...

Estudar e trabalhar em Dublin

Dublin é o principal destino da Irlanda, afinal, a cidade é a capital do país. Muitas pessoas, de toda a Europa e do mundo, buscam Dublin como um destino não apenas de estudo do inglês, mas também de trabalho e experiência de vida.

Você está pensando em estudar e trabalhar em Dublin? Saiba tudo que você precisa para conseguir tornar esse sonho realidade!

Só trabalha quem estuda

Se você, estrangeiro que não faz parte da União Europeia (ou seja, que vem de outro lugar da Europa ou do mundo), quer trabalhar na Irlanda, saiba que você só pode fazer isso se conseguir um contrato de trabalho profissional (e o visto com a empresa para mudar para ou país), ou se for um estudante.

Vamos focar, portanto, nessa segunda oportunidade, visto que estamos falando com pessoas que buscam estudo e trabalho em Dublin, certo?

O primeiro passo é tirar o visto de estudante, que é o obtido no Consulado da Irlanda no Brasil, diferentemente do visto de turista, que você consegue obter na imigração do aeroporto de Dublin e dura 3 meses.

Com o visto de estudante em mãos, você precisa conhecer as regras para poder estudar e trabalhar em Dublin: durante o período de estudos você só poderá trabalhar por 20 horas semanais – e isso, se estiver matriculado em escolas como a ISI, ICOT, LAL e EC, que permitem o modelo de estudo e trabalho. No seu período de férias, você pode aumentar sua carga de trabalho para até 40 horas semanais.

Esse tempo de trabalho costuma ser suficiente para lhe ajudar a pagar as contas e ainda fazer uma graninha durante o intercâmbio.

Buscando o seu emprego

Uma vez que você está instalado na cidade (com conta no banco e lugar para morar), aproveite os intervalos entre as suas aulas de inglês para poder buscar emprego. A prática da busca de emprego por lá não é muito diferente do que costumamos fazer no Brasil. Na realidade, achar emprego por lá é ainda mais fácil, visto que os irlandeses estão acostumados a receber estrangeiros o tempo todo para fazer “part-time jobs” ou trabalhos temporários e, por isso, costumam facilitar a entrada desses profissionais no mercado.

O tipo de emprego que você vai encontrar por lá é o de atendente de restaurantes, bares e cafés, funcionário de lojas, supermercados e hotéis, serviços de limpeza e entrega ou até mesmo alguns bicos, como babá ou faxineiro.

Vale lembrar que falar inglês fluentemente não é uma obrigação para ser contratado na Irlanda. Entretanto, quanto melhor o seu nível de inglês for, maiores serão as suas chances de encontrar um trabalho de maior qualidade e que paga melhor.

Para começar a sua busca, além dos sites de emprego, que existem para todos os tipos no país, aposte também em plataformas como o Linkedin para investir na busca digital. Mas não fique apenas na internet. Em Dublin o “bate-perna” ainda pode fazer muita diferença na hora de busca empregos temporários como os citados acima. Por isso, não deixe de circular pelos estabelecimentos da cidade deixando seu currículo e verificando as oportunidades que são divulgadas pelos donos dos serviços da cidade.

Trabalhe bem, mas não deixe o estudo de lado

Não se esqueça que, em Dublin, quem está garantindo a sua oportunidade de trabalho é seu visto de estudante. Por isso, deixar o estudo de lado não é uma possibilidade para o intercambista. Aproveite essa oportunidade para aprimorar o seu inglês e voltar para o Brasil com um diferencial não apenas nas experiências profissionais, mas também na comunicação em outra língua.

Você vai estudar e trabalhar em Dublin? Venha conversar com o time da Fluencypass e veja como podemos te ajudar!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor