...

Como Organizar Uma Reunião Em Inglês?

Apesar de parecer algo tão trivial, organizar uma reunião em inglês pode dar mais dor de cabeça do que imaginamos. Há até mesmo quem perca o sono sabendo que falará em outro idioma – e isso é relativamente normal.

Entretanto, há algumas dicas que podem facilitar e até mesmo aliviar a tensão na hora de uma negociação ou simplesmente um bate papo para alinhar as próximas decisões. 

Veja neste artigo o passo a passo parar fazer uma reunião em outro idioma e comece a pensar em implementar cada vez mais esse tipo de encontro no dia a dia da corporação (é uma forma de praticar mais o inglês). 

Por que falar inglês nos negócios é importante?

Em primeiro lugar, é legal lembrar da importância do inglês no ambiente corporativo. Como falamos inúmeras vezes aqui no blog, ter um segundo idioma na manga, pode abrir diversas portas e novas oportunidades.

Ter funcionários bilíngues dentro da sua empresa facilita a prospecção de clientes internacionais e até mesmo um bônus nas negociações importantes. Ter funcionários preparados para esse tipo de situação permite que você passe mais credibilidade no mercado.

Para saber mais sobre a importância de aprender inglês para negócios, temos um artigo completo aqui no blog para te ajudar.

Como começar uma reunião em inglês?

O primeiro passo – e fundamental – é: deixe muito claro que será uma reunião em inglês. Muitas vezes, uma pessoa pode falar muito bem em inglês, mas o simples fato de ser pega de surpresa pode estragar com tudo.

É claro que o fato de avisar irá gerar uma tensão no começo, mas é melhor fazer isso do que descobrir na última hora. 

Normalmente essas reuniões são online, o que alivia um pouco o alívio. Nesse caso, deixe claro no invite que a reunião será realiza no outro idioma. 

Elabore um cronograma bem definido 

Agora vamos para a estruturação dessa reunião. É importante que haja, de fato, um motivo para reunir as pessoas. 

É válido falar isso porque cada vez mais as empresas – principalmente com a adoção do home office – criem reuniões desnecessárias. Isso faz perder o foco e atrapalhar o fluxo de trabalho.

Enfim, tendo a reunião em inglês um bom motivo, diga qual é a pauta e elenque os principais assuntos que serão abordados durante a reunião.

Isso é muito importante para que todos estejam na mesma página no momento de se reunirem. Além disso, saber qual será o conteúdo e a ordem em que tudo será abordado facilita muito, principalmente para quem está inseguro.

Os funcionários podem treinar discursos chaves e relembrar termos técnicos importantes que serão utilizados ao decorrer da reunião. 

É claro que não dá para decorar um discurso rígido, mas é possível aquecer as ideias em inglês. 

Comece a reunião com um papo mais leve

O nervosismo das reuniões em inglês só passa quando elas se tornarem um hábito e mesmo assim ainda dá aquele friozinho na barriga. Isso é normal, até mesmo para os grandes diretores de empresas.

Se você está coordenando a reunião, a dica é começar tudo com um papo bem leve e simples. Nem que sejam apenas 3 minutinhos no início da reunião.

Isso ajuda a aliviar a tensão, fazendo com que os participantes se sintam mais à vontade para conversar em inglês. 

Aliás, essa é uma técnica que pode ser utilizada em qualquer tipo de reunião, pois deixar o time mais à vontade faz com que os funcionários se tornem mais participativos nesses encontros (o que é ótimo para o crescimento da empresa). 


Leia também: Quais são as melhores escolas de inglês do Brasil?


Relembre as conclusões da reunião anterior 

Depois de bater um papo agradável, a reunião em inglês pode definitivamente começar. 

A ideia é começar com um resumo da conclusão do que foi a reunião passada (claro que isso se houver algum assunto que valha a pena ser resgatado para dar uma introdução). 

Também é bom para quem não estava nas últimas reuniões saber exatamente qual é o enredo. 

Fale muito claramente e peça para que todos testem o som

No caso das reuniões online o áudio é um grande gargalo, principalmente quando elas são em outro idioma. 

Áudio cortando, barulho no fundo e coisas do gênero deixará a reunião impossível, então é muito importante deixar claro que todos devem testar o áudio devidamente antes de começar a reunião.

Quem tem mais dificuldade em entender outro idioma ficará totalmente prejudicado com essas questões técnicas e pode perder parte do conteúdo mais importante.

É claro que há muitas coisas imprevisíveis, como conexão ruim e coisas do gênero, mas é possível reduzir os riscos fazendo os devidos testes, comprando um bom microfone e indo até um lugar bem silencioso para fazer a reunião em inglês

via GIPHY

Grave a reunião

Mesmo que você fale bem em inglês, uma coisa ou outra pode lhe escapar ao decorrer da reunião.

E não somente isso, mesmo que ela seja em português é comum nos esquecermos de alguns detalhes importantes. 

Isso não vale apenas para reuniões em inglês, mas para todas aquelas que possuem um assunto importante a ser debatido. Gravar a reunião também uma forma de garantir maior segurança aos assuntos que estão sendo tratados.

E como fazer isso? Normalmente os próprios aplicativos de call têm essa configuração.

Skype, Teams e Google Meet, por exemplo, tem funções de realizar a gravação das reuniões. Depois todos têm acesso àquilo que foi gravado e pode assistir quantas vezes desejar. 

É uma forma de concentrar-se totalmente na reunião e, depois, fazer as devidas anotações ao assistir a gravação. 

Como melhorar seu inglês para realizar reuniões? 

Agora, pensando na parte prática de tudo isso: como fazer uma reunião em inglês? Bem, é preciso falar inglês, obviamente!

Apesar de termos muito contato com a língua e até mesmo termos feito anos e anos de inglês, quando o assunto é efetivamente ter uma conversa, principalmente no ramo corporativo, a insegurança aparece.

E isso é normal. Se você deseja melhorar ou aprender inglês, há muitas oportunidades para você conseguir melhorar a performance nessa língua. 

Uma delas é fazer cursos online de inglês corporativo. Algumas plataformas à distância oferecem aulas 24 horas por dia, sendo fácil de adaptar ao horário de trabalho.

A Fluencypass, por exemplo, é uma dessas oportunidades no mercado. Além de professores altamente qualificados, você aprender inglês 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Então, se você quer arrasar na reunião em inglês, conheça um pouco mais da Fluencypass.

aprender-ingles
Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor