Você já conhece a Garden Route? Neste artigo nós da Fluencypass vamos te levar para passear de carro em um roteiro de 5 dias imperdível.
As belezas da África levam muitos viajantes a explorar seus territórios. No nosso blog mesmo tem uma seção completa dedicada a cultura sul-africana, intercâmbio por lá e até a parte burocrática.
Mas a dica de hoje é totalmente diferente, é daquelas experiências que você leva no coração para o resto da vida.
Então, preparado para nossa Road Trip? Ponha a mochila no porta-malas, pega o passaporte e vem comigo na Garden Route, roteiro para 5 dias.
Quais lugares da África do Sul conhecer?
Já anota aí os melhores lugares para considerar na sua viagem:
- Porto Elizabeth.
- Baía de Jeffreys.
- Parque Nacional de Tsitsikama.
- Ponte Bloukrans.
- Baía de Plettenberg.
- Reserva Natural de Robberg.
- Knysna.
- Cabo das Agulhas.
- Hermanus.
- Stellenbosch.
- Cidade do Cabo.
5 Dicas para dirigir na África do Sul
Enquanto a gente abastece as energias, anota algumas dicas aí para sua viagem terrestre ser perfeita:
- A mão-inglesa é usada na Garden Route, assim como em toda África do Sul. Por isso, todo o trânsito é trocado, você vai dirigir sempre a sua esquerda.
- A ultrapassagem é feita pela direita, mas fique tranquilo que os motoristas te ajudam nestes momentos e tendem a seguir rumo ao acostamento ao ver seu sinal para ultrapassar.
- Tire a carteira internacional, pois ela já é emitida em inglês e evita transtornos. Na teoria você pode utilizar sua CNH por 30 dias sem nenhum problema, mas imagina só ter que explicar para o policial isso e atrasar sua viagem, não dá, né?
- Utilize a Rental Cars para fazer sua reserva. O site permite que você faça uma triagem de qual loja tem o aluguel mais barato e qual está mais próxima a você.
- Retire o carro em uma cidade e devolva em outra. Ok, esta parte é um pouco “chatinha”, pois você vai precisar pagar uma taxa extra. Mas se acionar esse serviço, não precisa ter que fazer o mesmo trajeto duas vezes para devolver o carro.
Acho que a gente já pode começar o nosso passeio… Já está ouvindo o ronco do morto? A gente vai para a Garden Route!
O que é a Garden Route?
A tradicional Garden Route, que significa Rota do Jardim, vai de Mossel Bay a Storms River. Ela leva esse nome porque a região tem um clima oceânico, o que faz com que haja vegetação de cor forte por quase todo o ano.
Isso é bem diferente de regiões de savana, por exemplo, que ficam amareladas e secas no período de estiagem.
Contudo, eu disse “tradicional” porque hoje em dia quase ninguém faz apenas esse pedaço do caminho. Geralmente se faz extensões que alongam a viagem de 300 km até 1.000 km.
Fica tranquilo, aproveita o período na estrada para escutar um dos podcasts que recomendamos e manter seu inglês afiado.
Quantos dias para Garden Route?
Essa é uma questão muito pessoal, a resposta sempre vai ser: quanto mais dias melhor. Acontece que sempre tem algum relato de alguém que deixou de ver alguma coisa que queria.
Para você ter noção tem gente que arrisca fazer um bate volta de 1 dia de Porto Elizabeth, que é loucura. Outras ficam entre os 3 dias e aproveitam um pouquinho mais.
Nossa dica é tirar pelo menos 5 dias, assim dá para conhecer os principais pontos turísticos, sentir a atmosfera local, fazer as trilhas com calma, aproveitar os nativos e tirar um tempinho para praticar inglês.
Qual o melhor caminho saindo de Joanesburgo?
Saindo de Joanesburgo há duas opções, você pode tomar um voo que vá para Porto Elizabeth ou que vá para a Cidade do Cabo. A partir daí, basta alugar o carro e seguir a rota.
Dá para fazer essa viagem na África do Sul sem carro?
Quem prefere ir de ônibus ou não tem carteira de motorista também pode se aventurar pela Garden Route. Basta fazer o trajeto de ônibus ou utilizar empresas com serviço de excursões, como a Baz Bus.
Roteiro de 5 dias imperdível na Garden Route
Lembrando que há dois sentidos que o percurso pode ser feito, eu preferi a rota que começa por Porto Elizabeth e termina na Cidade do Cabo. A ordem das principais paradas são:
- Porto Elizabeth.
- Baía de Jeffreys.
- Parque Nacional de Tsitsikama.
- Ponte Bloukrans.
- Baía de Plettenberg.
- Reserva Natural de Robberg.
- Knysna.
- Cabo das Agulhas.
- Hermanus.
- Stellenbosch.
- Cidade do Cabo.
Pronto, agora só resta saber se você está preparando para a adrenalina que te aguarda? Vamos ver como serão os 5 dias mais insanos na Garden Route neste roteiro!
Saindo de Porto Elizabeth
Alugando o carro na 3ª capital da África do Sul, você precisa seguir em direção a N2. Ela é a estrada que será usada durante todo o percurso.
