazer até chegar ao seu destino de repouso e quanto terá de desembolsar para isso.

Essa importunação não é tão relevante na Irlanda, mesmo em suas cidades mais badaladas, por serem menores, não possuem custo elevado de passagem para esse tipo de locomoção.

Seja para viagens longas, como intercâmbios, ou para um turismo de alguns dias, a melhor forma de se locomover do aeroporto até o centro das grandes cidades da Irlanda, é por meio do ônibus direto particular ou pela linha do Dublin Bus, caso esse seja o destino.

O ônibus direto particular tem o valor de passagem que varia entre 6 e 7 euros, sendo uma opção bastante vantajosa em comparação com meios de transporte para a mesma finalidade em outros países. 

Em dúvida se a Irlanda é o destino pra você? 

A Irlanda é uma das melhores opções para quem deseja fazer intercâmbio e aprender inglês. Se quiser saber mais, faça um orçamento online e gratuito abaixo e tenha a oportunidade de fazer intercâmbio na maior plataforma da América Latina.

Te conectamos com as melhores escolas no exterior sem cobrar nenhuma taxa de agência. Você paga o valor diretamente da escola, mas tem o benefício de não precisar se preocupar com burocracias e processos, já que oferecemos suporte e assessoria gratuitos, antes durante e depois da sua viagem.

Faça seu intercâmbio na Fluencypass, maior plataforma online de intercâmbio da América Latina!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor