...

Como é fazer um intercâmbio em Malta?

Como é fazer um intercâmbio em Malta?” deve ser a primeira pergunta a se fazer, se já passou pela sua cabeça tirar um período sabático e estudar inglês.

Malta é muito mais que um simples destino para se estudar, é um pedaço do paraíso na terra. Lilian Rossoni, empresária no campo do turismo, diz ter se apaixonado pelo arquipélago e mora lá há mais de 10 anos.

E esse não é o único caso de brasileiros que são encantados pelas belezas maltesas, todos intercambistas acabam admirando-se com o povo, as paisagens, a gastronomia e o clima.

Ficou curioso para saber como é fazer um intercâmbio em Malta? A Fluencypass te conta.

Precisa de visto?

De início, já trago notícias boas, caso seu intercâmbio seja por 3 meses, não há necessidade alguma de solicitar visto. Basta entrar em contato com a escola, comprar sua passagem, fazer as malas e ir.

Entretanto, para quem quer aproveitar por um momento maior, a dica é começar por esse período mais curto e renovar a estada na ilha mesmo. Pois é, não há consulado aqui no Brasil.

Mas pode ficar tranquilo, não é nada complicado. Assim que estiver chegando próximo ao fim de seus 90 dias, você precisa ir até a imigração em Valleta, munido dos seguintes documentos:

  • Carta de aceitação da escola.
  • Comprovante de Residência.
  • Seguro Saúde Internacional.
  • Passagem de retorno ao Brasil.
  • Comprovativo de meios de subsistência.

A cultura maltesa é muito diferente?

Por se tratar de uma ilha, é comum que as pessoas pensem que a cultura vai ser muito diferente do normal. Só que não é bem assim, primeiramente, os povos malteses são bem acolhedores e bem humorados.

É muito comum, por exemplo, que os malteses toquem um gênero de música chamada Ghana, ela é tocada em bares e locais públicos por grupos com violões.

Ainda em cultura, os barcos tradicionais, Luzzu, são queridinhos para fotos. Eles são feitos de madeira e costumam ser pintados em cores primárias com tons fortes.

falando de gastronomia de Malta, os pratos que devem estar na sua lista são:

  • Timpana: é um prato bem comum, sendo uma torta que leva macarrão pene, molho bolonhesa e queijo, como recheio.
  • Pastizz: uma massa folhada deliciosa que pode ser recheada com itens salgados ou doces.
  • Tal-Lampuki: nessa torta, o peixe Lampuki, típico da região é temperado e servido como recheio.
  • Minestra: é a opção que agrada até quem não como carne. O prato consiste em uma sopa feita com cenouras, abóbora, vagem e outros vegetais.
  • Fenek: a carne de coelho também é outra iguaria da cozinha maltesa, será que você tem coragem de se aventurar?

Principais cidades para fazer seu intercâmbio

Pensando em “Como é fazer um intercâmbio em Malta?”, não podemos deixar de responder que se deslocar é muito fácil. A ilha, na verdade, é o menor país da Europa, são cerca de 300 km.

Acho que você já entendeu onde quero chegar, não é? Independentemente de onde você se hospede, dará para conhecer toda o país em poucas horas. Assim, as cidades que podem te interessar são:

  • Valleta: é a capital de Malta e foi tombada como patrimônio histórico da humanidade.
  • St Julians: é o “point” noturno, onde estão localizadas as principais baladas e é o coração da vida noturna.
  • St. Paul’s Bay: também é bem reconhecida pelos estudantes, mas tem ares mais pacatos.
  • Sliema: está do lado da capital e recheada de edificações antigas, Game of Trones teve algumas gravações nela.
  • Ilha de Gozo: essa é propícia para os intercambistas exploradores que gostam de curtir paisagens, fazer caminhadas e trilhas. A ilha é bem calma, mas tem cenários de tirar o fôlego.

Custo de vida no arquipélago

O melhor, é que o custo de vida de Malta cabe no bolso de qualquer um. É verdade que vai depender bastante do estilo de vida de cada pessoa. Ainda assim, se comparado com o custo de morar na Inglaterra ou na Irlanda, sai muito a pena, pois:

  • Economiza-se muito com transporte.
  • O aluguel é mais barato.
  • Os cursos de inglês são pelo menos 30% mais em conta.
  • A alimentação não é cara.
  • Não se paga para entrar nas casas noturnas.

Quer mais do que isso? Além de contar com praias cristalinas e sol quase o ano todo, dá para economizar bastante. Mas se ainda falta motivação, que tal 5 motivos para um intercâmbio em Malta?

5 Vantagens de Estudar em Malta

  1. Fazer atividades ao ar livre

Quem está em Malta parece viver no felizes para sempre dos filmes. Para se ter ideia, muitas estudantes já falaram que vão para aula de com biquíni por baixo da roupa, assim, é só se jogar na água depois de estudar.

Sem falar que dá para nadar, mergulhar, jogar vôlei, peteca e gastar bastante energia.

  1. Turmas Diversificadas

Dificilmente você terá outros brasileiros na sua turma, isso ajuda você a ter que falar em inglês de qualquer jeito, ou sai fluente ou sai fluente!

  1. Viagem para outros lugares da Europa

Pegando um voo de Malta, é possível conhecer outros países pagando bastante barato. Imagina só, em um fim de semana você está em Veneza, no outro em Atenas.

  1. O ônibus é super barato

Sim! Custa apenas 2€ e te leva por toda a cidade, além disso, dependendo do período, o preço baixa para 1,5€ e você pode usar durante duas horas. 

Já teve relatos de pessoas que aproveitavam o custo apenas para observar as paisagens e monumentos pela janela do ônibus, um Sightseeing, só que extremamente barato.

  1. Drinks de graça na balada

Diferente de outros destinos, não se paga para entrar na balada, mas além de tudo, você ganha drinks de cortesia. Tem gente que fica bem animado sem pagar nada pela bebida.

Intercâmbio em Malta: como trabalhar?

O trabalho para intercambistas foi liberado recentemente em Malta, para isso acontecer, é preciso estar devidamente matriculado na escola e solicitar a liberação.

Assim, você poderá trabalhar até 20 horas por semana, sendo que as atividades comumente são:

  • Garçom.
  • Lavador de pratos.
  • Limpeza.
  • Auxiliar geral.

Quem tem experiência em alguma área específica também pode se candidatar para outras vagas, mas precisa ter uma experiência comprovável de 3 anos.Com tantas facilidades, o melhor mesmo é se preparar e ir fazer seu intercâmbio em Malta.

Estude no país dos seus sonhos. Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio:

Comece seu planejamento!

Eaí, conseguiu decidir qual o destino ideal para você? Ainda não? Não tem problema!

Aqui na Fluencypass você pode comparar seu intercâmbio, sem pagar nada a mais por isso e sem ter o trabalho de sair de casa!

Não perca a oportunidade de alcançar novos patamares e alavancar de vez sua vida!

 

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor