...

Como começar a estudar língua inglesa?

Como começar a estudar língua inglesa? Como ser bilíngue? Brasileiro consegue falar inglês?

Esses são questionamentos constantes aqui no blog e justamente o nosso objetivo é esclarecê-los. Para começar, trazemos boas notícias, pois a gente vive falando e vendo reportagens que o número de pessoas que sabem inglês no Brasil é baixo.

Contudo, relatórios divulgados no ano de 2021 mostram que os brasileiros têm se esforçado para aprender o idioma. Já são mais de 61% da população aprendendo o idioma. Então, já conseguimos responder uma das perguntas: dá sim para ser bilíngue sendo brasileiro, basta estudar.

Agora, você quer saber como ter um bom ciclo de aprendizado e começar a estudar a língua inglesa? Vem com a gente da Fluencypass!

Avaliar seu perfil de aprendizagem é essencial

Antes de tudo, ao pensar em como começar a estudar a língua inglesa, você precisa se conhecer. Muitas pessoas já cansaram de ir para a escola de idiomas e sempre acabam abandonando o curso. Isso acaba criando traumas  a respeito da língua!

Mas não precisa ser assim, pois cada um tem um jeito que favorece mais ou menos seu tipo de estudos, vamos conferir alguns jeitos de estudar a língua inglesa?

  • Aprender sozinho: o chamado autodidata tem facilidade de absorver conteúdos e ver os padrões da língua. Pode ser difícil acompanhar o coletivo, já que entende as regras com muito mais facilidade, o ideal é estudar inglês sozinho e ter um tutor para tirar dúvidas corriqueiras.
  • Escola de idiomas: principalmente para adolescentes, a escola é um ambiente fértil para a aprendizagem coletiva, na qual diversas pessoas vão se complementando e ajudando a “simular” situações reais de uso da língua. Mas você pode encontrar pessoas em diferentes níveis de inglês e com maior ou menor facilidade.
  • Professor particular: as aulas particulares permitem que o aluno tenha uma orientação mais personalizada e suas características sejam valorizadas. Se você aprende mais pela visualidade, por exemplo, o professor pode usar esse caminho para potencializar seus estudos.

A importância da prática

Ainda falando sobre aprender inglês, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Criar uma rotina

Além disso, para consolidar seus estudos vai ser necessário ter uma rotina que agregue o conhecimento necessário. Neste caso, você precisa criar espaços durante a sua semana para permitir que haja um tempo de valor dedicado a estudar a língua inglesa.

Não é indicado colocar só para os fins de semana, mas praticar inglês no mínimo meia hora por dia e ter horas específicas para estudo de gramática e uso.

Incorporar o inglês aos seus hobbies

Da mesma forma, um jeito bem sutil de acostumar seu cérebro a língua inglesa é mesclar o inglês com seus hobbies pessoais. Digamos que você seja viciado em jogar videogames, uma boa dica é trocar a língua do jogo.

O mesmo pode ser para quem gosta de desenhar, ver séries e filmes… Isso porque nosso cérebro precisa entender que a língua faz parte de seu dia a dia, para então cristalizá-la em suas estruturas internas.

Ter um material para se guiar

Ah! Não dá para sair pulando de um lado para o outro, o melhor mesmo é escolher um método e um material de apoio e se guiar a partir dele. A gente sabe que você vai ter dúvidas no meio do caminho e não vai entender tudo de cara.

Ainda assim, um livro específico ou uma plataforma de apoio ajuda a criar um meio mais sólido para o desenvolvimento de sua fluência.

Estudar a língua inglesa: criar metas de aprendizagem

Na sequência, tenha em mente metas de aprendizagem para guiar seus estudos. Primeiramente, crie um objetivo mais longevo:

  • Quero estudar inglês para entrar em tal universidade.
  • Preciso estudar inglês para dobrar meu salário.
  • Em tal ano vou viajar no exterior e preciso ser fluente em inglês.

A partir desses alvos maiores você pode criar as metas que vão ser como degraus de uma escada. Por exemplo, na primeira semana você precisa internalizar o verbo “to be” no presente, passado simples e futuro “Will”, na segunda semana conseguir usar todos os cumprimentos com facilidade e assim por diante.

Lembrando que você pode sempre mudar seu estilo de aprendizagem. Alguém que vai viajar, no caso, pode focar em expressões locais, como fazer perguntas e ouvir explicações sobre direções.

Fazer provas para avaliar seu nível

O próximo passo é se programar para fazer um exame de proficiência. “Mas eu não quero estudar em universidade!”

Ok, mas é importante entender se você está evoluindo ou não no idioma. A grande ajuda dos exames é mostrar exatamente nossos pontos mais fracos no idioma, às vezes, pode ser sua pronúncia, seu uso de regras gramaticais mais complexas etc.

Exposição constante à língua inglesa

Não dá para aprender um idioma sem ter contato com ele, pois não colocamos nosso aprendizado em prática. Por isso, é essencial ter exposição constante à língua inglesa.

Você vai perceber que vai aprender muito mais no cotidiano do que só nos livros, situações que favorecem essa exposição são:

Acompanhar canais no Youtube

Para dar uma força a mais, você pode acompanhar youtubers que trazem dicas e truques para destravar o inglês. Esses atalhos podem dinamizar seu aprendizado e poupar bastante tempo.

É o caso do canal da Fluencypass no Youtube, por meio dele, a gente sempre traz hacks de como estudar a língua inglesa. Mas também compartilhamos como é uma experiência de intercâmbio e como ela pode mudar sua vida.

Então, segue a gente no Youtube e nas nossas redes sociais para você ficar por dentro de conteúdos riquíssimos que vão te deixar mais perto da sua fluência!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor