Entenda Como Funciona o Tax Free na Europa

Entender o Tax Free na Europa é essencial para quem pretende viajar para o continente, já que a gente sempre aproveita para fazer umas comprinhas.

Contudo, muitas pessoas nem sabem que essa funcionalidade existe nos países europeus, mas você pode tanto utilizá-la quanto ganhar mais dinheiro após fazer as compras, quanto para solicitar o recurso das taxas e impostos.

Ficou curioso e quer saber mais? Então, leia o post e descubra o que é Tax Free, como ele funciona e também se esse recurso vale a pena ou não. Boa leitura!

O que é Tax Free?

Como a maioria dos impostos recolhidos no mundo, o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), ou VAT é pago pelos cidadãos europeus e revertido em benefícios para a população do país.

Porém, como você não reside no país e portanto não usufruir desses benefícios gerados pela arrecadação deste imposto, nada mais justo do que você recuperar os seus Euros pagos em impostos quando você viaja na Europa, não é mesmo?!

Este imposto varia entre os diferentes países europeus, oscilando normalmente entre 18% e 25%. Na Holanda, por exemplo, o imposto é de 21% sob mercadorias, como por exemplo nessas locais: Mas vale ressaltar que o percentual de devolução e o valor mínimo de compra para receber o Tax Free também mudam muito de país para país.

Geralmente, as lojas oferecem todas as informações e ajuda necessária no momento da compra, para que você fique por dentro do valor que irá receber. Por isso, quando comprar algo na Europa, lembre-se de guardar a nota fiscal e também pedir o formulário para o Tax Free.

 Mas, como funciona o Tax Free na Europa?

Quando for realizar as suas compras, procure lojas que tenham o adesivo do Tax Free ou pergunte a um vendedor se eles trabalham com o sistema de Tax Free. Normalmente as lojas grandes e de departamento trabalham.

Verifique quais itens de sua compra estão cobertos pelo sistema de Tax Free e não esqueça que o item tem que sair com você da União Europeia.

Logo, indique ao caixa na hora do pagamento que você deseja o Tax Free. Ele irá passar a mercadoria e, ao final, irá preencher um formulário com os seus dados e os dados da compra.

Além disso, você deve verificar se não há horários especiais para emissão do Tax Free. Pois, dependendo da loja, não é o caixa que emite o formulário, mas um setor especial de Tax Free.

Vale ressaltar que você deve manter os itens do Tax Free juntos em uma mesma mala, pois a alfândega do país pode pedir para ver os itens um por um na sua saída da Europa.

Para evitar imprevistos, não esqueça de chegar com antecedência do seu voo no aeroporto e levar os formulários e a sua mala com os itens do Tax Free na alfândega.

Normalmente, após passar pela alfândega e ter seus itens verificados, a alfândega irá carimbar seus documentos e informar como proceder para receber o imposto de volta.

Qual a porcentagem de reembolso do Tax Free?

O valor devolvido é de até 25% sobre o valor dos produtos, mas isso depende do item adquirido e de país para país.

Vale a pena usar o tax free?

Vale a pena sim! Na Europa, o valor do imposto devolvido varia entre 16% e 25% dependendo do país em que foi efetuada a compra. Então, ao solicitar o Tax Free, você ganha um dinheiro extra que sobra para suas próximas viagens ou então para fazer compras do aeroporto.

Caso você faça uma compra de grande valor, pode fazer uma grande diferença recuperar esse imposto.

Leia também:As Melhores Escolas para Curso de Inglês em Malta

Impostos recuperados em cada país

Confira os impostos recuperados em cada país:

Em Portugal

Segundo os dados do país, em Portugal o valor do IVA (Imposto de Valor Acrescentado) é de 23%, já na Ilha da Madeira é de 16% e nos Açores o IVA é de 23%.

Para alimentos, vinhos, livros e produtos médicos o valor varia entre 6% a 13%. Entretanto, o valor do imposto devolvido é menor, calculado pelo preço do PVP.Apesar disso, vale a pena pedir o tax free em compras superiores a 65 €.

Na Itália

Na Itália, os valores de impostos podem variar entre 15% e 25% do valor do produto (o desconto do IVA funciona em 22%, mas é necessário descontar em IOF, que atualmente está em média de 6,38%).

Na França

Para saber melhor como o tax free funciona em outros países, saiba que na França, por exemplo, o valor mínimo da compra é de 175,01€.

Fora da Europa

Na Argentina o valor mínimo da compra é de 70 pesos argentinos em produtos fabricados no país, o valor do imposto é de 21%.

No México o valor mínimo da compra deve ser 1.000 pesos mexicanos e não deve passar de 3.000 pesos. O imposto devolvido é de 65%.

Para que você saiba como funciona o Tax Free no México, as maiores empresas afiliadas estão no Aeroporto Internacional do México e também no Aeroporto Internacional de Cancún. Mas, fique atento que hotéis e restaurantes não estão inclusos.

É necessário que você gaste no mínimo 1200 MXN ($200,00) em uma mesma loja, ou então, se suas compras foram feitas em dinheiro, o limite da sua devolução será 300 0MXN($500,00) por pessoa.

Conheça nossos pacotes de intercâmbio

Aqui na Fluencypass, você tem toda a acessoria com consultores especialistas em diversos assuntos, como o Tax Free. Além disso, você contará com um suporte antes, durante e depois do seu intercâmbio, para tirar todas as possíveis dúvidas e ter a melhor experiência.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender como funciona o Tax Free na Europa. Já está pronto para preparar suas malas e encontrar o seu espaço em um intercâmbio na Europa incrível?

E não esqueça de compartilhar com a gente suas dúvidas, experiências e expectativas sobre seu intercâmbio e o destino escolhido!

Comentários

Fluencypasshttp://fluencypass.com
Somos uma plataforma online que conecta estudantes e escolas no exterior sem taxa de agência, com suporte e assessoria grátis.

Mais sobre o autor

Comentários