...

Como melhorar a pronúncia em inglês

Assim como o português, esse idioma tem apenas 26 letras, mas cerca de 44 sons são distinguidos, ou seja, uma letra tem mais de um som na pronúncia em inglês. Além disso, como o português, o inglês tem dialetos diferentes. 

Dependendo de onde eles vêm, pronunciam o mesmo som de forma ligeiramente diferente. Fora o fato de que o som das letras do alfabeto inglês é significativamente diferente do nosso tão conhecido ABC. 

Nesse artigo vamos te mostrar como melhorar a pronúncia em inglês e o que deve fazer para chegar na tão sonhada fluência. Preparado?

Pronúncia em inglês: por que devo praticar? 

É claro que pode se perguntar primeiro: por que devo praticar a minha fala? Os falantes nativos estão sempre felizes em dizer o quão “encantador” nosso sotaque é…

Não há coisas mais importantes para alavancar, como treinamento de vocabulário do idioma e regras gramaticais? 

Mesmo que trabalhar em sua pronúncia pareça mais um “ajuste fino” no final, o estudo regular é muito importante por três razões:

Comunicação: Se conhece o vocabulário, mas a pronúncia completamente errada, não irá muito longe com seu inglês. 

O inglês é uma língua mundial que é usada em qualquer lugar, se a pronúncia estiver correta. Além disso, mostra boa vontade e respeito para com a população local.

Bom nível de comunicação: se você parecer ter uma boa pronúncia, as pessoas o levarão mais a sério. 

Isso talvez seja um pouco superficial, mas parece lógico. Porque significa que já morou em países de língua inglesa e trabalhou duro em sua comunicação.

Praticar a escrita em inglês e aprender a falar, andam de mãos dadas: se deseja conhecer seu vocabulário e gramática, mas não consegue falar uma palavra, não sabe inglês. 

Motivo? O inglês é uma língua viva e falada. Se praticar conversação regularmente, não apenas melhorará sua fala, mas também aprenderá automaticamente mais vocabulário, expressões idiomáticas e muito mais.

Aqui na Fluencypass, você pode treinar conversação todos os dias, a vontade, com professores especialistas que te ajudarão a melhorar sua pronúncia. Além de uma plataforma 24 horas por dia, e aulas particulares. Teste 7 dias por apenas 1 real e veja seu inglês alcançar novos patamares.

aprender-ingles

1. Seja confiante!

Com uma autoconfiança saudável, você é automaticamente mais corajoso quando se trata de falar outras línguas. Mesmo que sua pronúncia em inglês não seja perfeita, não tenha medo de errar na conversa.

Portanto, aborde uma conversa ou uma palestra o mais abertamente possível e não se preocupe muito com o que pode dar errado antecipadamente. 

Caso contrário, é bem provável que fique estressado desnecessariamente e isso afetará negativamente o seu carisma e, acima de tudo, sua pronúncia em inglês.

2. Consuma inglês!

Sim, você leu certo. Uma das melhores maneiras de melhorar a pronúncia do idioma é ouvir regularmente os falantes nativos. Felizmente, graças à internet, existem muitas maneiras de fazer imersões de conhecimento hoje em dia.

Sejam podcasts, rádios na internet ou vídeos do YouTube. O assunto não importa no começo, mas provavelmente ainda gostará de ouvir mais se for sobre algo que lhe interessa. 

Se ouvir uma pronúncia inglês por 5 a 10 minutos por dia, teoricamente é o suficiente para que aprenda gradativamente. Claro que é necessário que também possa investir mais tempo.

Leia também: 5 dicas de pronúncia em inglês

3. Pratique a pronúncia de letras, sons e palavras em inglês

“A prática leva à perfeição”: Isso também se aplica (ou especialmente) ao aprendizado de idiomas. Dito isto, pratique em voz alta sempre que possível os sons das letras do alfabeto. 

Encontre um aplicativo ou plataforma para ajudá-lo. Atualmente, há muitas ferramentas disponíveis nos sites de pesquisas. 

Certamente encontrará centenas de milhares de palavras de uma grande variedade de idiomas que foram ditas por falantes nativos, o que o ajudará nos seus estudos para dominar esse idioma tão encantador. 

4. Leia (e especialmente em voz alta) textos em inglês

Ler textos em inglês, e especialmente lê-los em voz alta, ajudará você a se acostumar com o som de sua própria voz enquanto fala em outra língua. 

Tal prática diária não o assustará em uma “emergência” e, acima de tudo, conseguirá reduzir a dúvida já mencionada anteriormente e aumentará a sua autoconfiança.

Ao ler textos “em voz alta”, é possível não apenas expandir o seu vocabulário, mas melhorar a sua pronúncia em inglês.

Ao mesmo tempo, é necessário tentar ler e falar fluentemente em vez de dizer cada palavra individualmente. Assim como qualquer viajante faria em uma conversa de intercâmbio.

5. Imite falantes nativos de inglês – de estrelas do futebol a atores

Se quiser soar como um falante nativo desse idioma, o melhor a se fazer é começar a imitá-los. 

Não importa quem represente – pode ser uma personalidade bem conhecida como uma estrela do rock ou de cinema, um personagem de filme como o Capitão Jack Sparrow de Piratas do Caribe ou apenas seu novo amigo californiano. 

Quanto mais se transformar nessa personalidade, melhor e mais incrível o seu sotaque inglês soará. Portanto, não imite apenas a pronúncia, mas as outras características como gestos, expressões faciais e outros comportamentos (seríamos um pouco mais cuidadosos com Jack Sparrow).

É possível e engraçado cantar suas músicas favoritas em inglês se gosta de cantar, o importante é que imite os artistas o melhor possível. Dessa forma, aprender inglês consegue até ser divertido.

6. Identifique seus pontos fracos

Muitos aprendizes de idiomas sabem que precisam melhorar sua pronúncia em inglês, mas não sabem ao certo por onde começar. Embora seja certamente uma boa ideia aperfeiçoar a fala completa do inglês, terá mais sucesso se dividir seus esforços em pequenos objetivos gerenciáveis.

Uma das maneiras mais fáceis de determinar seus pontos fracos é falar com um falante nativo. Peça a um bom amigo de intercâmbio ou professor para ouvir falar e apontar quaisquer erros que possa cometer. 

Muitas vezes é muito difícil para os alunos reconhecerem seus próprios erros de conversação. Um falante nativo consegue facilmente ajudá-lo a identificar seus pontos fracos.

Como melhorar a pronúncia das palavras em inglês? 

Evidentemente, a melhor maneira de otimizar os seus estudos quanto ao aprendizado de um novo idioma é, sem dúvidas, estudando todos os dias, e colocando em prática na conversação. Assim você aprende a se corrigir.

Por isso, aqui na Fluencypass você pode treinar sua conversação todos os dias, totalmente ilimitada. Além de aulas particulares com professores especialistas e uma plataforma 24 horas pra você estudar quando e onde quiser. Sua pronúncia

E ainda tem mais: no banner abaixo você tem 7 dias de aula de conversação em grupo ilimitada, aula particular e teste de nível para testar e decidir se a Fluencypass é mesmo pra você!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor