...

10 dicas de como ensinar inglês do zero?

Está pensando aí como ensinar inglês do zero, mas não sabe por onde começar? Bem, é um longo caminho a ser trilhado. Mas bem gratificante se este é o seu sonho.

A professora Sandra Barro relata que ser professora de inglês é um aprendizado para a vida toda: o importante é que você nunca pare de estudar e praticar. Para dar um exemplo simples, a televisão da minha casa fica ligada em canais estrangeiros para que eu possa estar em contato com a língua em situações diferentes.

Além dela, Ricardo Santos também explica que o ensino da língua inglesa precisa ir além da sala de aula das escolas públicas. O que faz com que o professor seja mais valorizado em  escolas de idiomas, escolas particulares ou dando aulas particulares.

Assim, você precisa decidir qual ambiente está disposto a dar aulas para então estruturar sua carreira como professor de inglês. Para ajudar no seu planejamento, separamos 10 dicas de como ensinar inglês do zero.

1- Se torne fluente em inglês

Antes de tudo, você precisa estar com o inglês na ponta da língua antes de pensar em ensinar a outras pessoas. Claro que você pode praticar com seus amigos e até ensinar a eles as coisas que já sabe.

Contudo, se pretende fazer disso sua carreira, o ideal é que você seja fluente na língua e domine bem as interações no idioma. Neste caso, recomendamos que você conheça o ciclo completo da Fluencypass para aprendizagem da língua inglesa.

2- Faça uma graduação em Letras Inglês

Em segundo lugar, precisamos lembrar que o melhor caminho para ensinar inglês do zero e se tornar um professor deste idioma é ser licenciado no curso de letras inglês.

Para você entender melhor, vamos alguns desses motivos:

  • A universidade te prepara para ensinar o idioma com base em fundamentos científicos. Seja sobre pronúncia, como dar aulas e como criar estratégias para lidar com as principais dificuldades dos alunos.
  • Aprender inglês é diferente de ensinar: o processo de ensino está vinculado à habilidade de explicar, usar exemplos e entender a realidade do aluno.
  • Aumenta sua faixa de atuação: você pode até dar aula em algumas escolas de idiomas sem ter o diploma. Mas com a graduação pode dar aula em universidades, institutos e fazer parte de programas de cooperação internacional.
  • Você se torna um profissional qualificado para o ensino do idioma.

3- Aprenda a didática por trás do ensino da língua

Como dissemos, ensinar inglês do zero é muito mais sobre como passar o conhecimento da língua do que apenas ser fluente. Para tanto, é preciso fazer uso de uma série de técnicas que permite ensinar o inglês de maneira eficaz.

Esse conjunto de técnicas é chamado de didática, a respeito disso, o professor Luiz Godinho explica:

“Todas as metodologias devem incluir a conversação como elemento relevante, mas não podem deixar de dar a devida importância ao estudo e prática da gramática, leitura, redação e pronúncia”.

4- Tenha técnicas para produzir e escolher materiais de apoio

Na sequência, você não pode esquecer que precisará escolher materiais que auxiliem você a ensinar inglês do zero, anote algumas dicas:

  • Produza seus exercícios e avaliações de acordo com a demanda de seus estudantes e em conjunto com o que foi ensinado.
  • Tenha sua própria gramática, mas não fique apegado apenas à ela.

5- Participe de eventos e debates com outros professores

Além disso, o ensino de inglês no Brasil é bem antigo. Desde 1809, os povos desse país já tinham interesse pela língua. O que isso significa?

Ora, se você tem uma dúvida sobre como ensinar inglês do zero, provavelmente alguém já a teve. Por isso, pode ser muito produtivo participar de encontros de professores e debates para entender como melhorar seu método de ensino e até mesmo usar as tecnologias como suas aliadas.

6- Seja estagiário de um professor de idiomas

Agora, se você já passou por todo o processo anterior, mas ainda tem insegurança, ser um estagiário pode dar o que você precisa. Mas calma, não é só para ficar tirando xerox e carregando materiais não, viu? Foque em:

  • Identificar a rotina do seu tutor.
  • Ver como ele faz seus planos de ensino.
  • Dar suporte aos alunos.
  • Fazer quantas perguntas forem necessárias ao professor.
  • Pedir para dar algumas aulas de teste.

7- Descubra como diagnosticar as necessidades de seus alunos

Além disso, não adianta de nada ser um ótimo professor e não saber personalizar suas aulas. Acredite, você precisa ter uma grande habilidade de adaptação, uma vez que há diferentes tipos de aulas de inglês:

  • Inglês geral.
  • Inglês para viagens.
  • Inglês para negócios.
  • Inglês Instrumental.
  • Inglês para exames de proficiência.

8- Faça intercâmbio para professores de inglês

Da mesma forma, poucos sabem, mas existem modalidades de intercâmbio focadas na preparação de professores de idioma. Você sabia disso? Aqui mesmo na Fluencypass temos escolas parceiras que oferecem esse tipo de curso.

Então, entre em contato com um de nossos especialistas para entender melhor.

9- Dê aulas particulares

Pronto! Agora você já está no caminho para ensinar inglês do zero. O próximo passo é decidir como vai organizar seu trabalho. Saiba que começar com aulas particulares é uma ótima estratégia.

Você pode dar aula para seus amigos, vizinhos ou explorar a internet e usar o ensino EAD ao seu favor.

10- Busque maiores informações

Como a Sandra disse, o bom professor de inglês nunca para de estudar. Então, você precisa estar sempre buscando estratégias para melhorar seus métodos de ensino.

A Fulbright, por exemplo, tem um programa anual de capacitação de professores. Nele os participantes ganham bolsas para irem estudar nos Estados Unidos. Seria um boa, não é? 

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor