Imagina vivenciar por algum tempo uma cultura totalmente nova, adquirir conhecimento e se sentir imerso (a) no dia a dia de outro país. Incrível, não é mesmo?
E isso que significa intercâmbio cultural. Este um tipo de viagem que está cada vez mais procurado por pessoas de todas as idades.
Então, no artigo de hoje queremos te explicar mais sobre o intercâmbio cultural, suas características, vantagens e como fazer um!
Continue por aqui e prepare-se para abrir portas rumo a uma experiência que ficará para sempre marcada em sua vida!
Qual é o significado de intercâmbio cultural?
Existem diversos tipos de intercâmbio. Assim, quando falamos nesse assunto, logo pensamos em estudar no estrangeiro. Claro que o estudo consiste no pilar de todo intercâmbio.
No entanto, essa atividade pode ser bem mais ampla, ou seja, ultrapassar os limites de uma sala de aula. Em outras palavras, é possível vivenciar uma experiência imersiva dentro de determinada cultura.
Dessa forma, entra em cena o intercâmbio cultural. Nesse tipo de intercâmbio, a pessoa não vai “apenas” estudar no estrangeiro, mas conhecer muitos outros aspectos da cultura local.
Ficou interessado (a)? Nós te entendemos! Afinal, o intercâmbio cultural origina novas oportunidades e contribui para a evolução pessoal e profissional de qualquer pessoa.
Qual o objetivo do intercâmbio cultural?
De modo geral, o intercâmbio cultural tem como principal objetivo proporcionar um conhecimento mais aprofundado da cultura de outro país.
Assim, a pessoa vai realizar uma viagem ao exterior com a finalidade de conhecer uma nova cultura. E isso pode ser feito de diversas formas, como por exemplo, por meio de um curso de idioma ou atividade profissional.
Além disso, a pessoa não viaja apenas com o objetivo de estudar, mas de vivenciar por completo a cultura do país.
Deste modo, o intercâmbio acontece também fora da sala de aula, no dia a dia da pessoa durante sua estadia no estrangeiro.
Então, o intercâmbio cultural também é uma forma de o intercambista conhecer as tradições do país, adquirindo um aprendizado para toda a vida.
Como é feito o intercâmbio cultural?
A maneira mais simples de fazer um intercâmbio cultural é através de um curso de idioma no exterior. Por exemplo: você deseja vivenciar a cultura norte-americana? Então a melhor alternativa é fazer um curso de inglês nos EUA.
O tempo do curso varia conforme cada programa de intercâmbio, podendo durar algumas semanas, meses ou até um ano.
Além do mais, existem outras maneiras de fazer intercâmbio cultural e vamos ver quais são elas na sequência desse artigo.
Vale lembrar que esse tipo de intercâmbio não envolve apenas a experiência em sala de aula. O intercambista vai viver o dia a dia do país estrangeiro, visitar lugares, experimentar a gastronomia e outras expressões culturais do local.
Onde fazer intercâmbio cultural?
Você tem várias opções na hora de decidir onde fazer intercâmbio cultural. Nesse sentido, é sempre importante ficar atento a tudo que envolve os pré-requisitos, documentação e demais exigências.
Assim, cada país possui suas próprias regras para intercâmbio. Existem também inúmeros programas disponíveis e você deve escolher o ideal para seu perfil.
Nesse caso, leve em conta fatores como país do intercâmbio, duração do curso, nível do ensino, valores a serem investidos e documentos necessários.
Por exemplo, se pretende fazer um intercâmbio cultural nos EUA, tenha em mente que vai precisar de um visto específico para a realização dessa atividade!
De todo modo, é muito importante entrar em contato com uma empresa especializada, de confiança e com boa reputação no segmento de intercâmbios.
Dito isto, entre os países mais procurados para intercâmbio cultural, podemos citar:
- Estados Unidos: cidades como Miami, Nova York, Chicago, Boston, Los Angeles, San Diego e Philadelphia estão entre as favoritas dos brasileiros;
- Inglaterra: destaque para cidades como Londres, Brighton, Chester, Bristol, Bournemouth, entre outras;
- Irlanda: destaque principal para a capital Dublin e para Cork;
- Canadá: Montreal, Quebec, Calgary, Ottawa e Halifax estão entre as principais;
Se quiser saber mais sobre intercâmbio cultural e encontrar um destino para você, compare os principais destinos gratuitamente na planilha abaixo:
Quais são os tipos de intercâmbio cultural?
Como destacamos anteriormente, existem diversos tipos de intercâmbio cultural. Vamos ver quais são eles:
- Intercâmbio para estudar e trabalhar;
- Para apenas trabalhar;
- Ou ainda para apenas estudar.
Se você pretende estudar no exterior, pode investir em um curso de idiomas, mas não só.
Afinal, também existem opções de intercâmbio com cursos de graduação e pós-graduação. Em relação ao trabalho, existe também a opção de trabalho voluntário.
Quais as vantagens dos intercâmbios culturais?
Os intercâmbios culturais apresentam diversas vantagens, tanto na questão educacional como na questão pessoal no que diz respeito a experiência de vida. Nesse sentido, confira os principais benefícios em investir em um intercâmbio desse tipo:
- Aprendizado: você terá a chance de aprender algo novo e que será útil para seu futuro profissional. Um curso de idioma, por exemplo, é essencial nos dias de hoje para quem busca uma carreira sólida e de sucesso;
- Conhecimento: o intercâmbio cultural proporciona diversos conhecimentos que vão muito além das questões teóricas;
- Imersão cultural: aprender sobre a cultura e tradições do país estrangeiro significa fazer uma imersão na vida diária da localidade. Isso agregará experiências que serão para sempre lembradas;
- Convivência: um intercâmbio proporciona que o estudante conheça novas pessoas, exercitando também as relações sociais. Imagina fazer amigos estrangeiros e manter essas relações mesmo após você voltar para o Brasil?
- Currículo: por fim, acrescentar um intercâmbio cultural em seu currículo vai enriquecê-lo e abrir portas para novas oportunidades profissionais.
Então, viu as inúmeras vantagens de investir em um intercâmbio cultural? Prepare-se para viver momentos incríveis e comece seu planejamento agora mesmo!
O que preciso para fazer intercâmbio cultural?
O primeiro passo para fazer intercâmbio cultural é escolher uma boa agência e elaborar um planejamento financeiro.
O curso que você vai escolher precisa estar dentro do planejamento. É preciso levar em conta o poder de investimento, seus objetivos e o tempo que pretende ficar no exterior.
Assim sendo, agora queremos te dar uma dica valiosa para contribuir com sua experiência. A Fluencypass é sua melhor opção quando o assunto é intercâmbio cultural.
Primeiro, não cobramos taxa de agenciamento e oferecemos um suporte completo para quem deseja fazer intercâmbio.
Além disso contamos com uma plataforma digital super moderna a intuitiva para conectar estudantes e escolas no exterior.
Com isso, você encontrará mais opções de escolas, de acordo com seus objetivos e possibilidades financeiras.
Então, partiu intercâmbio cultural?