...

Estudar e trabalhar em Cork

Se você decidiu que a Irlanda é o seu destino de intercâmbio, mas Dublin não é a sua opção favorita por ser muito buscada por outros brasileiros, uma boa opção para fugir do tradicional é a cidade de Cork.

Que tal entender um pouco mais sobre as vantagens de trabalhar e estudar nessa cidade?

Escolha escolas que permitem o modelo work e study

Como você sabe, para estudar e trabalhar na Irlanda você vai precisar, primeiramente, encontrar e se matricular em uma escola que esteja cadastrada com o governo no programa de estudo e trabalho. E nessa cidade você encontra boas opções de escolas que permitem ao estudante esse tipo de visto:

  • ICOT Cork;
  • Cork English World;
  • Cork English College.

Atenção ao visto que você deve aplicar

Brasileiros devem ficar atentos ao tipo de visto que devem aplicar para fazer o intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda. Esse visto é o Stamp 2, que é o visto de estudante, mas que permite trabalho nos horários vagos e de férias.

Para solicitar esse visto você precisa ter matriculado em um curso das escolas que listamos acima, com duração de no mínimo 25 semanas, com carga horária de 15 horas semanais. Isso te garante o direito de ficar na Irlanda por 6 meses de estudo, mais dois meses de férias.

O seu período de trabalho com esse visto é de até 20 horas semanais, durante os meses de estudo, e até 40 horas semanais durante as férias. Você ainda conta com a possibilidade de renovar o visto por até duas oportunidades, caso encontre outras alternativas de estudo, como uma graduação, pós-graduação ou MBA.

Vale lembrar que esse visto, o Stamp 2, deve ser solicitado no escritório de imigração. O visto que você obtém ao entrar na Irlanda é apenas o de turista, que dura 3 meses. Por isso, logo que chegar, você precisa regularizar a situação do seu visto.

Como encontrar a escola ideal e fazer o processo de maneira segura

A melhor maneira de estudar e trabalhar em Cork de maneira segura e eficiente é fazendo todo o processo de busca da escola, matrícula, processo de visto e busca de acomodação e passagens com uma agência especializada nesse tipo de serviço.

As agências já tem contato com as escolas que oferecem esse tipo de programa e podem facilitar todo o seu processo de matrícula e viagem para a Irlanda sem lhe cobrar nada a mais por isso. Além disso, você conta com a segurança de ter todas as etapas da viagem acompanhadas por um profissional especializado nesse tipo de intercâmbio e contar com um suporte no seu país caso enfrente qualquer dificuldade.

Encontrando emprego em Cork

A busca de emprego em Cork acontece como em qualquer lugar no mundo. Você pode procurar em plataformas digitais de emprego – como o Linkedin e outras opções locais – como também pode “bater perna” e ver as oportunidades em locais como bares, lojas, restaurantes, hotéis e outros que oferecem empregos na área de serviços. Os irlandeses já estão acostumados em contratar estrangeiros que estão lá por uma temporada e, por isso, flexibilizam as regras de contratação para adequar às necessidades dos estudantes.

Você já está pronto para estudar e trabalhar em Cork? Tire todas as suas dúvidas com a gente!

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor