...

Intercâmbio em casal: vale a pena?

 

Muitas pessoas que realizam intercâmbio, especialmente em uma idade mais adulta, tomam a decisão de viver fora por um período com o seu parceiro. O intercâmbio em casal inicialmente parece ser uma boa ideia, mas será que essa decisão vale tanto a pena assim?

Nesse artigo, apresentaremos as vantagens e desvantagens dessa escolha. Confira!

Vantagens do intercâmbio em casal:

Divisão dos custos

Ao morar fora junto com outra pessoa, naturalmente os custos poderão ser reduzidos se divididos em dois. Essa é uma das maiores vantagens da decisão de realizar um intercâmbio em casal. Os custos comuns, como alimentação, luz, água e outros básicos podem ser divididos por dois – e até mesmo alguns custos de diversão e entretenimento podem ser reduzidos, se vocês optarem por fazer mais programas juntos.

Maior tempo juntos

Para casais que ainda não vivem juntos, o intercâmbio pode ser uma excelente experiência para morar juntos por um período de tempo, algo como um primeiro “test drive”. O intercâmbio vai possibilitar maior tempo juntos entre vocês e a garantia de aproveitar um grande período de tempo em casal.

Dividir experiências com quem você ama

 

Sabe aquela sensação de querer mostrar para alguém que você ama algo que você acabou de viver? No intercâmbio em casal, isso sempre vai acontecer. Você vai dividir as descobertas, os lugares, as diversões e até mesmo as frustrações com aquela pessoa que está sempre ao seu lado, ajudando inclusive a reforçar os laços e deixá-los mais unidos.

Adaptação mais rápida

O período inicial de adaptação de um intercâmbio é provavelmente um dos mais temidos por quem acaba de chegar a um país. Quando você em um intercâmbio em casal, a sensação de estar “sozinho” é bem menor, e pode ajudar na adaptação mais rápida ao novo destino.

Desvantagens do intercâmbio em casal:

Dificuldade para achar um local privado para morar

Nem todo casal tem condição de alugar um apartamento próprio para morar sozinho em um intercâmbio. Por isso, é bastante comum esses casais irem dividir apartamento com outras pessoas ou, até mesmo, ter que procurar locais separados para viver por falta de opção. Esse pode ser um dificultador quando você opta por fazer seu intercâmbio em casal.

Pouca comunicação em inglês

 

O objetivo de fazer um intercâmbio é aprender mais a língua local do país em que você vai viver. Esse aprendizado é realizado com o maior contato que você tem com a língua, visto que terá que usá-la para se adaptar e viver no país.

O intercâmbio em casal pode prejudicar esse aprendizado, visto que você vai passar mais tempo falando português do que se comunicando com seu parceiro na língua local.

 

Risco de não buscar fazer novos amigos

 

Não que essa seja uma regra, mas casais são naturalmente mais antissociais quando o assunto é fazer novos amigos. Isso acontece porque o ambiente seguro que o relacionamento proporciona, não lhe motiva a se expor para buscar novas amizades em um local completamente fora da sua zona de conforto. Por isso, no intercâmbio em casal, o risco de voltar para a casa com poucos – ou nenhum – amigo novo pode ser grande.

Fazer intercâmbio em casal tem suas vantagens e desvantagens. Para poder aproveitar ao máximo dos benefícios e evitar as desvantagens, é preciso ficar atento para se moldar à nova situação da melhor maneira possível, vivendo uma experiência incrível e enriquecedora com o seu melhor companheiro – ou companheira.

Você vai fazer intercâmbio em casal? Veja o depoimento de um casal de estudantes que foram para Malta e curtiram esse momento juntos!

Decidiu como fará seu intercâmbio? Conta pra gente como vocês pretendem realizar esse momento tão importante na vida!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor