...

Cover letter: como criar uma carta de apresentação em inglês:

Criar uma carta de apresentação em inglês ou cover letter requer alguns cuidados. Normalmente, durante uma candidatura à vaga de emprego é comum os selecionadores pedirem a carta de apresentação e, caso seja uma oportunidade fora do país, é necessário que esteja em inglês.

Aqui ensinaremos o que você deve incluir em sua carta de apresentação em inglês e o que você deve evitar.

Além disso, vamos mostrar passo a passo para estruturar uma excelente cover letter para potencializar as suas chances no mercado de trabalho. Vamos lá?

O que é uma carta de apresentação em inglês?

A carta de apresentação em inglês, ou cover letter como explicamos acima, é a sua apresentação diante da vaga de emprego. Ou seja, é uma carta que contém as suas intenções e que contará sobre o seu perfil, experiências e habilidades. 

Outro ponto importante que você deve destacar é os motivos que levaram a se interessar pela oportunidade em que está se candidatando.

Resumindo: é a apresentação pessoal de que você é o candidato certo para ocupar a vaga oferecida pela empresa.

Lembre-se que a carta de apresentação é um documento que colabora com seu marketing pessoal e respalda tudo aquilo que você incluiu em seu currículo. Assim, a cover letter deve ser enviada junto com o seu currículo em inglês.

Como construir uma carta de apresentação em inglês

Para construir uma carta de apresentação em inglês é importante ficar atento à linguagem utilizada. Esqueça frases prontas ou clichês, também é importante evitar a informalidade, como também a formalidade total. Procure sempre encontrar o meio termo.

Isso por que a formalidade em execesso pode trazer um distanciamento, deixando a comunicação fria. Assim, como a informalidade pode ser entendida como uma intimidade que não existe.

Além disso, o documento deve ser capaz de sintetizar as informações do seu currículo, como falamos acima, já que o recrutador não irá ler somente a sua carta. Por isso, não crie mais de uma página. Seja direto e objetivo naquilo que você deseja mostrar.

O que incluir na cover letter

Uma das maiores preocupações sobre o que incluir na cover letter, então, além de sintetizar as suas experiências e conhecimentos, demonstre que possui os requisitos exigidos pela vaga.

Também inclua informações que possam contribuir para demonstrar que você está alinhado com a forma de trabalho da empresa.

Suponhamos que a oportunidade tenha como exigência vivência no exterior, experiência de 3 anos comprovada na função anteriormente ou até mesmo algum curso de capacitação específico.

É o momento de incluir essas informações em sua carta de apresentação, demonstrando que tem o que é requerido pelo recrutador. Acrescente também respostas de possíveis perguntas que possam surgir durante a entrevista, caso seja chamado.

Dessa forma, você busca já entrega ao selecionador dados que ajudam em sua escolha para participar do processo seletivo. Você pode conferir as perguntas mais comuns em entrevista de emprego no nosso artigo Entrevista de emprego em inglês: 9 perguntas e respostas.

Qual o modelo de uma carta de apresentação em inglês 

Não existe um único modelo de carta de apresentação em inglês que seja capaz de potencializar as suas chances para conseguir uma oportunidade de trabalho. Isto é, depende da sua escrita e do que você incluiu em sua apresentação.

Há diversos modelos prontos, por exemplo, mas saiba que é necessário adaptar cada um para o seu pessoal e para a vaga ao qual está se candidatando.

O site modelo-curriculum.com, especializado em dicas de processo e seleção, disponibiliza alguns modelos aqui. Porém, conforme sinalizado por eles, deve ser utilizado como base para a construção da sua cover letter.

A importância da prática

Ainda falando sobre os inglês para negócios, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da unimos tudo que o estudante de inglês precisa para destravar o inglês: aulas 24 horas por dia, grupos de conversação e professores particulares à sua disposição.

Tudo isso seguindo os padrões de referência Europeu, que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para você escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Como estruturar sua carta de apresentação em inglês

Estruturar a carta de apresentação em inglês é importante tal como a linguagem e as informações que estarão contidas nela. Visto que, é necessário ter começo, meio e fim, para que a ideia transmitida seja de fato concretizada. 

Os seguintes elementos devem nortear o momento de você criar a sua cover letter:

  • Apresentação
  • Desenvolvimento
  • Fechamento

Apresentação

A apresentação, ou abertura da carta de apresentação, está relacionada ao tipo de vaga ao qual está se candidatando. É sempre importante iniciar nomeando a pessoa para quem você está escrevendo, conforme exemplos abaixo:

Dear Mr Jhonson, 

I am writing to apply for the position of Manager which was advertised today on www.xxxx.com.