A primeira parada vai ser na Baía de Jeffreys, uma cidadezinha conhecida pelo surfe. Na Gama Street você encontra lojas de marcas conhecidas, como Quiksilver e Nike.
Se tiver passando no horário do almoço, dá para aproveitar o Kitchen Windows.
Storms River: o início da Garden Route
Chegando em Storms River já pode tirar aquela self bonita e colocar #garden_route. Pois esse é o ponto de partida oficial da aventura, no meio da floresta dá para fazer um tour de árvore em árvore.
A Canopy Tour cuida para que tudo seja feito com o máximo de segurança e você faz várias tirolesas em árvores de 30 metros de altura. É brincadeira?!
Depois disso é melhor tirar o resto do dia descansando para a próximo dia. Na região, as melhores opções são Guest Houses.
Do Parque Nacional de Tsitsikamma a Ponte Bloukrans
Para conhecer esse parque, é bom levantar cedinho. Primeiro porque se gasta umas 5 horas caminhando dentro dele. Segundo porque os turistas adoram, então chegue antes para ter as melhores fotos nas pontes suspensas.
Dentro dele, há cachoeiras, trilhas e dá para ir até Nature’s Valley (45 km!). Sem dúvida, uma trilha para profissionais.
Aconselho você a fazer uma boa digestão depois do almoço, pois a próxima parada é uma das mais extremas. Você é fã de esportes radicais?
Então, na Garden Route está a Ponte Bloukrans, nela acontece o maior bungee jump do mundo caindo de ponte. São 216 metrôs de pura emoção. Se ela não fizer você ver o mundo de outra forma, eu não sei o que vai!
Passando por Nature’s Valley, Dormindo em Plettenberg
Se você não cortou caminho pela trilha de 45 km, seu próximo destino será Nature’s Valey. É sua chance de caminhar por uma praia deserta, de areia laranja e horizonte extasiante.
A Groot Lagoon também reserva beleza e harmonia. É o momento perfeito para você relaxar e se reconectar com a natureza.
Se preferir, dá para fazer camping aqui ou seguir para a Baía de Plettenberg, onde está a atração do nosso 3º dia.
As opções de acomodação são para todos os gostos. Portanto, tire uma boa noite de sono. E aproveite a manhã para caminhar na praia de Plettenberg que tem um azul cativante.
Garden Route: Reserva Natural de Robberg e Knysna
Seguido por 20 minutos de carro, você vai chegar à Reserva Natural de Robberg, lá dá para fazer uma trilha bastante intensa com vista para o oceano. Além de visitar algumas cavernas, dá para ver leões-marinhos, tubarões e golfinhos.
A trilha média tem 5 km de distância. Fique tranquilo, pois há bancos e mirantes para seus momentos de respiro.
Daqui a gente segue para Kysna, para o Parque dos Elefantes. Ele é uma espécie de santuário que recebe animais que sofreram maus tratos em circos ou que foram atingidos por caçadores.
O melhor é que boa parte deles já foram recuperados e devolvidos ao meio ambiente. A sua experiência no Parque será de conhecer mais a história dele e alimentar os Elefantes.
Kysna tem bastante restaurantes para oferecer um bom jantar e acomodações de ponta. A cidade também pode ser seu destino principal e de lá você faz viagens diárias para cada atividade da Garden Route.
Dia 4 em Knysna
Então, está gostando do passeio? A recomendação do dia 4 é permanecer em Knysna, há outros pontos turísticos que podem ser visitados lá, como:
- Knysna Waterfront Quays: um complexo de lojas a beira mar.
- Heads de Knysna: duas porções rochosas enormes com mirantes de vista incrível.
- Newstead Vineyards: algumas vinícolas ao redor da cidade que oferecem tour e degustação.
Gardem Route: Cabo das Agulhas, Hermanus, Steelenbosch e Cidade do Cabo
No amanhecer do quinto dia, você já terá aproveitado bastante de Knysna e poderá ir para o Cabo das Agulhas. Este é o ponto mais extremo do sul da África e divide os oceanos Índico e Atlântico.
Na sequência é possível se dirigir ao Hermanus, que é oficialmente o último ponto dentro da Garden Route. Se tiver sorte, você poderá observar baleias na cidade, mas elas geralmente aparecem em outubro. A cidade também tem outras atrações:
- Reserva Natural Fernkloof.
- Trilha Cliff Path.
- Praia Grotto.
- Praia Voëlklip.
Daqui o nosso caminho na Garden Route chega ao fim, mas antes de entregarmos o carro na Cidade do Cabo, é possível aproveitar e dar uma passada em Stellenbosch, uma região de vinícolas que tem um dos melhores vinhos da África.
Vale a pena almoçar no local e degustar, se for o motorista, não tem problema, comprei algumas garrafas para provar depois.
O último destino de nosso Garden Route – roteiro é a Cidade do Cabo, se quiser saber mais detalhes, veja nosso artigo de o que conhecer nela.
Então, gostou de ser apresentado à Garden Route? Imagina só se você fizer um intercâmbio lá e tiver a oportunidade de fazer outros roteiros, como conhecer Durban, Joanesburgo, Pretória… Parece um sonho, né?
Entre em contato com a gente e encontre as melhores condições para fazê-lo se tornar realidade.