Terminei o Duolingo e agora? Continue rumo à Fluência

Terminei o Duolingo e agora? A resposta para essa dúvida comum é bem simples: após terminar as lições do aplicativo, você precisa continuar os estudos do idioma e praticar o que aprendeu, com gramática, conversação e através da conexão com outras pessoas que também falem o idioma.

“Terminei o Duolingo, e agora?” pode ser resolvido com boa técnica, materiais e professores que ajudem você do seus conhecimentos elementares para a fluência definitiva.

Por isso que ao completar pela primeira vez a “Árvore de Inglês” no Duolingo, a própria plataforma dá um direcionamento do que fazer para aperfeiçoar ainda mais seu aprendizado no idioma.

Além de um belo troféu digital’ para você exibir no seu perfil, a primeira coisa que o próprio aplicativo orienta a fazer é continuar estudando e praticando o domínio das palavras que você aprendeu.

Inclusive, como sugestão, o Duolingo indica alguns artigos com conteúdo real para você praticar o seu idioma através da leitura e tradução. Mas, vamos ser sinceros?

A não ser que você queira ser um tradutor, a habilidade de traduzir textos, apesar de ajudar a manter a prática, não vai ajudar muito a chegar até a fluência no idioma, que é o sonho de muita gente que começa a usar o aplicativo.

Então, se você já terminou o Duolingo e não se considera uma pessoa fluente em inglês ainda, não precisa se preocupar. Você definitivamente não está sozinho. Continue a leitura para responder de vez a dúvida “terminei o Duolingo e agora?“.

O Duolingo leva a fluência?

De acordo com a CNN, o Duolingo recebeu cerca de dois milhões de usuários brasileiros na plataforma, apenas nos primeiros 3 meses do ano de 2021. A grande maioria desses usuários estão à procura de melhorar ou até ter seu primeiro contato com o inglês. 

E muitas delas acreditam que o Duolingo pode sim levá-las a fluência no idioma. Mas a verdade é que Duolingo não faz milagre. Não entendeu? Vamos ver o que diz esse um usuário do próprio aplicativo.

Fonte: Fórum Duolingo

Assim como esse usuário, esse é um sentimento muito comum entre pessoas que terminam a trilha de lições do Duolingo. Apesar do aplicativo possuir um recurso automático que ajuda a praticar a fluência, é extremamente raro encontrar uma pessoa que possa ser considerada fluente através do uso único e exclusivo do aplicativo.

Conquistar a Fluência do Inglês

Isso porque, para se conquistar a fluência no inglês é necessário conhecer e praticar o idioma de diversas outras formas. E infelizmente, o Duolingo não disponibiliza essas maneiras. Então, isso gera a dúvida de muitos usuários do app “terminei o Duolingo e agora?” 🤔

Mas, vamos direto ao ponto? A proposta do app não é te tornar fluente, pois de acordo com a própria página da plataforma, a ideia do Duolingo é ensinar inglês de forma inovadora, prática e divertida, como um jogo.

E ele faz isso muito bem, mas observe que ela não garante em momento algum que você conseguirá atingir a fluência no idioma!

Podemos dizer então que o máximo que você vai conseguir chegar no inglês utilizando somente o aplicativo é a um conhecimento de básico a intermediário.

Em contrapartida, o Duolingo é também um excelente aplicativo para quem deseja ganhar vocabulário, entender regras básicas de gramática e até fazer alguns exercícios de pronúncia.

 

A importância da prática

Ainda falando sobre aprender inglês, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação em inglês e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Conheça a Fluencypass

Prós e Contras do Duolingo

Sem sombra de dúvidas o Duolingo é uma excelente ferramenta para quem deseja começar a aprender inglês e principalmente ganhar vocabulário, mas será que o aplicativo realmente é a melhor maneira de estudar inglês?

Separamos uma pequena lista com alguns Prós e Contras do Duolingo para que você possa ter uma visão mais ampla do real valor do aplicativo no seu aprendizado.

Prós

  • Forma lúdica para aprender o idioma.
  • É gratuito.
  • É motivador.
  • Aumento considerável de vocabulário (média de 2 mil palavras).
  • Disponível em smartphones.

Contras

  • Não pode ser utilizado sozinho para aprender inglês.
  • A pronúncia é prejudicada.
  • Não é possível praticar a conversação.
  • Sistema de ensino pouco eficiente em assuntos mais avançados do inglês.

Leia também: Quais são as melhores escolas de inglês online

O que acontece depois do Duolingo? Os 3 Pilares para continuar seus estudos!

