...

Quais são os 6 tipos de intercâmbio? [2024]

No artigo de hoje você vai conhecer os tipos de intercâmbio! Afinal, essa é uma experiência incrível e que todas as pessoas precisam viver um dia na vida. E mesmo que isso signifique apenas conseguir arcar com os gastos de uma viagem como essa na vida adulta.

Então, se você está com a cabeça aberta para viver uma experiência tão completa socialmente e culturalmente quanto um intercâmbio, que tal conhecer quais são os tipos de programas que você pode procurar se inscrever?

O que é um intercâmbio?

Vamos começar explicando o básico: o que é um intercâmbio? Depois, vamos conhecer quais são os tipos de intercâmbio e se aprofundar no assunto! 

Nesse sentido, quando analisamos o significado amplo da palavra intercâmbio, concluímos que ela representa uma troca de experiências entre indivíduos de diferentes nações. Na prática, esse termo está muito ligado a viagens para o exterior, onde a pessoa vai permanecer por determinado período em outro país.

Assim, ela vai entrar em contato com uma cultura nova, absorvendo conhecimento e conhecendo novas pessoas. Além disso, o intercâmbio pode envolver diversas atividades, como, por exemplo, estudo de um novo idioma, outros aprendizados, trabalho e até mesmo turismo!

E os tipos de intercâmbio estão relacionados a essa questão! Então, convidamos você a continuar a leitura para saber mais sobre o tema. Ah, e se quiser saber mais sobre intercâmbio, indicamos a leitura desse artigo desenvolvido por nossa equipe!

Quem pode fazer intercâmbio?

Antes de conhecermos os tipos de intercâmbio, achamos necessário responder essa pergunta. Afinal de contas, quem pode passar por essa experiência incrível? TODO MUNDO! É isso mesmo! Qualquer pessoa pode fazer intercâmbio, independente da idade (A depender do programa), escolaridade ou classe social. 

O segredo é garimpar os melhores programas e encontrar as melhores oportunidades de acordo com suas possibilidades e objetivos. Infelizmente, hoje em dia ainda existe muito preconceito, principalmente sobre a idade. 

Em outras palavras, muita gente acha que “já passou da idade” de fazer intercâmbio. Mas reforçamos que pessoas de todas as idades podem ter essa vivência! Se você tem interesse em fazer intercâmbio, entre em contato com a Fluencypass e veja as nossas alternativas!

Tipos de intercâmbio

Como destacamos anteriormente, existem diversos tipos de intercâmbio, de acordo com o tipo de atividade a ser realizada no exterior. Vamos ver quais são eles? 

1. College

Nos EUA, o College é uma modalidade de ensino com duração menor do que a faculdade, sendo uma espécie de curso técnico, quando comparamos com o Brasil. 

Porém, o College pode oferecer os mesmos cursos que algumas Universidades, dependendo da sua estrutura. Dessa forma, os norte-americanos utilizam o termo College geralmente para se referir a uma instituição menor e com menos recursos.

Aqui, cabe destacar que o College não é o mesmo que ensino médio (o ensino médio é o High School, que falaremos mais adiante). Assim, para ter acesso a um College, você vai precisar cumprir certos requisitos e juntar toda a documentação. 

Se quiser saber mais, indicamos a leitura do artigo Tudo sobre College nos Estados Unidos

2. Intercâmbio de inglês

O intercâmbio de inglês é uma das modalidades mais comuns de intercâmbio. Nela, você vai fazer um curso de inglês nos EUA ou em outro país que fale inglês, ficando mais próximo da cultura local. O objetivo é se aperfeiçoar no idioma.

Existem muitas opções para intercâmbio de inglês. Elas variam principalmente de acordo com a duração do curso. Assim, existem intercâmbio de algumas semanas, de 6 meses, 12 meses e até mais!

Quer saber tudo sobre o intercâmbio de inglês? Leia o artigo Intercâmbio de Inglês: Como e onde Fazer (2024)

3. High School

Como destacamos anteriormente, o High School é o ensino médio dos EUA, que dura 4 anos no total. As aulas iniciam no período da manhã e acabam à tarde, ou seja, o estudante vai passar a maior parte do dia na escola. 

O ensino médio norte-americano dá acesso a várias oportunidades. Por exemplo, o intercambista pode ingressar em equipes esportivas da escola e participar de outras atividades. Tudo isso vai agregar na experiência do indivíduo e contribuir para seu currículo. 

Porém, nesse caso, fazer um intercâmbio High School vai exigir o cumprimento de um requisito importante: a idade! Tem interesse nesse tipo de intercâmbio? Saiba o que é High School e como funciona!

4. Au Pair

Au Pair é um tipo de intercâmbio onde o viajante vai a outro país com o objetivo principal de aprender um novo idioma. Porém, ela também trabalha em uma casa de família, cuidando das crianças que moram no local

Pelo trabalho realizado, a pessoa recebe toda a assistência necessária, incluindo moradia (na própria casa onde trabalha), alimentação, assistência médica e um salário. Confira nosso artigo sobre Au Pair!

5. Intercâmbio voluntário

No intercâmbio voluntário, a pessoa viaja para outro país com o intuito de realizar uma atividade voluntária, sem remuneração. As atividades mais comuns envolvem o desenvolvimento humanitário, proteção animal e ambiental, entre outras

Porém, o voluntário terá acesso a vários benefícios, como alimentação, transporte, moradia, etc. Assim, essa é uma modalidade muito buscada por pessoas que não tem tanto poder de investimento, pois deixa a viagem menos cara

6. Gratuito

Por fim, temos o intercâmbio gratuito, que é destinado a pessoas que realmente não tem condições de arcar com os custos de uma viagem para fora do Brasil.

Dessa forma, existem programas que viabilizam isso. Eles oferecem bolsas de estudo no exterior. Vale ressaltar que muitos não são 100% gratuitos, mas cobrem grande parte dos custos! 

Qual o país mais fácil de fazer intercâmbio?

A resposta para a pergunta desse tópico vai depender de muitos fatores. Tenha em mente que entrar em um país estrangeiro envolve alguns processos burocráticos. Assim, alguns países exigem vistos específicos, outros não, como é o caso de Malta e Irlanda. 

Verificar os requisitos para cada país é fundamental! Mas claro que há outros elementos importantes, como possibilidade de investimento e ainda o desejo do intercambista. Afinal, não adianta viajar para um país no qual você não tenha extremo interesse. 

Dito isto, pesquise os melhores lugares para fazer intercâmbio e escolha o mais adequado de acordo com suas possibilidades e objetivos!

Qual tipo de intercâmbio escolher?

Por fim, queremos deixar bem explicado que o tipo de intercâmbio depende dos seus objetivos e preferências, sendo uma decisão muito pessoal! Mas, para fazer a melhor escolha, é essencial pesquisar bastante. 

Além disso, existem outros tipos de intercâmbios além dos que citamos aqui. Por exemplo, existe o intercâmbio profissional, cursos alternativos, universitário, entre outros.  Se você tem interesse no assunto, converse com nossa equipe e veja as soluções que temos em relação a programas de intercâmbio. 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor