O que vem na sua cabeça quando falamos em níveis de inglês? Durante a trajetória para aprender o idioma, existem diferentes categorias de ensino. Dessa forma, cada aluno se enquadra em um nível específico de domínio de inglês, do A1 até o C2. Mas como isso funciona exatamente?
Vamos ver um guia detalhado sobre o assunto a seguir, para entender como cada categoria se enquadra. Assim você conseguirá saber qual o seu nível exato para aprender inglês.
Quais são os níveis de inglês A1, A2, B1, B2, C1 e C2?
Estas seis categorias de classificação se enquadram no sistema elaborado pelo Quadro Europeu Comum para Referência de Línguas (CERF).
Trata-se de uma categorização internacional, que define níveis de domínio de cada aluno que está estudando o idioma. Ela está presente em escolas de inglês online e presenciais. Com isso em mente, ele se organiza da seguinte forma:
- A1 – este é o primeiro nível, equivalente ao iniciante no ensino do inglês. Alunos da categoria tem domínio de expressões simples e comunicação básica.
- A2 – aqui temos o segundo nível, chamado de pré-intermediário. Nele o estudante já consegue compreender frases mais comuns e se comunicar em situações simples.
- B1 – este o terceiro nível, equivalente ao intermediário. Aqui o aluno consegue expressar ideias mais complexas em texto e fala, podendo se sair bem em viagens.
- B2 – na sequência temos o quarto nível, intermediário-avançado. Nesse nível é possível manter conversas mais complexas, áudios e vídeos em inglês e escrever textos longos.
- C1 – o quinto nível equivale a categoria de avançado. Aqui o estudante consegue falar de forma espontânea, dominando vários aspectos de conversação, escuta e escrita.
- C2 – por fim, o sexto nível equivale a categoria de proficiente. Nela o aluno tem total compreensão da língua. Assim ele a domina na hora de falar, ouvir e escrever.
O que é nível A1 de inglês
Acima tivemos um panorama geral dos diferentes níveis de inglês. Mas esta é uma pergunta comum, sobretudo para quem está começando a aprender o idioma.
Assim sendo, vemos ver uma série de características importantes que definem essa categoria inicial do aprendizado do idioma.
Habilidades | O nível de comunicação dessa categoria é mais básico, restrito a situações simples do dia a dia |
Vocabulário | No nível A1, o aluno consegue entender e comunicar palavras básicas para objetos e aspectos do cotidiano |
Interações | O nível de interação é bastante simples no A1. Assim, é possível falar algumas frases básicas para se comunicar. |
Compreensão | A mesma regra de interação também vale para a compreensão no nível inicial. Apenas situações de cotidiano. |
Expressão | Por fim, aqui você tem algumas possibilidades como dizer seu nome e idade, além de responder questões básicas. |
Como saber meu nível de inglês?
Existem alguns testes e métodos específicos para que você descubra o seu nível de inglês. Com isso em mente, veja abaixo algumas das melhores opções nesse sentido:
- Testes online – existem várias opções gratuitas e pagas. Com uma rápida busca no Google, você encontra opções para avaliar sua escrita, fala, escuta e vocabulário.
- Testes em escolas confiáveis – instituições de ensino de inglês de qualidade podem te ajudar a avaliar o seu nível. Uma boa dica para encontrar a opção certa nesse sentido é pesquisar diferentes escolas e suas respectivas metodologias de nivelamento.
- Autoavaliação prática – você também pode analisar como é o seu nível de domínio e compreensão da língua. Assim, fala um comparativo com cada uma das categorias e veja em qual se encaixa melhor.
Antes de fazer um teste, temos uma ótima dica para ajudar a turbinar seu conhecimento no idioma. Clique nesse link e tenha acesso a um e-book que vai te ensinar 400 palavras de inglês em 30 dias.
Como aprender em inglês de forma rápida e divertida?
Para finalizar temos uma boa notícia para te dar. Você não precisa sofrer, nem morrer de chateação para aprender inglês. É possível fazer isso de forma fácil, rápida e divertida. Para tanto, é só seguir as dicas abaixo:
- Expanda sua imersão no idioma – comece a pesquisar o significado de letras de músicas, expressões de filmes e podcasts e palavras que você desconhece.
- Conte com conteúdos legendados – assistir conteúdos legendados em inglês permitem que você se integre ainda mais a língua.
- Use processo de gamificação – existem apps e metodologias de ensino que ajudam a transformar o aprendizado do inglês em um jogo. Isso torna tudo mais divertido.
Quer ainda mais uma dica incrível? Então aproveite para conhecer e metodologia da Fluencypass. Trata-se de uma plataforma de idiomas completa, divertida, focada no idioma e que vai trabalhar a sua fluência de forma real.
E antes de ir, que tal conhecer excelentes opções de curso de inglês? Confira abaixo o nosso ranking com os melhores cursos de inglês da atualidade.