Existem três pilares básicos que vão fazer você chegar à fluência no inglês de uma forma mais eficiente e rápida do que qualquer outro método de aprendizado de idiomas, principalmente se você já acabou ou está perto de acabar a árvore de lições do aplicativo.

Pilar 1 – Método

Método é uma palavra que vem do grego methodos e significa via ou caminho. E é uma das coisas mais importantes no aprendizado do inglês online.

O método que você usa que vai dar o direcionamento no seu aprendizado. Seja por mostrar o próximo assunto a aprender, a forma de pronunciar as palavras, pontos de melhora na conversação, até a forma que você fixa o que aprendeu em sua mente.

Um método funcional é aquele que possui uma estrutura que faça sentido, incentive e desafie o aluno a cada hora dedicada ao aprendizado do idioma.

O método eficiente de estudos funciona como uma lancha de alta potência, que leva você de uma ilha a outra de forma rápida e segura, enquanto a falta de um bom método de estudos significa um processo cansativo e nada produtivo, como se você estivesse nadando contra uma forte correnteza que não deixa você sair do lugar.

Pilar 2 – Rotina

Estabelecer uma rotina de estudos é fundamental para quem deseja falar inglês tão bem quanto fala português. Entretanto, para algumas pessoas é difícil encaixar um curso de inglês em seu dia-a-dia. Por esse motivo muitos acabam buscando outras alternativas para o seu aprendizado.

Ainda assim, a tecnologia permite que qualquer pessoa seja capaz de ter uma rotina de estudos que funcione para si e que se encaixe na sua rotina. Afinal, criar uma rotina é o primeiro passo para formar o hábito de estudar regularmente e melhorar a cada dia o seu aprendizado no idioma.

Veja algumas dicas simples de planejamento para montar uma boa rotina de estudos para aprender inglês.

  • Reserve um local tranquilo para estudar.
  • Defina seu horário de estudo.
  • Evite distrações.
  • Defina objetivos e metas claras.
  • Monte seu cronograma (muitas vezes definido pelo método).
  • Revise o conteúdo.
  • Pratique.

Pilar 3 – Prática

Já dizia o ditado: A prática leva a perfeição. Com o inglês não é diferente. Quanto mais você pratica, melhor você fica.

E a prática na hora de aperfeiçoar seu conhecimento no idioma é fundamental. E essa é uma das fraquezas do Duolingo. Apesar de praticar a gramática e a pronúncia de uma forma lúdica, você não tem um contato dinâmico com o idioma. Você não precisa pensar e trabalhar um diálogo em inglês na sua mente.

Acontece que é esse trabalho mental que faz a maior diferença na fluência. Nós precisamos exercitar a capacidade de construir frases, compreender contextos e linguagem e trabalhar a comunicação como um todo para consolidar o aprendizado.

Aqui na Fluencypass você tem aulas disponíveis 24 horas por dia e ainda coloca em prática com conversação ilimitada e professores nativos. Teste 7 dias por apenas 1 real!

Terminei o Duolingo e agora? 

Depois de entender e internalizar os pilares que vão melhorar ainda mais sua proficiência no inglês, é hora de colocar tudo isso em prática.

Mas colocar tudo isso em prática exige mais esforço, disciplina, responsabilidade, tempo e até mais conhecimento do que você imagina. E convenhamos, nem todo mundo sabe como planejar seu progresso no inglês.

E é exatamente aqui que a gente entra! A Fluencypass reúne o melhor dos três pilares que mencionamos nos tópicos anteriores e ajuda você a chegar ainda mais longe na sua caminhada a fluência no inglês.

Nosso método consiste num ciclo completo da fluência. Alinhando todos os conhecimentos necessários para proporcionar um método eficiente de estudos e abrir o mar de oportunidades que você sempre desejou.

Além disso, a Fluencypass conta com uma plataforma online completa que fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim você consegue traçar uma rotina de estudos de forma flexível, conforme sua disponibilidade de tempo.

O que dá também toda a praticidade e comodidade que você desejava quando encontrou e começou a usar o Duolingo, só que com a gente, seu aprendizado é mais eficiente, pois miramos na sua fluência.

Como chegar conseguir seu passe para a Fluência?

Se você chegou até aqui, é porque está comprometido com o seu objetivo de falar inglês, e é exatamente para você essa mensagem final…

Aqui na Fluencypass, nossos alunos além de aprender a gramática e o vocabulário do idioma, eles também praticam conversação todos os dias e ainda possuem aulas particulares incluídas em um único plano!

Para se tornar aluno da Fluencypass com até 47% de desconto e falar inglês em até 12 meses clique aqui

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor