...

Como estar mais conectado com o mundo? Fale inglês!

Como estar mais conectado com o mundo? Falar inglês é conectar-se com o mundo! Pois é, se considerarmos o mundo um tecido, o inglês é a linha que une todas as partes.

Ao redor do planeta, diversas línguas já foram marcantes por fazerem parte de impérios e intermediar negociações. Aconteceu com o Grego, o Latim, o Árabe e até o Francês!

Nos dias atuais, é a língua inglesa que domina o mundo. Sim, ela tem se mostrado cada vez mais importante e se espalhado por todo o globo.

Então, posso afirmar com absoluta certeza “Falar inglês é conectar-se com o mundo”, quer descobrir por quê? Continua a leitura comigo.

Mais que palavras: cultura!

Lá no século V, quando três tribos germânicas invadiram a Britânia, elas não sabiam, mas estavam influenciando em toda a história da humanidade. Como conta o site Brasil Escola, foram os Anglos, Saxões e Jutos que, em contato, deram forma a língua que conhecemos hoje como inglês.

Ainda assim, séculos de transformações fizeram o arcaico (thy, ye, thine, art) chegar à língua moderna (Idk, LOL, Thug Life) que conhecemos hoje.

A Inglaterra também teve papel central no modo como esse idioma se apresentou nas áreas mais remotas. Para se ter noção, do século XVI ao XVIII, houve conquistas de terras americanas, africanas e oceânicas.

Por isso, fala-se inglês nos cinco continentes, sendo que cada um tem sua cultura própria. Assim, ao aprender essa língua você acessará costumes Canadenses, Estadunidenses, Sul-Africanos, Australianos, Neozelandeses e Ingleses por meio de filmes, por exemplo.

O inglês é praticamente uma língua universal

Lembra que conversávamos sobre a importância das línguas em diferentes épocas? Pois bem, o inglês é a atual língua franca do nosso planeta.

Uma língua franca é aquela usada por povos de diferentes nacionalidades com o intuito de trocar informações relevantes, fazer negócios e fomentar conhecimento.

Você até pode ter ouvido falar do Esperanto, ele foi projetado para ser uma língua universal, pois teria gramática simples e não pertenceria a nenhum país. 

Porém foi o inglês que se consolidou como língua internacional devido a sua aceitação em diferentes países e isso te ajuda a como se conectar com o mundo.

I’m sorry Esperanto!

A importância da prática

Ainda falando sobre aprender inglês, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

A língua mais falada ao redor do mundo

Do ponto de vista demográfico, o idioma com mais falantes nativos é o chinês. Contudo, quando se pensa em mais falantes, o inglês ganha em disparada.

Além de ser segunda língua oficial em diversos países, o inglês é o idioma mais aprendido ao redor do mundo. Estima-se que 500 milhões de pessoas sejam fluentes nesse idioma, é 1 a cada 5 pessoas.

Você já está incluso nesta estatística ou ainda duvida que falar inglês é conectar-se com o mundo?

Aprender inglês: Viajar, estudar e morar em outro país

Além disso, não é só nas situações formais que a língua inglesa se destaca, os momentos de lazer também podem ser potencializados ao saber o idioma. 

Imagina só, você decide passar as férias na Europa e senta em um barzinho na Irlanda. A partir daqui sua experiência pode se bifurcar em duas possibilidades:

  1. Sorrir e gesticular para os outros presentes e forçar uma compreensão.
  2. Ter uma conversa fluída e profunda, podendo fazer amizades duradouras.

Já deu para entender que ao viajar é melhor colocar o inglês na bagagem. Sem falar que ele vai estar presente nos aeroportos, sinalizações e em audioguias de museus.

Seu sonho é estudar fora?

Muitos estudantes brasileiros também têm vontade de morar no exterior, o primeiro passo para que isso aconteça é estudando a língua inglesa. Acontece que a maioria das universidades solicitam certificação no idioma para que aconteça a aceitação.

Até mesmo em Portugal, há universidades que ministram algumas disciplinas somente em língua estrangeira.

Somado a isso, provavelmente ao longo do curso será necessário apresentar seus trabalhos em congressos internacionais. E adivinha qual vai ser a língua padrão?

Morar no exterior significa falar inglês

Claro que é possível se instalar em alguns países sem falar inglês, mas, a verdade é que, para trabalhar, essa habilidade vai ser requerida. Muitas pessoas que vão emigrar se iludem devido ao contexto brasileiro.

No nosso país, apenas 5% da população é bilingue, o que significa que qualquer um que domine outro idioma se destaca. Isso não é verdade quando se fala em outras localidades.

Dependendo do destino e da vaga escolhida, o contratante já espera que você saiba falar inglês. Assim, o diferencial vai ser Alemão, Francês, Japonês ou Mandarim.

Ah! E já que estamos falando disso, aqui mesmo no Brasil, segundo o jornal o Globo, quem se comunica bem nessa língua tem um aumento de pelo menos 30% do salário.

Acessar conhecimentos no mundo inteiro

Não tem jeito, falar inglês é mesmo conectar-se com o mundo. Até mesmo o conhecimento científico divulgado precisa estar escrito em inglês.

O mesmo acontece na internet, se você ainda não notou essa é uma das melhores dicas: para ter vantagem e acessar produtos em primeira mão, acesse em inglês.

Eu, por exemplo, já li livros antes deles serem lançados no Brasil, acessei jogos, assisti filmes e séries antes de sair a dublagem e até mesmo me aprimoro usando o inglês.

Igualmente, boa parte das técnicas revolucionárias que vemos para gestão de equipes e organização de empresas são importadas de nossos amigos gringos. É claro que temos ótimos tradutores, mas eu ainda prefiro acessar a informação na fonte, e você?

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor