...

Qual idade para fazer intercâmbio?

Cursar um intercâmbio no exterior é o sonho de muitos adolescentes. Agora morar em outro país por semanas, meses ou anos consegue mudar a vida das pessoas independente da faixa etária. 

Praticamente qualquer pessoa consegue participar do programa de intercâmbio, inclusive crianças menores de 12 anos, desde que acompanhadas dos pais ou responsável legal. 

Como mencionado acima, é importante assumir muita responsabilidade durante essa viajem e quanto mais jovem for, menos capaz será em determinadas situações.

Intercâmbio: como funciona? 

Por outro lado, existem programas de intercâmbio que são acompanhados por profissionais que auxiliam os alunos menores de idade, facilitam a experiência dos jovens estudantes e proporcionam maior segurança e tranquilidade aos pais e responsáveis, geralmente oferecidos por instituições profissionais. 

Nesses casos, estudantes da mesma idade são reunidos para conviver por um período de tempo sob a orientação de um adulto experiente e responsável, durante sua experiência em outro país.

Qual a idade mínima para um intercâmbio? 

Seria muito fácil vir aqui e dizer que não há idade mínima ou superior para uma viagem cultural, mas a realidade é que estudar em outro país vem com certas obrigações.

Portanto, para que adolescentes consigam adentrar na high school, aplica-se uma idade mínima de 13 anos ou mais. Esses programas são conduzidos em grupos sob a supervisão de um líder de equipe que apoia os menores.

É possível também, para quem busca imergir em novas culturas, o intercâmbio de inglês, independentemente da idade em questão, contanto que não ultrapasse os 65 anos. 

O que esta opção muda é o destino e a acomodação em cada trabalho social disponível.  

Já um intercâmbio de inglês não tem idade limite. 

Idade máxima para um intercâmbio?

Assim como não há idade mínima para o intercâmbio (somente idade recomendada), não há idade máxima para esta experiência de vida. 

Infelizmente, a discriminação e o preconceito contra os idosos é o que leva muitas pessoas com mais de 40 anos a desistirem de estudar inglês no exterior como intercambistas, o que é uma questão delicada e triste.

Vantagens de estudar no exterior depois dos 40: 

  1. Maior independência
  2. Fortalecimento da gestão financeira
  3. Extensão de rede
  4. Orientação de carreira e criação de um CV mais atrativo
  5. Oportunidade de trabalhar no exterior
  6. Tenha mais controle sobre seu itinerário

Então não pense que é muito “velho”. Se estiver com 15 ou 60 anos, uma troca de cultura, conhecimento e experiências é sempre uma boa ideia.

Quais os principais programas para cada idade?

Além de várias opções de destino, os Estados Unidos oferecem uma ampla variedade de cursos e programas. Cada um tem seus próprios requisitos e especificações, e é necessário levá-los em consideração para garantir o aprendizado. 

  1. Cursos de idiomas no exterior: A idade mínima para cursos de idiomas no exterior é de 16 anos. No entanto, existem pacotes e planos para todas as idades, incluindo cursos específicos para +40 e +50. Confira aqui.
  2. Férias para adolescentes: o intercâmbio de férias é para adolescentes de 13 a 17 anos que desejam passar até 4 semanas em destinos de tirar o fôlego. 
  3. High School: Os jovens que desejam passar parte do ensino médio nos Estados Unidos têm a oportunidade de frequentar aulas em escolas norte-americanas. É fundamental que os estudantes tenham entre 14 e 18 anos. 
  4. Au Pair: O programa Au Pair é um dos programas de trabalho para brasileiros nos Estados Unidos e exige candidatos entre 18 e 26 anos. 
  5. Experiência de trabalho: Para quem busca trabalhar nos Estados Unidos, o programa WEUSA exige que os participantes sejam estudantes universitários entre 18 e 29 anos.

Quais os benefícios de fazer um intercâmbio?

Um intercâmbio estudantil na Irlanda, Inglaterra, EUA ou melhor, no Canadá? Os destinos desejados podem ser muito diferentes e ainda assim as coisas são sempre atraentes – porque não são uma cultura diferente e aprenderá muito como intercambista.

Como participante de um programa, terá a vantagem de aprender muito mais sobre o país do que os turistas. Como estudantem você poderá morar com uma família anfitriã que o leva com eles no dia a dia. 

Uma escola diferente, as pessoas, uma comida específica do país – você descobrirá muitas coisas novas e também aproximará sua cultura dos locais. 

As pessoas que conhecer em sua viagem certamente lhe perguntarão como as coisas funcionam no Brasil ou quais são as diferenças. Essa comparação é realmente empolgante e talvez leve a ver algumas coisas de uma perspectiva diferente.

Seja no ensino médio, praticando esportes ou fazendo compras, estará conectado com as pessoas o tempo todo. E em pouco tempo, notará que será cada vez mais fácil conversar com novas pessoas.

Independentemente da idade, conseguirá aumentar sua autoconfiança em outras áreas. Não apenas se tornará mais aberto, como também aprenderá, por exemplo, a como lidar com conflitos, buscar soluções específicas e se orientar em um ambiente completamente novo.

Aqui estão razões para uma high school:

  • Existem muitas famílias anfitriãs que estão dispostas a hospedar um estudante de outro país.
  • As famílias anfitriãs geralmente não recebem nenhum dinheiro por isso. A motivação é, portanto, mais direcionada para a ideia de troca. Eles ficam felizes em aceitar um estudante brasileiro porque nosso país é popular.
  • As escolas de ensino médio americanas são muito abertas e oferecem muitas possibilidades e oportunidades de conhecer pessoas.
  • No geral, os EUA são um país seguro, mesmo que muitas grandes cidades tenham problemas. Os intercambistas geralmente vêm para áreas mais rurais, então quase não há restrições em termos de segurança.

Intercâmbio: sim ou não?

O intercâmbio consegue ser muito enriquecedor e contribuir muito para o desenvolvimento da personalidade. Fora que o novo intercambista terá muitos benefícios.

Conhecerá novas pessoas e um país diferente, expandirá suas habilidades no idioma e descobrirá um mundo totalmente diferente do nosso país do futebol. 

E você? Tem vontade de conhecer novas culturas no exterior e desbravar o mundo? Conheça a Fluencypass, a maior plataforma de intercâmbio da América Latina. Te conectamos com as melhores escolas sem taxas de agência e com suporte e assessoria gratuitos! Faça um orçamento no banner abaixo

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor