...

Inglês Corporativo: Como Capacitar Seus Colaboradores?

Já faz algum tempo que as empresas estão mudando a postura no mercado de trabalho. Hoje, elas investem muito mais no aprimoramento da performance de sua própria equipe, mas como capacitar seus colaboradores?

Isso é um questionamento recorrente. Além dele, empresas se perguntam se são efetivamente elas que devem “arcar” com o desenvolvimento dessas habilidades.

Neste artigo você vai entender um pouco melhor dos dois pontos para saber como conduzir essa questão de capacitação da sua equipe. E, claro, no final há uma dica interessantíssima para você e sua empresa. 

Como capacitar seus colaboradores: qual a importância?

Antes de saber como capacitar seus colaboradores, é importante entender qual é a importância de se fazer isso.

A tendência de as próprias empresas incentivarem o aperfeiçoamento em determinadas habilidades, como o inglês corporativo, tem um motivo: o retorno disso para as próprias corporações é muito significativo. 

Pensando no inglês, sabemos que hoje em dia o mundo é globalizado e isso aumenta a cada dia. Como uma empresa conseguirá se destacar no mercado se está limitada ao que ocorre no Brasil?

É importantíssimo ter funcionários que saibam falar inglês para colaborar com o crescimento da própria companhia. 

Um time bem preparado e que conheça outros idiomas têm mais facilidade nas negociações, consegue lidar melhor com os clientes, tem maiores informações ao seu alcance (afinal, vai pode passar a pesquisas em inglês), etc.

E isso não vale apenas para o inglês, mas todas as habilidades que trarão algum retorno para a própria empresa. Os funcionários também saem ganhando nessa história, então é de benefício mútuo. 

Saber como capacitar seus colaboradores é uma iniciativa que as empresas que desejam se posicionar bem no mercado devem tomar.  


Leia também: Saiba por que é importante aprender inglês para negócios


Como funcionários se beneficiam com isso?

Obviamente, os funcionários e a equipe como um todo se beneficiam com isso, mas é algo que vai muito além de ganhar uma habilidade nova aprendendo a falar inglês.

Aqui no blog trouxemos dicas de como incentivar o inglês dentro da empresa, mas é legal lembrar que há uma série de consequências quando a empresa começa a adotar essa nova postura. Veja alguns exemplos de como os funcionários reagem e como isso implica para a empresa:

Maior capacitação profissional

Vamos começar pelo básico, não é mesmo? Estudar um novo idioma irá melhorar o posicionamento do profissional no mercado de trabalho.

Sabemos que o inglês não se comporta mais como um diferencial, mas praticamente como uma obrigatoriedade. Sendo assim, aquele que estiver com inglês afiado já está a anos luz de muitos outros da mesma área.

E, como já explicado anteriormente, tudo isso gera grandes benefícios para a própria empresa.

Melhora de raciocínio 

Estudar um segundo idioma irá exercitar o cérebro da equipe. Muitas vezes os funcionários ficam limitados em suas atividades e acabam fazendo tudo no automático. Ao aprender uma coisa nova é como “ligar o motor” novamente.

Pertencimento a empresa

É o famoso “vestir a camisa da empresa”. Isso não é bom somente para empresa, mas para o próprio profissional.

O que é melhor: trabalhar em um local onde você sente que se importam com você e que lhe promova benefícios ou em uma empresa que não faz nada disso?

Quando os funcionários estão em um ambiente de trabalho agradável a qualidade de vida melhora. 


Leia também: Qual é a melhor escola de inglês do brasil para capacitar seus funcionários?


Integração com o time

Outro ponto que é muito bom é a questão da integração com o próprio time. Se todos “estão no mesmo barco”, então tentarão se ajudar.

Isso cria mais senso de trabalho em equipe, tornando as relações dentro do dia a dia do trabalho mais amigáveis (e, convenhamos, isso faz muita diferença para todos!). 

Como capacitar os colaboradores no segundo idioma

Eis que chega o momento de colocar a mão na massa: como capacitar seus colaboradores? Será que é somente pagar um curso de inglês? Veja alguns passos que a empresa pode tomar:

  • Conscientizar da importância do inglês
  • Conversar com os funcionários a respeito da importância deste idioma no dia a dia corporativo é fundamental. Mas é importante não voltar isso somente como benefício para a empresa, mas para o próprio profissional.

    Ao saber inglês, o funcionário tem maiores chances de crescer dentro da empresa e participar de eventos internacionais, por exemplo.

  • Defina as condições financeiras
  • Há três opções quando falamos do financiamento de cursos de capacitação: a empresa pode pagar 100%, uma porcentagem (estipular, por exemplo, o pagamento de 70% do curso) ou estipular um limite (vale de R$300,00 para inglês, se ultrapassar o funcionário arca). 

  • Reserve um tempo para os estudos
  • Saber como capacitar seus colaboradores vai muito além de contratar uma escola de inglês ou subsidiar cursos, é preciso dar as condições para os funcionários.

    Que tal reservar 30 minutos do horário comercial para estudar inglês? Muito provavelmente o rendimento não irá cair em nada!

  • Estimule
  • A empresa em si deve estimular a conversação em inglês, mesmo que seja em tom de brincadeira. Isso ajuda o profissional a colocar em prática aquilo que ele vem aprendendo na teoria.

    Onde estudar inglês corporativo?

    Agora, resta saber onde fazer o inglês corporativo, não é mesmo? Há muitas escolas focadas neste tipo de ensino, mas como saber qual delas é uma boa opção?

    Não é segredo para ninguém que há escolas que enrolam os alunos por anos e anos, não é mesmo? Isso é algo que definitivamente não pode acontecer no ensino do inglês corporativo.

    Afinal, é algo que deve ser ágil. Dentro de 1 – no máximo 2 anos – a performance deve aumentar consideravelmente.

    A dica para você solucionar esse problema é conhecer um pouco mais sobre o ciclo da fluência da Fluencypass. A única no mercado que oferece o ciclo completo para você falar inglês de uma vez por todas.

    Avalie as possibilidades para trazer a capacitação no inglês dentro da empresa, todos só têm a ganhar com esse aumento de performance.

    Quer saber mais como capacitar seus colaboradores? Clique no banner abaixo e fique por dentro dos detalhes dos planos da Fluencypass. Não se esqueça: a empresa que não melhora a sua performance fica estagnada. 

    Fluencypass
    Fluencypasshttp://fluencypass.com
    Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

    Mais sobre o autor