...

O inglês no dia a dia: mude seus hábitos de estudo!

Já pensou em como colocar o inglês no dia a dia? Essa é uma estratégia muito boa para chegar mais rápido à fluência.

Neste quesito, a redação do Catraca Livre conta que não precisamos ficar “bitolados” na gramática, mas que há diversas situações em que podemos criar um aprendizado. Durante o trânsito, no chuveiro e no almoço, por exemplo, você pode começar a virar a chavinha desse idioma.

Antes de tudo, o que você precisa é se dedicar muito e ir com força de vontade! É o caso do estudante Stefano Carmo, de 14 anos, que conseguiu aprender a língua inglesa durante a pandemia. Ele inclusive ganhou a olimpíada de língua inglesa que acontece no Brasil.

“Comecei a estudar inglês há nove meses, no início da quarentena. Sempre tive interesse pela língua inglesa. […] Fico muito feliz vendo que os meus esforços tiveram esse retorno”, revela ele ao site Tribuna Online.

Assim, para que você também trilhe um caminho cheio de oportunidades, trouxemos diversas informações sobre como colocar o inglês no seu dia a dia. Aproveite cada uma delas!

Consultar sempre o dicionário

Quando estamos aprendendo um novo idioma, inevitavelmente, nos deparamos com palavras desconhecidas. Contudo, ao invés de correr para o tradutor, a dica é usar dicionários que trazem o significado em inglês mesmo.

Pode ficar tranquilo, pois a maioria deles trazem diversas informações relevantes, pois além da definição, apresentam exemplos, colocam a pronúncia e até mesmo imagens que ajudem na compreensão.

Anota aí alguns dicionários online que podem ser úteis para você:

Inglês no dia a dia: treine sua escuta da língua

Além disso, se você está pensando em colocar o inglês no seu dia a dia, nada mais justo do que treinar sua escuta. E esse é um aspecto muito importante na língua!

Ainda assim, vemos muitos brasileiros que conseguem ler inglês até bem, mas ficam perdidos no momento de escutar e falar. É seu caso? Então, leia as dicas com atenção:

A importância da prática

Ainda falando sobre hábitos para estudar inglês, é muito importante que você consiga incorporá-los à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

  • Ouça o inglês do dia a dia: não adianta nada ser ótimo em gramática e na fala formal, mas não conseguir entender um atendente na padaria ou um garçom. O melhor mesmo é procurar maneiras de entender o inglês do cotidiano.
  • Assista “English in a Minute”: nele são trazidos expressões idiomáticas e gírias. Tudo de maneira bem didática e explicada detalhadamente. E o melhor de tudo é que é em apenas um minuto.
  • Escute diálogos com os olhos fechados: quando suprimimos a visão, nossa audição acaba se tornando um pouco mais sensível. Isso acontece porque nos distraímos com muita facilidade. Assim, praticar o listening de olhos fechados pode ajudar e muito!

Estudar as proposições

Como nem tudo são flores, tem alguns pontos do inglês que precisam de atenção redobrada. É o caso das preposições, que são muitas nesta língua. Por isso, a dica é aprender a colocação delas direto no contexto.

Ou seja, ao invés de você ler um milhão de regras sobre preposições, é melhor ir aprendendo conforme você entende o uso. As principais dúvidas dos alunos são:

  • To me ou for me?
  • Speak to ou Speak with?
  • On, in, into, onto ou by?

Para já facilitar esses estudos, trouxemos um vídeo do Engvid que trabalha com as preposições At, In e On, basta clicar aqui para ver.

Inglês no dia a dia: converse sozinho

A gente vive ouvindo as pessoas falando que conversar sozinho é coisa de doido, não é? Mas a verdade é que esse exercício é coisa de gente focada.

Isso porque, dificilmente, a gente encontra em casa ou no trabalho pessoas que estão dedicadas a aprender inglês como a  gente está. Então, resta para a gente se dedicar só aos nossos estudos.

Conversar sozinho, então, é um ótimo método de aprendizado. Você pode fazer isso ao ler textos, cozinhar, tomar banho… Tem gente que coloca fones de ouvido e sai conversando sozinha no meio da rua fingindo que está no celular.

Enfim, o importante é você desenvolver sua própria estratégia!

Como será que se diz isso em inglês?

Um outro método de como colocar o inglês no seu dia a dia é começar a se questionar: como se diz isso em inglês?

Então, falar português a gente sabe muito bem, trabalhamos, fofocamos, paqueramos… Tudo isso com muita facilidade. A ideia, então, é criar o hábito de pensar nesses diálogos em língua inglesa.

Ah! Mas já antecipamos: não dá para traduzir palavra por palavra. Veja um exemplo, em português dizemos: tá chovendo canivete. Mas em inglês não ficaria bom a frase “It’s raining penknife ”, na verdade, eles usam a expressão “it’s raining cats and dogs!”.

Mas, como fugir da tradução literal? É muito simples, basta jogar a frase no Google “Como dizer … em inglês?”, você vai ver que muitas pessoas têm sua dúvida e inclusive há fóruns diversos debatendo sobre o tema.

Mergulhe no vocabulário da língua

Além disso, para um colocar o inglês no dia a dia de verdade, você precisa mergulhar no vocabulário. Tire todo o tempo possível para descobrir novas palavras, seja extraindo de filmes, seja pesquisando sobre os objetos de sua casa.

Acontece que o vocabulário acaba sendo uma das bases de uma boa fluência. De nada adianta você conhecer regras gramaticais complexas e não saber quais palavras usar em determinados contextos.

Busque entretenimento em língua inglesa

E por que não aprender enquanto se diverte? Então, a dica é misturar a língua inglesa aos seus meios de entretenimento, seja:

  • Vendo séries e filmes.
  • Lendo livros.
  • Acompanhando canais no Youtube.
  • Seguindo perfis de dicas pelo Instagram.

Leia também: as melhores escolas de inglês do Brasil.

400 palavras do inglês em 30 dias!

Como aqui na Fluencypass nosso objetivo é fazer você falar inglês o mais rápido possível preparamos um roteiro de estudos GRATUITO com as 400 palavras mais usadas em inglês.

Com uma técnica que mistura vocabulário, contexto e muita prática! Você pode, inclusive, usar a estratégia que a gente passou neste artigo para complementar com mais sua pronúncia e ganhar um vocabulário ainda mais rico!

Baixe agora mesmo nosso Ebook “APRENDA AS 400 PALAVRAS MAIS IMPORTANTES DO INGLÊS EM 30 DIAS” e turbine o seu inglês!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor