Ao contrário de outros programas, o intercâmbio voluntário se concentra na filantropia. É possível a oportunidade de ter experiências diferentes, conhecer outras culturas e praticar um novo idioma.
Como também serve como trabalho auxiliar, esse método de troca é mais barato. Não é apenas uma oportunidade de enriquecer o currículo ao retornar ao Brasil, mas é uma oportunidade de estudar no exterior e adquirir habilidades pessoais e profissionais.
Achou interessante e gostaria de saber mais sobre essa alternativa? Confira todas as opções neste post para ver se essa é uma opção para o seu intercâmbio cultural!
Intercâmbio voluntário: o que é?
Os programas de intercâmbio voluntário, também conhecidos como: turismo voluntário, permitem que seja possível que vá para outro país e realize atividades de ajuda, como proteção ambiental, cuidados com animais e desenvolvimento humanitário.
De acordo com as Nações Unidas: Voluntariado significa dedicar parte do seu tempo a diversas formas de atividade, organizadas ou não, sociais ou não, sem remuneração, por interesse pessoal e espírito cívico, independentemente de ser jovem ou adulto.
O resto do tempo livre consegue aprender outro idioma e aproveitar a experiência cultural de sua experiência em outro país, como:
- Melhor integração na cultura do novo país.
- Desenvolva suas habilidades pessoais.
- Aprimore seu currículo para aumentar suas chances ao retornar ao seu país de origem.
Apesar de todas essas vantagens, o intercâmbio voluntário é uma opção mais econômica do que os métodos tradicionais mais conhecidos. Portanto, aproveite sua acomodação, alimentação e transporte e use-os com moderação.
Intercâmbio voluntário: como funciona?
Esse projeto humanitário é uma maneira de baratear as viagens internacionais, tendo vários benefícios, como: abrigo, alimentação, água, energia e transporte, e em troca, o voluntário se envolve em atividades sociais.
No entanto, dependendo do caso, a sua estadia será na casa de uma família voluntária.
Outro detalhe é que estudar, enquanto mergulha na cultura e faz trabalho voluntário é uma vantagem de adquirir novos conhecimentos. O tempo de lazer no intercâmbio oferece oportunidades para viagens e descanso.
Motivação, flexibilidade e iniciativa são, portanto, os requisitos mais importantes. Habilidades linguísticas, especialmente inglês e espanhol, são importantes e valorizadas.
Qualquer pessoa consegue participar do intercâmbio voluntário, mas é necessário trabalhar por causas humanitárias, de forma neutra e imparcial.
Além disso, o voluntário não precisa necessariamente trabalhar em uma comunidade carente. É possível optar por ser um projeto social que ache interessante.
Você também pode gostar: Como funciona o intercâmbio?
Que tipos de voluntários existem?
É possível escolher diferentes modos de trabalho voluntário. A seleção é baseada no tipo de projeto ou programa. Os mais comuns são:
- Voluntários ambientais em reservas;
- Voluntariado social com crianças;
- Trabalho voluntário no setor da saúde para trabalhar com crianças com comorbidade mental ou física.
Existem várias vagas nestas categorias. Os mais comuns são:
- Cuidar de crianças em um orfanato.
- Apoiar hospitais gerais.
- Suporte em lares de idosos;
- Apoie sua comunidade.
- Promover o esporte na comunidade.
- Contribuir para o empoderamento das mulheres.
- Cultivar e produzir alimentos para a comunidade.
Leia também: Intercâmbio barato.
Intercâmbio voluntário: quais os benefícios?
Claro, os benefícios do voluntariado são principalmente para aqueles que recebem ajuda, mas também para o próprio voluntário.
Esteja você dando aulas de português gratuitas para crianças, ou coletando lixo na sua praia local; os benefícios para o destinatário e para a comunidade em geral são geralmente uma das razões pelas quais as pessoas optam por ser voluntárias.
Mas você já pensou na importância do voluntariado para quem o faz? Na verdade, o voluntariado é benéfico para o agente por várias razões: Exercitar a empatia, novos aprendizados, conhecer novas pessoas, viver a experiência real do país.
Conclusão: A importância do voluntariado
O que está claro é que os benefícios do intercâmbio voluntário são enormes – melhora a saúde mental e física, faz novos amigos e evita a solidão, encontra significado e autoconfiança mais profunda.
Primeiro, pense no que é apaixonado – é provável que goste e se comprometa com esse tipo de trabalho.
Boa sorte quando finalmente mergulhar e certifique-se de se divertir! O voluntariado é importante – os benefícios são óbvios – mas também é importante divertir-se!
E você? Quer conhecer o exterior e aprender um novo idioma? Conheça a Fluencypass, a maior plataforma online de intercâmbio da América Latina. Faça um orçamento de intercâmbio no banner abaixo.