O parágrafo acima serve como base para utilizar quando a vaga já tenha sido anunciada. Assim, você já se refere para qual posição você está se candidatando.

Caso a vaga ainda não esteja aberta, mesmo assim você esteja se tentando uma oportunidade, você poderá ter como forma a seguinte apresentação: 

Dear Mr Jhonson,

I am writing to enquire whether you have a vacancy in your company for the position of Manager.

Carta de apresentação em inglês Desenvolvimento

O desenvolvimento da sua carta de apresentação em inglês é o espaço reservado para você demonstrar quem você realmente é. Aqui, é a parte em que irá complementar as informações do seu currículo.

Atenção: é importante lembrar que o desenvolvimento da cover letter não duplique as informações que contém em seu currículo.

Utilize como forma de complementar tudo aquilo que já está no outro documento. Explique o motivo pelo qual você está se candidatando para a vaga, traga pontos que exemplifiquem a sua personalidade e carreira, por exemplo.

Normalmente, essa parte é construída entre dois e três parágrafos. Uma forma de começar é demonstrando os seus principais resultados e os anos de experiência que possui no cargo:

I am an experienced manager with over 15 years of experience. I led teams with more than 20 employees. I was also responsible for implementing quality processes that brought positive results to the organization.

Fechamento

O fechamento da sua cover letter é tão importante quanto a apresentação, pois, se você conseguiu segurar a atenção do recrutador até aqui, significa que o objetivo da sua carta de apresentação está sendo cumprido com sucesso. Por isso, fique atento na hora de encerrar.

Este é o momento de você reforçar os motivos pelo qual eles devem chamar você para o próximo passo do processo seletivo e por qual razão você é a pessoa ideal para ocupar aquela vaga. Além disso, deixe claro a sua disponibilidade para entrevistas futuras que possam vir a acontecer. 

I am sure that my skills, knowledge and previous experience match what I expected for the role. I believe I am prepared to contribute to your company, which is the market leader in the field in which you work.

I am attaching a copy of my resume. I am available for an interview at any time. If you need more information, please don’t hesitate to contact me.

Best regards,

Francisco da Silva

O que não fazer em sua carta de apresentação em inglês

Até aqui demonstramos tudo o que você deve fazer para construir a sua carta de apresentação. Porém, é importante ficar atento naquilo que você não deve ter na sua cover letter.

Lembre-se que a carta de apresentação deve ser encaminhada junto com o seu currículo. Por isso, fique atento sempre nos dois documentos, pois eles são fundamentais para conseguir participar de um processo seletivo.

Dessa forma:

  • Não incluar “Dear Sirs.” ou “Dear Sir” quando começar, sempre opte por tratar pelo nome da pessoa ou cargo que ela ocupa, como: “Dear Hiring Manager” ou “Dear Human Resources Manager”.
  • Se possível, não inclua “To whom it may concern”. Busque saber quem irá ler a sua carta.
  • Não esqueça de assinar, se possível, pode ser a próprio punho.
  • Não inserir fotos, caso não seja uma exigência.
  • Fique atento com erros de digitação, gramática e ortografia.
  • Não esqueça de incluir a data e saudação.
  • Cuidado com o Caps lock, pode transparecer arrogância. 
  • Incluir informação que seja contrária ao seu currículo.

Carta de apresentação em inglês é essencial 

A carta de apresentação em inglês é essencial para conseguir a tão sonhada vaga no exterior. Por isso, a excelente construção dela alinhada com o seu currículo, será um diferencial nas candidaturas das oportunidades que aparecerem para você.

Agora que você já sabe do nível de importância da cover letter, é possível ter a dimensão de como estruturar a sua carta como marketing pessoal para chamar atenção dos recrutadores. Fazendo um bom trabalho, suas chances de participar de processos seletivos de empresas estrangeiras aumentarão. 

Em vista disso, a Fluencypass quer que você fale inglês fluente para conquistar muito mais oportunidades em vagas de emprego.

Com o ciclo completo da fluência oferecemos um método em que você ganhará destaque nos ambientes profissionais, pois nossas aulas possuem dinâmicas que simulam o dia a dia em organizações, por exemplo.

Com o nosso método você pode aprender inglês de onde estiver, saber falar corretamente e aprender a se corrigir. Por outro lado, você irá aprender gramática em contextos business para uma aprendizagem efetiva.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor