Como estudar inglês para concurso? A gente sabe que para muitos, passar no concurso significa bom retorno financeiro e estabilidade de vida. Então, quanto mais pontos você fizer na prova, mais caminha em direção ao seu sonho.
Luís Eduardo, do estratégia, explica que você precisa ter muita determinação, pois vai competir com pessoas que se dedicam full-time, para conseguir essas vagas, a regra é clara: determinação e esforço. O concurseiro diz:
“As provas de concurso são de alto nível, com variados e extensos conteúdos, além de uma enorme e preparada concorrência a ser vencida. Mas calma, a maior parte dos aprovados são pessoas normais como eu e você!”
Então, pense que você apenas tem que estudar com muita antecedência para poder ser aprovado. “Quanto mais preparado você estiver, antes mesmo de começar a estudar, mais chances terá”, explica Carlos Rocha.
Por isso que você também precisa se dedicar aos conteúdos de língua estrangeira. Até porque, em muitos concursos, eles são critérios eliminatórios. Então, vem com a Fluencypass entender como estudar inglês para concurso público.
Quais concursos públicos cobram inglês?
Além disso, não só todos os concursos públicos que cobram a língua inglesa, depende muito da área de atuação. Vejamos algumas que costumam cobrar o idioma na prova:
- Polícia civil.
- Escrivão.
- Auditor Fiscal do Trabalho.
- Abin.
- Banco Central.
- Fiscal do Estado.
Qual a diferença de estudar inglês para concursos?
Se você der uma passeada por nosso blog vai perceber que falamos de variados temas para quem quer aprender inglês e dar uma guinada na carreira. Contudo, quem está estudando inglês para concurso precisa ter uma abordagem diferente nos estudos.
Primeiramente, o foco nos concurso costumam estar em:
- Leitura e compreensão escrita.
- Gramática.
- Interpretação de diferentes textos.
Ou seja, você acaba tendo um estudo muito mais específico, sem precisar se preocupar com a pronúncia ou a escuta. Mas sempre confira o edital!
10 dicas de como estudar inglês para concursos
Então, se você quer ver seu nome entre os primeiros colocados, leia e anote com atenção nossas dicas para ter um bom resultado no seu concurso público:
1- Veja quais conteúdos estão previstos nos editais
Antes de tudo, é muito importante que você consulte os conteúdos que estão previstos no edital. Pode variar muito dependendo da prova e é melhor não ter surpresas.
Tem gente também que enlouquece de estudar, chega na hora e os conteúdos cobrados são mais simples. Wagner Fagundes conta que é bem provável de cair:
- Function words and content words.
- Phrasal verbs.
- Modal verbs..
- Verb tenses.
- Discourse markers.
- Collocation e idiomas.
2- Consulte provas anteriores
Uma outra tática para se preparar e ter em mãos as provas anteriores. Mesmo que você ainda não saiba resolver as questões, elas podem dar um norte sobre:
- Qual os tópicos recorrentes.
- A extensão das questões.
- Se caem “pegadinhas”.
- O padrão de resposta.
3- Foque nas principais regras gramaticais
Além disso, como estamos falando de um contexto formal da língua inglesa. Vai ser muito importante que você dedique seus estudos a entender melhor a gramática.
É claro que não vai cair a pergunta de uma regra específica, mas pode acontecer de usarem um texto para testar seus conhecimentos gramaticais. Ah! É comum que se pergunte sobre sinônimos. Por exemplo:
“De acordo com o contexto o phrasal verb “To set up” poderia ser substituído por:
- to organize.
- to get ready.
- to do.
- to get sure.
4-Revise os falsos cognatos
Lembra dos falsos amigos? Aquelas palavras entre dois idiomas que se parecem, mas que têm significados completamente diferentes?
Bom, vale dar uma boa revisada neles, tanto nos falsos cognatos como nos cognatos verdadeiros. Vejamos alguns exemplos:
- Pretend: fingir.
- Class: aula.
- Library: biblioteca.
- Support: apoio.
- Lunch: almoço.
- Actual: verdadeiro.
5- Veja vocabulário técnico
Da mesma forma, é bom você tirar um tempo para ler textos com termos da sua área. Isso porque pode muito bem a questão ser simples, mas você não conseguir interpretar porque ela está cheia de termos técnicos em inglês.
Para facilitar os estudos, dá para pesquisar artigos científicos em língua inglesa, usando o Google Acadêmico.
6- Procure as respostas no enunciado
Quando pensamos em como estudar inglês para concurso, podemos lembrar de uma velha estratégia dos concurseiros: procurar a resposta no enunciado da questão.
Claro que isso não vai acontecer em toda a seção de língua inglesa, mas você pode agilizar e muito se ler seu enunciado com atenção redobrada.
7- Faça simulados do seu concurso
Nossa sétima dica serve não só para estudar o inglês, mas o concurso como um todo: faça muitos simulados! Eles existem aos montes na internet e nunca é demais treinar, não é?
Veja alguns sites para você praticar:
8- Treine sua leitura
Não esqueça que no momento da prova, o tempo é um fator importante. Então, quanto mais rápida for sua leitura, melhor você sairá no inglês para concurso.
Existem algumas estratégias que ajudam na leitura:
- Skimming: fazer uma leitura geral sem se preocupar com detalhes.
- Scanning: escanear o texto com os olhos em busca de informações para questões.
9- Atenção redobrada ao verbos irregulares
Ah! Um conteúdo que costuma cair com frequência são os verbos irregulares, sejam aqueles que mudam no presente, no passado ou no particípio de passado. Veja:
- To be: I am, I was, I will be.
- To eat: You eat, You ate, You had eaten.
- To go: He goes, He went, He gone.
10- Inglês para sua carreira
A nossa última dica é se preparar bem para o concurso, mas também ter em mente que saber inglês fluente pode te levar a melhores oportunidades em sua profissão, sendo servidor público ou não.
As pesquisas mostram que é possível dobrar o salário e até mesmo trabalhar no exterior, apenas por saber falar inglês. Então, sempre vale a pena conhecer os benefícios profissionais de se falar a língua inglesa.