...

Medo do Intercâmbio

Ao planejar o seu intercâmbio você já parou para pensar nas preocupações que surgem nessa decisão? Algumas situações conseguem desencadear um medo do intercâmbio e deixar o estudante pensando mais em situações que podem dar errado. Isso pode ser observado na pesquisa feita pela ONG internacional AFS Intercultural Programs, ouvindo mais de cinco mil adolescentes, entre 13 e 18 anos, em quase 30 países.

Essa pesquisa estudou jovens de uma forma geral e uma das perguntas falou sobre medo do intercâmbio. Entre as preocupações, a que mais tira o sono dos estudantes é a segurança. Esse medo atinge 52% dos entrevistados, número que aumentou após os atentados terroristas que vem acontecendo na Europa desde 2016.

Outras preocupações que os estudantes apontam são mais pessoais. A dificuldade de fazer novos amigos foi apontada por 50% dos entrevistados. Ter saudades de casa é um medo de 48% dos estudantes, conseguir equilibrar os estudos e a vida social foi dita por 47% deles e se adaptar a uma nova cultura é um medo de 46% deles.

Quanto ao foco do intercâmbio, países para fazer um intercâmbio de inglês continuam sendo a preferência dos estudantes em âmbito mundial, com 77% de interesse. No Brasil, esse percentual conta com 38% de interessados.

O principal medo do Intercâmbio

Apesar de tanto interesse, o principal impedimento e medo dos estudantes na hora de decidir o intercâmbio é o fator econômico. O preço dos intercâmbios é o fator principal que dificulta os alunos do país que tem o sonho de estudar em uma escola internacional. Dos entrevistados, 33% disseram não ter condições de fazer intercâmbio. Em países com economia avançada, 15% dos estudantes relataram problemas para conseguir estudar em outro país.

Apesar das dificuldades, hoje esse medo do intercâmbio pode mudar e esse momento para um estudante pode acontecer de forma mais fácil. Hoje é possível encontrar o intercâmbio perfeito com especialistas, valores direto da escola e condições que facilitam que esse sonho aconteça!

E ai? Apesar desses medos, o intercâmbio é um momento de muito aprendizado e uma experiência única na vida de uma pessoa. Vai perder essa oportunidade? Conta pra gente.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor