Para quem vai passar um período muito grande fora do país, como em um intercâmbio profissional ou universitário, abrir uma conta no exterior pode ser necessário para conseguir gerenciar seu dinheiro e, até mesmo, fazer transações com a moeda do local onde vai viver.
Mas como posso abrir uma conta corrente no exterior? Posso usar a minha própria conta? Posso abrir conta em bancos internacionais? Nesse post damos algumas dicas sobre o tema.
Procure por bancos brasileiros que oferecem essa alternativa
Alguns bancos brasileiros podem oferecer o serviço de contas correntes internacionais, facilitando o uso da moeda estrangeira no país onde você vai morar. O banco mais conhecido e que oferece esse serviço a mais tempo é o Banco do Brasil que conta com uma filial chamada Brasil Américas, que atua nos Estados Unidos.
Outros bancos, como o Santander, podem também oferecer esse serviço para clientes Select, e o Bradesco, que também conta com essa opção.
Bancos internacionais podem aceitar abertura de conta
Para alguns intercambistas, abrir uma conta corrente no país de destino pode ser uma alternativa mais viável, especialmente se você vai receber salário de um empregador local.
Muitos bancos hoje aceitam abertura de conta de maneira simples, desde que você ofereça dados como o número do seu passaporte e um registro social (geralmente oferecido pelas empresas que te contratam).
Você tem direito a cartões de crédito e até cheque, se precisar, e pode encerrar a conta normalmente quando retornar ao país.
Use os bancos digitais
Com a digitalização do nosso dia a dia, é natural que os bancos digitais começassem a se tornar mais presentes na rotina.
Bancos digitais, que podem ou não ser oriundos de Fintechs, te ajudam a tornar todo o processo de abertura de conta mais simples e alguns deles tem operações internacionais – o que melhora a vida de muitos intercambistas.
Procure por bancos e contas digitais que atuam de maneira global e que, principalmente, são seguros para colocar seu dinheiro e fazer as transações.
Use “transfers” para enviar o seu dinheiro com baixas taxas
Uma boa maneira de tentar driblar as altas taxas de iOF cobradas pelos bancos brasileiros para transferir dinheiro para contas internacionais é contar com transfers especializados nessa tarefa.
Várias opções de transfers já estão disponíveis no mercado digital e, por isso, vale a pena pesquisar por aquele que te atende melhor.
Você vai abrir uma conta corrente no exterior? Qual foi a sua opção e por que? Conte para a gente e compartilhe suas experiências com outros intercambistas!