...

Como e onde colocar intercâmbio no currículo?

A experiência de intercâmbio pode agregar valor ao seu currículo e aumentar significativamente suas chances de conseguir uma vaga. Especialmente para profissionais que se candidatam a empregadores ativos internacionalmente ou mesmo para um emprego no exterior. 

Um estágio na Irlanda, um semestre no exterior nos EUA, uma viagem de idiomas a Austrália ou um projeto na África do Sul – os currículos de muitos candidatos estão se tornando cada vez mais internacionais.

No entanto, há dúvidas sobre o assunto e muitos não pontuam com todas as experiências no exterior. Veja as dicas necessárias o que precisam observar em seu currículo e dar o máximo destaque. 

Intercâmbio no exterior: o que conta como experiência? 

As experiências no exterior podem variar, ainda mais quando acessamos para ver as vagas disponíveis em portais como o linkedin

Isso inclui trabalhos regulares no exterior, que não são apenas uma aventura, mas também uma espécie de experiência profissional no sentido mais amplo.

  • Estágio no exterior
  • Semestre no exterior
  • Estude no exterior + bolsa de estudos
  • Sessões de verão
  • Ano sabático (no exterior)
  • Intercâmbio de idiomas
  • Programas de trabalho e viagens
  • Estadias de au pair

Os que começam a trabalhar e os que mudam de carreira, em particular, beneficiam da experiência no estrangeiro quando se candidatam, porque os currículos após a formação ou os estudos não diferem muito ou faltam qualificações adequadas.

Como declaro o tempo no exterior?

Tempos em que as lacunas no currículo significavam que o fim já se foi. Pelo contrário, muitos empregadores já esperam que os candidatos tenham experiência no exterior. 

Depende apenas da redação e de como o tempo no exterior é vendido. Pense sempre no que fez durante o seu tempo no estrangeiro e escreva-o cuidadosamente no seu CV. 

Por exemplo, as habilidades linguísticas que conseguiu adquirir que se encaixam muito bem para a vaga, ou o trabalho voluntário também pode ser mencionado em um ponto. 

Isso desperta interesse e o retrata como uma pessoa comprometida. Em qualquer caso, é necessário sempre ser honesto sobre seu intercâmbio, porque nada é mais embaraçoso do que ser pego mentindo em uma entrevista de emprego. A palavra mágica aqui é honestidade.

Qual a importância da experiência no exterior?

Com experiência pertinente e relevante no exterior, é possível se destacar claramente da multidão de candidatos em sua inscrição e principalmente em seu currículo, aumentando as suas chances de ser contratado. 

De forma alguma nem todos os candidatos têm experiência no exterior. A experiência no exterior é muito importante para muitos profissionais de RH. Especialmente em empresas internacionais e instituições globalmente ativas. 

Por trás disso estão várias vantagens e habilidades que os tomadores de decisão de pessoal e recrutadores associam à experiência no exterior:

  1. Melhores habilidades em línguas estrangeiras
  2. Maior competência intercultural
  3. Expandindo seu próprio horizonte
  4. Abertura a novas experiências
  5. Forte iniciativa
  6. Compromisso Extra 
  7. habilidades organizacionais

A experiência mostra que aqueles que passaram algum tempo, aprenderam ou trabalharam no exterior são geralmente mais abertos, autoconfiantes e adaptáveis ​​em seu trabalho. 

Até porque existem muitas soft skills relevantes na estadia no exterior que estão se tornando cada vez mais importantes no trabalho.

Quais são as vantagens e desvantagens?

De qualquer forma, uma estadia no exterior é um claro ponto positivo para o seu currículo. Suas habilidades linguísticas recém-adquiridas não são a única vantagem, assim como a redução das barreiras linguísticas. 

Um intercâmbio também lhe deu a oportunidade de conhecer uma cultura diferente e ganhar sua própria experiência de vida. Isso ajuda muito a se tornar independente. 

Uma estadia no exterior pode, portanto, também ser usada como uma espécie de medida de educação adicional em todos os aspectos a serem visto. Essa bagagem permitirá que adicione aquele certo algo à mais ao seu currículo. 

No entanto, alguns acham muito difícil descrever sua estadia no exterior de forma significativa para marcar pontos com um potencial empregador. Mas não quer dizer que não precisa ser uma desvantagem se estiver disposto a prestar atenção em algumas coisas. 

A seguir, resumimos as informações mais importantes sobre a colocação e descrição de uma estadia no exterior.

Onde posso mencionar a experiência no exterior no meu CV?

Claramente não é possível especificar onde e como você nomeia e descreve uma experiência no exterior em seu currículo. Isso tem a ver principalmente com a própria estadia no exterior. Quatro exemplos:

Empregos no estrangeiro

Em função do seu tipo e duração, estes fazem parte do seu percurso profissional e, por essa razão, são classificados em função do tempo na primeira secção do seu CV, “Experiência profissional “.

Aprendizagem no estrangeiro

Se a estadia no estrangeiro estiver ligada a um curso ou parte da sua formação, a informação a este respeito deve ser incluída na secção “formação acadêmica”.

Estágios e intercâmbio de idiomas 

Se os conhecimentos e habilidades relevantes para o trabalho desejado foram adquiridos durante a estadia no exterior, a experiência no exterior pertence à seção “Habilidades especiais”.

Au Pair ou Work & Travel

Essas experiências geralmente se concentram na sede de aventura e experiência em uma cultura estrangeira. O lugar certo no CV para isso seria “Interesses e Hobbies” Mas no caso do Au pair, também se encaixa em experiência profissional. 

Se a experiência no exterior geralmente representa uma qualificação relevante, talvez até mesmo um requisito explicitamente mencionado no anúncio de emprego, é possível mencionar tal fato nas suas Letters de apresentação.

 Lembre-se de fazer referência à posição desejada em 1-2 frases, mostrando como essa bagagem pode criar valor adicionado.

Conclusões finais sobre o respectivo artigo

De qualquer forma, a sua viagem no exterior é um enriquecimento e um prato cheio para o seu perfil no Linkedin – não só para você, mas também para o seu currículo

No entanto, para evitar problemas, é necessário pensar em como o tempo no exterior consegue ser integrada de maneira ideal. Tal atitude evita surpresas desagradáveis ​​e estresse desnecessário. 

Intercâmbio é importante no currículo?

Você sabia que apenas 5% dos brasileiros falam inglês? Esse não é o número mais assustador… Acredite. Apenas 1% fala inglês fluente.

É comprovado que não ter inglês ou atividades de intercâmbio no currículo te faz perder as melhores oportunidades no mercado. E vamos ser sinceros… Até quando você vai adiar aquela promoção dos sonhos?

O inglês deixou de ser um requisito e passou a ser uma obrigação para alavancar uma carreira. E nisso a Fluencypass pode te ajudar. Faça seu orçamento de intercâmbio na maior plataforma online da América Latina, sem taxas de agência, no banner abaixo e dê um up na sua vida profissional.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor