...

7 Dicas para aproveitar seu Intercâmbio de inglês

Viver a experiência de aprender uma outra língua no país em que ela é adotada como idioma oficial, é muito diferente do que aprender a mesma língua dentro de uma sala de aula no seu país. Se você optou em fazer um intercâmbio para estudar inglês, pegue papel e caneta, tome nota e PRESTE MUITA ATENÇÃO nas super dicas que vamos revelar aqui, tudo para que você – Futuro Intercambista – aproveite  ao máximo sua estadia em outro país e torne essa experiência ainda mais proveitosa!

Valorize as aulas

Colocar essa dica aqui como a primeira orientação desse texto pode parecer besteira, mas é extremamente necessário lembrar aos intercambistas que a frequência nas aulas é muito importante para que o resultado ao final do curso seja o melhor possível.

É na sala de aula que aprendemos regras gramaticais, tempos verbais, adjetivos, substantivos e todas aquelas orientações que somente um professor poderá. Por isso é tão importante frequentar a sala de aula nesse período, por mais tentador que possa parecer faltar algum dia letivo de vez em quando para aproveitar outras atividades, pode fazer com que seu rendimento de aprendizagem caia, então ATENÇÃO!

Faça amigos de outras nacionalidades

Sabemos o quanto é fácil e extremamente tentador fazer amizade com aquele grupo de brasileiros que você conheceu na cidade, afinal brasileiro sempre se junta com brasileiro, porém é importantíssimo fazer amigos de outras nacionalidades, para que assim você possa praticar o máximo seu inglês.

Quando os seus amigos são somente brasileiros, você naturalmente vai passar mais tempo falando português do que inglês, fazendo valer pouco a sua experiência no exterior. Busque fazer amigos locais e de outras nacionalidades que também estão lá estudando o inglês, para estimular a sua fluência na língua e compartilhar novas culturas.

Se aventure na cultura do país

Você sabia que mergulhar um pouco na cultura do país em que está estudando inglês pode lhe ajudar bastante a melhorar a sua prática na língua local? Não? Pois é!

Conhecer os hábitos, as tradições e o estilo de vida da população que mora na cidade onde você realiza o intercâmbio de inglês é uma ótima maneira de aprender a usar o idioma como um nativo, aprendendo inclusive, expressões e gírias típicas da região!

Desligue-se um pouco do Brasil

Ficar longe dos familiares, dos amigos e do seu país pode ser uma das situações mais difíceis que um intercambista passa quando enfrenta um período de estudos. Essa redução do contato com as raízes brasileiras, entretanto, é essencial para que você se dedique mais à experiência que está vivendo.

Quando nos afastamos um pouco dos problemas e das notícias enviadas do nosso país, nos permitimos curtir mais aquele momento único de aprendizado que somente o intercâmbio pode oferecer. Isso não significa que você precisa ficar sem dar notícia a seus amigos e familiares durante todo o período de viagem, mas sim que você se permita diminuir um pouco esse contato.

Não tenha medo de errar e se arriscar

Aprender uma outra língua é uma tarefa que exige muita dedicação e força de vontade, e por esse motivo, o intercambista precisa se permitir arriscar e errar bastante ao tentar se comunicar com outras pessoas (especialmente os nativos).

Quando você tem medo de falar a língua local, simplesmente porque não quer cometer um erro gramatical, essa falta de coragem pode lhe atrapalhar no processo de aprendizagem, já que assimilamos muito melhor nossos erros do que nossos acertos.

Por esse motivo fale muito, erre bastante mas NUNCA deixe de tentar se comunicar e se fazer entender!

Assista a televisão, vá ao cinema, leia jornais

Essa é uma dica obrigatória para você seguir durante o seu período de intercâmbio de inglês: nada de ver filmes legendados, ler livros em português ou só acessar sites de notícias brasileiros. Quando você estiver fora, use os meios de comunicação somente na língua inglesa, para que você possa praticar melhor a sua habilidade de leitura e escuta durante o seu tempo de lazer e descanso.

Por mais que isso possa parecer uma tarefa difícil nos primeiros dias de aula, você poderá perceber que, naturalmente, vai conseguir progredir na sua capacidade de compreensão dos textos de livros e revistas, e dos diálogos nos filmes e programas de TV.

Participe das atividades promovidas pela escola

A grande maioria das escolas que oferecem curso de inglês para intercambistas organizam atividades extracurriculares para seus alunos aumentarem seu contato com a língua e com a cultura local. Esses eventos são ótimas oportunidades de você conhecer novos amigos e praticar um pouco mais o seu inglês. Frequente essas atividades sempre que possível!

Pronto! Com essa ajuda, temos certeza que você vai aproveitar ao máximo o seu período de intercâmbio e de quebra, voltar para o seu país com uma fluência muito melhor nessa língua estrangeira.

E você como tem se preparado para aproveitar melhor o seu intercâmbio de inglês? Compare as escolas que podem combinar com seu destino:

Um beijo e até a próxima!

thank-you-490607_1920



Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor