...

Estudar inglês do zero: como começar?

Estudar inglês do zero e ser bilíngue é mais fácil do que parece. Acredite, você pode sim estudar sozinho!

Márcio Cafezeiro, que dedica sua vida a ensinar o idioma, explica que desde os seus anos começou o aprendizado autodidata. Na época, uma estratégia muito utilizada pelo educador foi etiquetar objetos da casa com os nomes na língua.

Contudo, seu aprendizado não precisa se limitar à sua casa, como traz o site Brasil Escola, há países acessíveis que podem suprir essa necessidade e ser uma experiência incrível para seus estudos. Você já imaginou aprender inglês por meio de uma experiência de intercâmbio?

Ainda nesta perspectiva, a Embaixada Americana em parceria com a Escola Thomas Jefferson decidiram reunir em uma feira as principais universidades para os brasileiros continuarem seus estudos no exterior.

Então, como podemos perceber, oportunidades é que não faltam! Assim, entender como começar a estudar inglês do zero é muito importante para garantir seu futuro. Vem com a gente!

Quais são os primeiros passos para aprender inglês?

Primeiramente, quando pensamos em como estudar inglês do zero, temos que entender que há alguns passos que podem dar o start que você precisa para ser bilíngue, veja só:

  1. Encontre um método de ensino que combine com você: ensino mais formal, mais prático, com mais exposição oral.
  1. Defina como você terá contato com o  idioma: por meio de filmes, músicas, séries, amigos, podcasts em inglês.
  1. Definir se prefere uma gramática, um livro guia, um professor ou um tutor acompanhando sua trajetória com o idioma.
  1. Criar metas e objetivos: como por exemplo, daqui a uma semana quero dominar a estrutura do passado simples, em dois meses quero assistir filmes com legenda em inglês.
  1. Organizar cronogramas de estudos durante a semana: mesmo que você decida ter aulas com um professor, é super importante estudar em outros momentos.
  1. Manter sempre em mente seus objetivos com o aprendizado do idioma e se desafiar a melhorar as habilidades do inglês.

Qual a melhor forma de aprender inglês sozinho?

Neste sentido, cada autodidata pode ter sua melhor estratégia para desenvolver o inglês como segunda língua. Ainda assim, há formas como desenvolver o idioma de maneira mais efetiva:

  • Espalhando etiquetas em inglês pela casa, como fez Mário Cafezeiro.
  • Jogando online games em língua inglesa.
  • Maratonando séries e filmes.
  • Usando a gramática na sua casa.
  • Fazendo uso de uma plataforma que guia seu ensino do inglês.

A importância da prática

Ainda falando sobre estudar inglês, é muito importante que você consiga incorporá-lo à sua rotina. E isso, requer muita prática, viu!

Quem é aluno da Fluencypass, por exemplo, tem esse aprendizado facilitado, já que depois de muita pesquisa e desenvolvimento, criamos o ciclo completo da Fluência.

No ciclo da fluência unimos tudo que o estudante precisa para destravar o inglês: escola de inglês online 24 horas por dia, grupos de conversação e aulas com professor particular.

Tudo isso seguindo os padrões do Quadro de Referência Europeu (CEFR), que são reconhecidos internacionalmente.

Além disso, dá para contar com um intercâmbio no final de 12 meses, com 8 destinos para escolher.

Isso porque sabemos que é a prática aliada a um método eficaz que vai fazer o estudante conseguir chegar à níveis avançados na língua inglesa.

Como aprender inglês sozinho do zero grátis?

Há diversas alternativas para você estudar inglês sozinho grátis, ainda assim, precisamos lembrar que a maioria delas dá uma base apenas para os níveis mais iniciais.

Por isso, se quiser se tornar fluente, vai precisar se dedicar um nível a mais e usar estratégias mais ousadas. Ainda assim, num primeiro momento, alguns aplicativos podem ser válidos:

Estudar inglês do zero: quanto tempo para a fluência?

Além disso, quem quer começar a estudar inglês do zero não tem tempo a perder. Por isso, é muito importante saber quanto tempo essa jornada de aprendizado vai demorar.

Bem, se você tem pressa em desfrutar dos benefícios de se falar inglês, é melhor se dedicar diariamente. Tendo um bom grau de imersão e estudando com frequência dá para avançar no básico em poucos meses.

Há alunos, por exemplo, que adquirem uma compreensão maior da língua estudando por um ano. Outros levam mais tempo, é claro que ter experiências internacionais pode ser estratégicas para sua fluência.

Roteiro para os primeiros passos para aprender inglês

Desta forma, uma vez que você vai começar a estudar inglês do zero, o mais importante será consolidar os níveis mais básicos para conseguir dominar os mais avançados.

Assim, o mais importante será: entender falas mais simples como cumprimentos, dominar tempos como presente e passado simples, responder questões simples com What, Where, How, Which, Why, How Much e How Many.

É normal, no básico, você falar devagar e demora mais para entender, por isso, vai fazer muita tradução para o português. Isso deve mudar conforme você avance para níveis mais elevados.

Para fechar este tópico, separamos alguns dos principais temas para você desbravar:

  • Saudações cotidianas, cores, alimentos e família.
  • Verbo to be.
  • Presente, passado simples e futuro com Will.
  • Nome de locais, nacionalidades etc.
  • Perguntas que permitam ampliar seu conhecimento: O que significa isso? Como se diz isso em inglês? 

Dá para  estudar inglês do zero no intercâmbio?

Dá sim! Aqui na Fluencypass somos especialistas em intercâmbio e já mandamos pessoas para diversos cantos do mundo: Estados Unidos, Malta, Canadá, Inglaterra…

Mas antes de tomar essa decisão, você precisa entender alguns fatos sobre o intercâmbio para aprender inglês do zero.

Você precisa ter um esforço constante

Não é porque você está em outro país que o aprendizado ocorrerá naturalmente. Você precisará se concentrar bem nas aulas e nas suas situações do cotidiano. Então, será necessário se permitir participar de mais interações, eventos culturais e passeios turísticos.

Um intercâmbio mais longo é recomendado

Como você não sabe nada, é melhor que dê tempo para seu cérebro entender a língua, criar estratégias e internalizá-la.

Desta forma, no início vai parecer que é muito difícil, e pode dar até dores de cabeça, é normal viu? Contudo, no terceiro mês você já vai ter mais proficiência que muitos alunos que só estudam no Brasil.

Além disso, passar por um período maior fora ajuda você a imergir em uma cultura e até mesmo encontrar oportunidades para se manter no país. Ou seja, você vai atrás da fluência e sai com muitos benefícios.

A vergonha precisa ser esquecida

Caia de cabeça na sua experiência no exterior, pois esse é o momento de errar, acertar, passar por gafes e se corrigir. Frases como “I don’t know english”, “My english is bad” e outras parecidas precisam ser aposentadas!

Então, o que você achou de conhecer como começar a estudar inglês do zero? Se quiser ter essa experiência no exterior, conte com quem é profissional no assunto.

Clicando aqui você vê nossa lista de escolas e pacotes, além de poder entrar em contato com nossos especialistas.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor