Prova de Cambridge: como funciona, níveis e como se preparar

17 de janeiro de 2026Laura VitóriaBy Laura Vitória7 Minutes

Para quem busca uma certificação de domínio de inglês de qualidade e autoridade, a prova de Cambridge é uma ótima escolha.

Este exame conta com uma série de processos avaliativos desenvolvidos pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Dessa forma, ele avalia seu nível de proficiência das mais diversas formas, o que garante uma análise completa de sua proficiência.

Se você quer mais informações sobre essa prova, continue a leitura deste artigo. Veja como ela funciona, sua estrutura e dicas para se dar bem em seu exame.

O que é a prova de Cambridge?

Se você quer testar suas habilidades de idioma, seja realizando aulas presenciais ou em cursos de inglês online, é muito importante entender a estrutura da prova.

De forma geral, este é um exame feito para certificar o nível de inglês de seus participantes de forma internacional. Para isso, ela conta com a participação de profissionais da Cambridge English Qualifications, setor da universidade especializado no idioma.

Seu principal objetivo é avaliar o nível de inglês do candidato de forma prática. Para isso, a prova de Cambridge possui quatro pilares principais:

  • Leitura.
  • Escrita.
  • Conversação.
  • Escuta.

Um dos principais diferenciais desse exame é que, ao contrário de outros, o seu certificado não tem data de validade. Assim, ao fazê-lo você não precisará se preocupar com a sua certificação expirando. Esta é uma grande vantagem em relação ao TOEFL e o IELTS, por exemplo

Quais tipos de prova de Cambridge existem?

Por se tratar de um exame completo, a prova de Cambridge tem diferentes classificações. Neste sentido, sua estrutura contempla desde o nível iniciante (A1) até o proficiente (C2). Para tanto, ela divide em:

  • Young Learners English (YLE) = focado para certificar crianças.
  • Key English Test (KEY) = feito para o nível básico A1 e A2.
  • Preliminary English Test (PET) = exame dedicado ao nível B1.
  • First Certificate in English (FCE) = exame que certifica o nível B2.
  • Certificate in Advanced English (CAE) = focado no nível C1.
  • Certificate in of Proficiency in English (CPE) = exame que certifica o nível C2.

Para além desses níveis, o exame também dispõe de outras certificações específicas. Nesse sentido, destaque para a Business English Certificate (BEC), focado em inglês para negócios.

Por fim, vale lembrar que todas essas categorias estão de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).

Como se preparar para a prova de Cambridge?

É claro que tudo depende do nível da prova que você pretende prestar. Mas em geral existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Para tanto, considere o seguinte:

  • Em primeiro lugar, é muito importante estudar o formato da prova. Para isso, leve em conta a divisão descrita acima, com foco em cada sessão de maneira específica.
  • Aproveite para estudar os materiais oficiais disponibilizados pela plataforma de Cambridge. Em seu site você encontra livros gratuitos e simulados.
  • Além disso, outra boa dica é organizar blocos de estudo para cada uma das quatro partes da prova. Dedique tempo igual para leitura, escrita, fala e escuta.
  • Outra dica interessante é fazer os simulados de forma cronometrada, de olho no tempo oficial da prova. Isso vai te ajudar a se preparar adequadamente.
  • Existem ainda cursos especializados em te preparar para a prova de Cambridge. Essa pode ser uma boa opção para garantir bons resultados.

Qual o nível exigido na prova de Cambridge?

Para responder a essa pergunta, novamente você deve considerar seus objetivos e seu nível de inglês. Nesse sentido, existe um certo consenso que pode te ajudar:

  • No caso de estudo ou trabalho, o mais recomendado é fazer uma prova de proficiência nível B1 ou C2.
  • Já para comprovação acadêmica de alto nível, ou em casos de migração, o ideal é fazer o exame para C1.
  • Fora essas circunstâncias, casos específicos ou de comprovação temporária, outro exame específico oferecido pela instituição é suficiente.

Com isso em mente, o mais importante é avaliar a finalidade de sua certificação. Assim você poderá fazer a escolha certa de acordo com suas necessidades.

Como aprender inglês para a prova de Cambridge?

Não importa se você é um aluno iniciante, intermediário ou avançado. Esse tipo de prova vai exigir conhecimentos específicos e profundos do idioma. Assim sendo, considere o seguinte:

  • Primeiro, tenha uma rotina de estudo com prática diária dos diferentes aspectos do idioma por, no mínimo, 30 minutos.
  • Procure consumir o máximo possível de conteúdos em inglês, tanto em texto quanto em áudio e vídeo.
  • Além disso, pratique a conversação e a escuta de forma frequente, abrangendo suas particularidades específicas.
  • Conte também com aplicativos e plataformas para ajudar em seu aprendizado, usando a tecnologia a seu favor.

Colocando essas estratégias em prática, em pouco tempo você verá um progresso expressivo na sua preparação para o exame.

Prova de Cambridge: conclusão

Como um dos exames mais completos e respeitados do mundo, a prova de Cambridge merece destaque. Mas para conseguir os resultados que você espera, é preciso se preparar da melhor maneira possível.

Para tanto, o conhecimento da estrutura da prova, aliado às dicas acima podem ajudar muito. E se quiser aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma, vamos te ajudar.

Para isso, clique nesse link e garanta acesso gratuito a um e-book para aprender 400 palavras em inglês em 30 dias.

Por fim, também temos uma última dica para aperfeiçoar seu nível de inglês da melhor forma. Clique no banner abaixo e tenha acesso a um ranking completo com os melhores cursos de inglês online. Boa sorte!

Índice