...

Enem 2022: Como ir bem na prova de inglês?

O enem de 2021 acabou de passar e você não foi tão bem como gostaria? Então veja como ir bem na prova de inglês do Enem 2022!

Muitas pessoas acabam não considerando as questões de língua estrangeira, por serem apenas 5, mas elas podem fazer a diferença na soma final da sua prova.

Além disso, não vale muito a pena escolher o espanhol, se você nunca tiver estudado a língua. Na verdade, existem muitas pessoas que acabam caindo no erro de achar que conseguem “se virar” com o espanhol e erram a maioria das questões.

No caso do inglês, mesmo que seja uma língua mais diferente, temos mais contato com ela na escola e estamos mais familiarizados com músicas, séries e filmes de língua inglesa.

Por isso, no artigo de hoje vamos mostrar 10 dicas de como ir bem na prova de inglês do Enem 2022.

10 dicas de como ir bem na prova do Enem em 2022

Pronto para tirar notão no Enem? Confira abaixo as principais dicas de como ir bem na prova de inglês:

1- Estude as provas anteriores

Pode parecer meio óbvio, mas o principal meio de você entender a estrutura do Enem é analisando as provas anteriores.

O Inep tem um banco de dados com todas elas e você pode acessá-las facilmente em Gov.br. Nesse portal, há provas desde 1998, ou seja, muitas questões para você estudar.

A dica é não somente resolver as questões, mas tentar fazer isso no período de 3 minutos que é o tempo médio que o candidato tem por pergunta.

2- Use o Skimming ao seu favor

O skimming nada mais é do que a habilidade de se contextualizar sobre o assunto de um texto sem precisar lê-lo por completo.

Assim, você pode ler dados importantes como a introdução, nome de pessoas, datas e outros termos que ajude você a entender sobre o que está sendo tratado no texto.

3-  Scanning

Já o scanning é a técnica de buscar palavras específicas dentro de um texto. Na técnica você trabalha seu cérebro para agir como um computador que busca um dado específico.

Digamos que a questão seja para encontrar um sinônimo para a palavra “beautiful”, por exemplo. Com o scanning, você passa por outras palavras que não estão relacionadas, como verbos, artigos e substantivos e foca em encontrar os adjetivos.

4- Atenção ao enunciado

Outra técnica que ajuda muitas pessoas é ler a questão antes de ler os textos motivadores. Isso porque você já entende diretamente o que precisa ser respondido.

Além disso, já aproveite para ler as alternativas e ter alguma informação inicial, depois disso aplicar skimming e scanning se torna muito mais fácil.

5- Não deixe o inglês por último

E nada de pular as questões de inglês! Claro que o ideal é você fazer a prova na ordem que dê mais agilidade para você.

Mas deixar a seção de língua estrangeira para os últimos minutos pode acabar sendo perigoso, devido ao pouco tempo. E como falamos, cada pontuação pode fazer a diferença na hora da escolha de seu curso.

6- Nada de perder tempo traduzindo

Aqui quem tem mais facilidade com o inglês acaba ganhando vantagem. Isso porque a tradução pode levar o dobro ou o triplo do tempo de ler a questão no próprio idioma.

Claro que você pode traduzir uma palavra ou outra, mas tentar traduzir os textos por completo vai levar muito de seu tempo. Como ainda temos quase um ano para a prova, vale a pena se familiarizar com as questões e começar a praticar seu reading.

Quando falamos em aprender inglês, principalmente na hora de realizar provas desse nível, é importante que você coloque em prática todo o aprendizado.

Com um método inovador, aulas do iniciante ao pós avançado, conversação ilimitada para você praticar e aula particular, a Fluencypass te leva à fluência em tempo recorde, e o melhor, você pode testar por 7 dias usando tudo isso pagando apenas 1 real, confira abaixo:

7- Estude temas atuais

É quase um mantra dizer que o Enem adora temas da atualidade, haja vista seus temas de redações que já tocaram em feridas como Educação de Surdos, Racismo, Controle de Dados pela Internet…

Ou seja, a melhor forma de você se sair bem no Enem é consumindo informação de qualidade e atualizada. E isso vale para a prova de inglês! Ter acesso a portais de notícias como o BBC pode ser uma ótima ideia.

Quanto aos conhecimentos de gramática e língua inglesa, você pode acompanhar aqui mesmo pelo blog da Fluencypass, pois toda semana temos conteúdo novo.

8- Leia diferentes tipos de texto

Outra situação que sempre se repete na prova do Enem, são os diferentes gêneros textuais. Sendo que os principais deles são:

  • Poesia.
  • Trecho de livros.
  • Charges.
  • Cartoons.
  • Reportagens.
  • Propagandas.

Então, vale a pena você entender como cada um desses gêneros funcionam e como eles são abordados na prova. Quer um exemplo? No caso de poesia, pode ocorrer de perguntar sobre rima, sinônimos e metáforas.

Enquanto para as charges, vemos muitas perguntas sobre a opinião do autor do texto, suas intenções e o que isso provocou no leitor.


Leia também: Quais são as melhores escolas de inglês do Brasil?


9- Cuidado com os falso cognatos

Ah! Cuidado com os falsos cognatos, lidar com eles é como “walking on eggshells”, ou seja, pisar em ovos.

Como sabemos, cognatos são aquelas palavras em inglês que se parecem com as nossas do português. O cuidado é que nem sempre esses termos significam a mesma coisa, veja alguns exemplos:

To Pretend
Fingir
Library
Biblioteca
To support
Apoiar
Fabric
Tecido
Lecture
Palestra
Realize
Perceber

10- Estude bastante!

A última dica é que estudando inglês com frequência você vai tirar a prova de letra! A leitura de inglês precisa de muita prática para se tornar mais fácil.

Se você ainda não está acostumado com ela, comece com conteúdos mais curtos, leia em voz alta e sempre procure questões para resolver.

É essa constância em seu aprendizado que vai fazer você chegar seguro na hora de fazer o Enem 2022 e a melhor dica de como ir bem na prova de inglês.

E se você quiser ir mais rápido?

Sabemos que aprender uma nova língua de uma hora pra outra pode ser um pouco complicado, principalmente quando falamos de uma prova tão importante como o Enem de 2022.

Para seguir mais rápido, é fundamental que você tenha um método que leve do ponto A ao ponto B em uma estrutura definida.

Agora, será que estudar somente teoria fará você se tornar fluente? Como você fará para praticar conversação? E aulas particulares, já pensou sobre isso?

Com um método inovador, aulas do iniciante ao pós avançado, conversação ilimitada para você praticar e aula particular, a Fluencypass te leva à fluência em tempo recorde, e o melhor, você pode testar por 7 dias usando tudo isso pagando apenas 1 real, confira abaixo:

aprender-ingles
Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor