Falar inglês fluente: 7 dicas matadoras

Aprender a falar inglês fluente é uma meta completamente alcançável. Para isso, você pode aderir a diversas técnicas de aprendizado que turbinem seu desenvolvimento no idioma e façam ter uma nova perspectiva sobre o inglês.

Está cansado de ser dominado pelo inglês? Você pode dizer que até sabe o básico, conhece algumas palavras e até sabe formar algumas frases, mas na hora da comunicação não consegue manter um diálogo sequer?

Eu tenho duas notícias pra dar a você:

A primeira é que você não é a a única pessoa que sabe o básico, mas não consegue falar inglês fluente.

A segunda, é que há diversas soluções eficientes para destravar o seu inglês e fazer com que você domine o idioma, ao invés dele dominar você.

Pois saiba que é possível sim fazer com que sua comunicação em inglês se torne tão natural e fluída quanto em português. Neste artigo, você conhecerá 7 dessas dicas que vão ajudar a chegar a tão sonhada fluência no inglês.

Por que estacionamos no inglês?

Mas antes, você sabe por que você não consegue avançar e se tornar fluente, por mais tempo que você se dedique aos estudos?

Se você é desses que estuda horas e horas todos os dias, já terminou todo o Duolingo, tentou praticar contra o espelho, mas não consegue sentir que está apto para falar inglês fluente…

Saiba que isso acontece com milhares de pessoas que estacionam no nível intermediário.

Mas calma! Esse fenômeno é completamente natural e pode acontecer com qualquer pessoa.

Assim, é preciso entender que tudo acontece na sua cabeça. A sua percepção de aprendizado é a verdadeira culpada desse efeito platô no inglês.

Você continua aprendendo, só se acostumou!

Isso acontece, porque quando você estava no nível básico e não sabia quase nada sobre o idioma, tudo era uma nova descoberta. Assim, dava para sentir que estava progredindo muito rápido.

A descoberta de uma nova palavra, a formação de frases simples… Tudo isso fez com que você sentisse o seu progresso de forma mais impactante.

Entretanto, no nível intermediário, essa sua percepção de aprendizado acaba sendo um pouco mais lenta.

Uma vez que você já começa a ter um vocabulário mais rico e percebe uma maior dificuldade em abordagens mais complexas do idioma.

Falar inglês fluente: você precisa de um método efetivo

A falta de um método efetivo atrapalha você na hora de medir seus resultados, seus avanços no aprendizado do idioma. Ou seja, você pode até estar avançando bem, mas não consegue perceber esses resultados.

Sabe o que ajuda a perceber que está avançando cada vez mais no inglês? A prática!

7 Dicas para turbinar sua fluência no inglês

Para ajudar nesta prática, separamos 7 dicas efetivas para detonar o efeito platô e aprender definitivamente a falar inglês fluente:

Dica 1 – Não tenha medo de errar

Não tenha medo de errar enquanto fala inglês, principalmente com um nativo do idioma.

Lembre-se que em uma comunicação com uma pessoa que tem o inglês como idioma materno, 90% do esforço para fazer a comunicação fluir vem da sua parte.

Então, não tenha medo de errar enquanto fala inglês e pratique ao máximo que puder.

Dica 2 – Estude constantemente

Um dos maiores perigos do efeito platô é não perceber o progresso do aprendizado e se sentir desmotivado durante os estudos.

Essa falta de motivação para o ponto decisivo entre sua fluência ou estagnação definitiva no aprendizado do idioma.

Por isso, mesmo que você não veja os resultados dos seus estudos em um primeiro momento, não desista de estudar.

Afinal, é só com um bom cronograma de estudos e persistência que você se sentirá mais seguro para se comunicar e ter resultados mais concisos no idioma.

A importância da prática

Ainda falando sobre dicas de inglês, é muito importante que você consiga incorporá-las à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Dica 3 – Se divirta enquanto aprende e pratica

Uma das dicas matadora para falar inglês fluente é se divertir enquanto aprende.

Você pode fazer isso de diversas maneiras, por exemplo: vendo séries e filmes com áudios e legendas em inglês, pois você vai conseguir se desafiar no idioma e se divertir enquanto aprende.

Jogos em inglês, diário, karaokês, atividades lúdicas com amigos e até canais no Youtube podem ajudar você a potencializar seu aprendizado de forma muito mais descontraída e eficiente.

Dica 4 – Converse em inglês diariamente

Um dos maiores segredos da fluência no inglês é a prática do idioma. E se você mora no Brasil, provavelmente você não pratica o inglês diariamente.

O ideal é que você pratique diariamente com alguém que realmente domine o idioma.

Aqui na Fluencypass, por exemplo, nossos alunos têm contato direto com o inglês, pois abrimos várias conversações em grupo durante o dia e aulas particulares com um expert só para você!

Dica 5 – Tenha um planejamento de estudos

Sabe o que é mais importante que estudar inglês? Ter um planejamento de estudos eficiente.

E o que a gente quer dizer com isso? Que não adianta estudar inglês por estudar, sem ter o auxílio de um método que guie você durante o caminho.

Fazer um planejamento de estudos eficiente vai ser muito importante para você ter uma visão macro do seu nível de inglês, do que precisa ser melhorado ou simplesmente o próximo tópico a ser estudado.

Dica 6 – Escute, aprenda e repita

Sabe aquela frase que você ainda não conhecia e que você viu em um diálogo qualquer, filme, série ou música?

Então, escute essa frase repetidamente, entenda o que essa frase quer dizer e tente reproduzir ela naturalmente, variando a velocidade e tonalidade que você fala.

Esse é um excelente exercício para fixar novas frases e praticar a pronúncia like a native speaker.

Além de ser bem divertido, você muito provavelmente irá lembrar de muitas dessas frases durante o seu dia-a-dia. Assim, poderá praticá-las consigo mesmo mentalmente em diversas situações da sua rotina.

Dica 7 – Viaje para o exterior

Se tem uma coisa que pode destravar completamente o seu inglês é fazer uma viagem internacional, principalmente se você gosta de explorar novas culturas e pretende ficar um bom tempo em outro país.

Se você domina ao menos o básico em inglês, fazer uma viagem sozinho ou com a família para um país onde o idioma predominante seja o inglês, pode ser uma experiência extremamente enriquecedora.

Isso porque você estará cercado pelo idioma e irá reforçar seu o aprendizado de todos os lados.

A solução definitiva para falar inglês fluente

Mesmo com todas essas dicas, tornar-se fluente em inglês pode parecer uma tarefa muito difícil para você nesse momento.

Por esse motivo, convidamos você a dar o primeiro passo com a gente. A Fluencypass tem uma técnica inovadora de ensino conhecida como o Ciclo da Fluência.

No ciclo da fluência, você tem todo aparato que a fluência precisa:

  • Aulas de altíssima qualidade e direcionadas ao seu nível atual de inglês.
  • Grupos de conversação diários orientados por excelentes professores.
  • Aulas exclusivas e particulares com os melhores professores da Fluencypass.

Faça um intercâmbio no final de seu curso de inglês

Mas calma que não é só isso!

Você ainda tem a oportunidade de praticar o idioma em um país onde o inglês é a língua materna.

Isso acontece porque a própria Fluencypass dá um curso de inglês em um país de sua escolha.

Inclusive, essa é uma das maiores vantagens da Fluencypass: ter uma experiência única que levará para toda sua vida.

Conheça os planos da Fluencypass e torne-se fluente em inglês!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor