...

Exame de proficiência: É melhor se preparar no Brasil ou no exterior?

Você quer testar seu inglês em algum exame de proficiência mas não sabe se é melhor se preparar no Brasil ou no exterior?

Essa é uma dúvida muito comum, pois muitos pensam que a qualidade de ensino de inglês no Brasil é inferior àquela do exterior.

Então continue lendo esse artigo com a Fluencypass e veja qual é o melhor modo de se preparar para exames de proficiência.

Afinal, o que é proficiência?

Antes de tudo, é importante entender o que é a proficiência e como ela é usada ao redor do mundo.

Proficiência é uma prova de que você tem determinadas habilidades na língua inglesa. Normalmente, listening, speaking, reading and writing.

A diferença da proficiência e da fluência, é que a fluência é a capacidade de se comunicar com “fluidez” dentro da língua. Ou seja, compreender diálogos e se expressar, e isso pode ser feito por alguém que esteja em níveis mais intermediários.

Já a proficiência é cobrada para níveis mais avançados e serve para entrar em universidades, fazer intercâmbio, conseguir emprego no exterior e outros casos em que seja solicitada um documento que comprove a sua “fluência”

Quais são os principais exames de proficiência?

Neste sentido, existem alguns exames de proficiência de inglês que são mais conhecidos pelos estudantes, pois são os mais comuns de serem cobrados. Veja:

  • IELTS: International English Language Testing System – Sistema de Testagem internacional de língua inglesa.
  • TOEIC: Test of English for International Communication – Teste de Inglês de Comunicação Internacional.
  • C2 Proficiency: é o exame de proficiência da universidade de Cambridge e mede os mais elevados níveis de fluência.

Você pode se interessar: TOEFL, IELTS ou Cambridge? Entenda as diferenças


Benefícios de estudar no exterior

Há certos processos que podem requerer sua proficiência lá no exterior. Para eles, o recomendado é se preparar no exterior para seus exames de proficiência.

Abaixo, temos casos em que você pode preferir esse tipo de preparação:

  • Fazer a faculdade depois de um intercâmbio: é comum que alguns alunos acabam aplicando para a universidade depois de um programa de intercâmbio. Para isso é preciso que você tenha a comprovação na língua inglesa. Então, vale a pena continuar no país e fazer todo processo por lá mesmo.
  • Fazer parte de um programa de pesquisa: se você já se formou na graduação, pode querer fazer parte de um programa de pesquisa, mestrado ou doutorado no exterior. E nestes casos, o recomendado é ter uma certificação internacional, ainda melhor se for no próprio país que você deseja estudar.
  • Imersão no Idioma: se você vai pretende fazer algum exame de proficiência, pode aproveitar um período no exterior, em um intercâmbio, por exemplo para ter uma imersão e estar mais “afiado” no idioma. E isso pode facilitar no momento do listening e speaking, por exemplo.

Além do mais, quando você está no exterior você tem contato direto com nativos, aprende as expressões e fica realmente imerso no idioma.

Muitos professores das melhores escolas do mundo, são aplicadores dos exames de proficiência e você pode pegar algumas dicas.

As melhores opções para quem quer se preparar para o TOEFL, ou outros exames por exemplo, é investir em um intercâmbio com cursos preparatório para cada tipo de teste. Assim você vai viver uma experiência única e ainda vai estar mais preparado.

A Fluencypass conta com a parceria das melhores escolas de inglês do mundo e o melhor é que não cobramos taxa de agência!

Por que realizar exame de proficiência no Brasil?

Agora, a partir do que vimos anteriormente, separamos os motivos que podem fazer você se preparar para o exame de proficiência no Brasil e realizar o exame aqui. Veja:

  • Treinar com professores brasileiros: os nossos professores conhecem quais são as maiores dificuldades para estudantes brasileiros e como lidar com ela, o que facilita para você na hora da preparação.
  • Aproveitar técnicas e estratégias: cada exame possui características próprias e fica muito mais fácil conversar com os professores brasileiros sobre elas.
  • Tirar dúvidas pontuais: além disso, pode ocorrer que você tenha dúvidas relacionadas ao vocabulário ou a diferença de estrutura das duas línguas, e você pode aproveitar as dicas dos professores brasileiros também.
  • Usados para seleções nacionais: um ponto interessante é que você pode precisar de teste de proficiência aqui no Brasil, seja para uma seleção de programas de mestrado ou doutorado é necessário ter proficiência em língua estrangeira. Ou seja, não faz sentido ir a outro país realizar o exame.
  • Documentações de processos de Intercâmbio: além disso, é possível que você queira fazer um intercâmbio acadêmico. Normalmente para esses, a proficiência é solicitada ainda daqui do Brasil.

6 Dicas para exame de proficiência

Além disso, separamos algumas dicas para facilitar sua vida no momento do exame, veja:

  • Tenha uma gramática exemplar: saber as regras, aplicações e exceções são os principais pontos avaliados, principalmente na parte escrita.
  • Treine com provas anteriores: aproveite os bancos de provas anteriores e até mesmo as correções online de questões antigas. Isso faz com que você se familiarize com a estrutura da prova.
  • Técnicas de leitura dinâmica: normalmente não há muito tempo para você ler as questões por várias vezes, por isso, o recomendado é treinar sua leitura para conseguir ler mais em menos tempo.
  • Inglês nativo: para conseguir proficiência para níveis mais elevados, como B2, C1 e C2, é importante ter contato com nativos e conhecer formais mais avançadas como expressões idiomáticas, phrasal verbs e collocations.
  • Converse bastante: isso permite que você se prepare para a fase oral do teste que verá qual seu nível de speaking e listening.
  • Estude temas diversificados: os exames de proficiência também costumam trazer temas da atualidade e de diversas áreas, desde conhecimentos gerais a científicos. Claro, que isso será usado para medir o inglês de maneira geral, mas é bom estar por dentro dos principais termos de cada área.

Faça seu intercâmbio com a Fluencypass

Agora que você já chegou a uma conclusão sobre onde é melhor se preparar para seu exame de proficiência, o que mais falta para você certificar sua fluência em inglês?

Aproveite para entrar de cabeça no idioma e conhecer outras culturas planejando seu intercâmbio!

Para te ajudar a decidir, você pode contar com especialistas em intercâmbio: A Fluencypass.

Aqui, você terá contato direto com as melhores escolas de inglês do mundo, com cursos preparatórios para os mais diversos testes de proficiência.

E sabe o melhor? Não cobramos taxa de agência, você paga o valor diretamente da escola!

Compare aqui seu intercâmbio online e gratuito.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor