...

Contratar funcionários bilíngues ou capacitar?

Ter funcionários bilíngues não é mais um grande diferencial no mercado de trabalho, é praticamente uma obrigatoriedade para aqueles que desejam se destacar no segmento de atuação. 

Nesse cenário, muitas empresas chegam a se perguntar qual seria, então, a melhor estratégia: contratar novos funcionários que já tenham essa fluência em inglês ou apostar na capacitação da equipe atual.

De fato, ambas as opções possuem seus prós e contras. Neste artigo você vai entender melhor sobre a importância de uma equipe devidamente qualificada no idioma e, também, vantagens sobre cada uma das opções citadas anteriormente. 

Qual é a importância de funcionários bilíngues

Antes de mais nada, é importante que a própria empresa entenda qual é a real importância de possuir funcionários bilíngues. Não é apenas uma mera formalidade ou um luxo para a companhia. Isso faz, sim, toda a diferença.

E por quê? Bem, não é difícil notar que, hoje, o mundo é globalizado e temos influências de todos os lados do planeta Terra. Algo que acontece na China pode ter impacto direto no seu negócio (e provavelmente vai mesmo!). 

E quando pensando em meios internacionais, qual seria o idioma oficial de tudo isso? É claro que não há um acordo assinado quanto a isso, mas o inglês acaba sendo a língua universal.

Quando duas pessoas de idiomas distintos se falam, muito provavelmente tentarão usar o inglês para isso.

Se a sua empresa tem a perspectiva de crescer, ter funcionários bilíngues é uma das coisas que irá viabilizar essa expansão.

Ter um time que consiga entender e falar este idioma tem muito mais facilidade com as negociações, por exemplo. Um bom inglês gera instantaneamente maior credibilidade.

Além disso, já parou para pensar o quanto o conhecimento traduzido para português ou feito em nosso país é limitado? 

Há uma infinidade de conteúdo traduzido para o inglês, aumentando consideravelmente as chances de encontrar aquilo que você deseja.

Os funcionários também passam a ter outra perspectiva a respeito do mercado e de possíveis estratégias, pois será possível observar como está a movimentação do mercado em outros países.

Muitas vezes o Brasil se comporta como um espelho das outras nações, então a partir disso é possível estar à frente. 

Ou seja, a empresa é a que mais ganha tendo uma equipe devidamente qualificada. 

Mas, agora, vamos falar sobre as vantagens das duas opções que temos: contratar e capacitar funcionários bilíngues.


Leia também: Dicas Para Incentivar O Inglês Dentro Da Empresa


Vantagens de contratar funcionários bilíngues

Contratar os funcionários bilíngues é algo que já vem sendo muito pedido nos processos seletivos. Normalmente é exigido, no mínimo, inglês intermediário. 

Há, inclusive, muitas pessoas que possuem muita técnica, mas não levam a vaga justamente por esse gargalo na segunda língua. Agora, vamos aos principais benefícios: 

Maior fluência

Considerando que o funcionário já possui uma boa performance no inglês, leva-se a pensar de que ele já possui uma fluência mais avançada, podendo ter conversas mais complexas, inclusive de negociações. 

Encargo de maiores responsabilidades

Estando o funcionário previamente mais preparado é possível atribuir maiores responsabilidades logo no início. Menos trabalho e melhor performance

Este ponto é muito importante. Contratar alguém que já fale inglês dá muito menos trabalho do que capacitar outras pessoas.

Além disso, como dito acima, a tendência é que esse profissional seja mais experiente e consequentemente, traga bons resultados para a equipe.  

Vantagens de capacitar sua própria equipe

Agora, quais são as vantagens de capacitar os próprios funcionários bilíngues? Isso é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum no mercado de trabalho.

As empresas estão buscando um modelo de negócio mais humanizado, com maior envolvimento dos profissionais no crescimento da empresa. Isso traz uma série de benefícios a todos.

Menos custo

Quando estamos falando de capacitar os funcionários pode até parecer um valor maior, mas acaba sendo mais vantajoso investir na própria equipe do que contratar novos funcionários. 

Inglês direcionado para o segmento

Quando você já é mais velho e decide fazer aulas do que chamamos de inglês corporativo é possível focar justamente em operações de negociações em inglês. 

É uma ótima maneira de não só incentivar o domínio do inglês para uma conversa, mas, também, para saber fazer boas negociações. 

Crescimento junto com a empresa

É muito bacana quando os funcionários crescem junto com a empresa. Eles passam a vestir mais a camisa e os negócios fluem da melhor maneira possível.

Maior integração entre o time

Quando todos têm o mesmo propósito – que, no caso, é estudar inglês – os colegas de trabalho acabam se aproximando. É uma ótima forma de fazer com que todos tenham uma experiência melhor com o trabalho em grupo.

Maior rendimento do funcionário

Pode parecer algo simples, mas o ato de incentivar e subsidiar o inglês para os funcionários traz muitos benefícios.

Quando o profissional sai do seu “quadradinho” e começa a explorar novas áreas há maior estímulo do raciocínio, por exemplo.

Além do mais, ter atividades variadas no seu dia a dia também estimula mais a produtividade.

E, claro, o sentimento de que a empresa está investindo no seu potencial é um dos maiores motivadores para os funcionários. Ou seja, a própria empresa vai colher todos esses frutos.

Onde praticar aulas de inglês corporativo

Basta pesquisar por “inglês corporativo” na internet que haverá uma série de resultados, mas qual deles seria a melhor opção? Na verdade, é um tanto quanto complexo fazer essa avaliação.

Lembrando que há escolas de inglês que seguram os alunos por anos e anos, mas mesmo depois de tanto tempo ainda não conseguem manter um diálogo em inglês (algo que é extremamente frustrante).

Enfim, uma coisa é fato: profissionais bilíngues são fundamentais para o crescimento.

Se você deseja capacitar os funcionários bilíngues para a sua empresa, não deixe de conhecer mais sobre as oportunidades da Fluencypass, onde você terá:

  • Plataforma online 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Aulas em grupos ilimitadas.
  • Aulas particulares

Clique no banner a seguir e confira todas as informações sobre a Fluencypass.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor