...

O que é um intercâmbio voluntário?

Ao contrário de outros programas, o intercâmbio voluntário se concentra na filantropia. É possível a oportunidade de ter experiências diferentes, conhecer outras culturas e praticar um novo idioma.

Como também serve como trabalho auxiliar, esse método de troca é mais barato. Não é apenas uma oportunidade de enriquecer o currículo ao retornar ao Brasil, mas é uma oportunidade de estudar no exterior e adquirir habilidades pessoais e profissionais.

Achou interessante e gostaria de saber mais sobre essa alternativa? Confira todos os recursos neste post para ver se essa é uma opção viável para sua viagem cultural!

Intercâmbio voluntário: o que é? 

Os programas de intercâmbio voluntário, também conhecidos como turismo voluntário, permitem que seja possível que vá para outro país e realize atividades de ajuda, como proteção ambiental, cuidados com animais e desenvolvimento humanitário. 

De acordo com as Nações Unidas: Voluntariado significa dedicar parte do seu tempo a diversas formas de atividade, organizadas ou não, sociais ou não, sem remuneração, por interesse pessoal e espírito cívico, independentemente de ser jovem ou adulto.

O resto do tempo livre consegue aprender outro idioma e aproveitar a experiência cultural de sua experiência em outro país, como:

  1. Melhor integração na cultura do novo país.
  2. Desenvolva suas habilidades pessoais.
  3. Aprimore seu currículo para aumentar suas chances ao retornar ao seu país de origem. 

Apesar de todas essas vantagens, o intercâmbio voluntário é uma opção mais econômica do que os métodos tradicionais mais conhecidos. Portanto, aproveite sua acomodação, alimentação e transporte e use-os com moderação.

Intercâmbio voluntário: como funciona?

Esse projeto humanitário é uma maneira de baratear as viagens internacionais. Em troca, o voluntário se envolve em atividades sociais, mas tem vários benefícios como: abrigo, alimentação, água, energia, transporte, etc. 

Depende do projeto que a pessoa decidir fazer, a sua estadia será na casa de uma família voluntária.

Outro detalhe é que estudar, enquanto mergulha na cultura e faz trabalho voluntário é uma vantagem de adquirir novos conhecimentos. O tempo de lazer oferece oportunidades para viagens e descanso. 

Motivação, flexibilidade e iniciativa são, portanto, os requisitos mais importantes. Habilidades linguísticas, especialmente inglês e espanhol, são importantes e valorizadas. 

Qualquer pessoa consegue participar do intercâmbio voluntário, mas é necessário trabalhar por causas humanitárias, de forma neutra e imparcial. 

Além disso, o voluntário não precisa necessariamente trabalhar em uma comunidade carente. É possível optar por ser um projeto social que ache interessante.

Você também pode gostar: O que é intercâmbio de inglês?

Que tipos de voluntários existem?

É possível escolher diferentes modos de trabalho voluntário. A seleção é baseada no tipo de projeto ou programa. Os mais comuns são:

  • Voluntários ambientais em reservas.
  • Voluntariado social com crianças.
  • Trabalho voluntário no setor da saúde para trabalhar com crianças com comorbidade mental ou física. 

Existem várias vagas nestas categorias. Os mais comuns são:

  • Cuidar de crianças em um orfanato.
  • Apoiar hospitais gerais.
  • Suporte em lares de idosos;
  • Apoie sua comunidade.
  • Promover o esporte na comunidade.
  • Contribuir para o empoderamento das mulheres.
  • Cultivar e produzir alimentos para a comunidade.

Leia também: Melhores lugares para fazer intercâmbio em 2022

Intercâmbio voluntário: quais os benefícios? 

Claro, os benefícios do voluntariado são óbvios para aqueles que recebem ajuda. 

Esteja você dando aulas de português gratuitas para crianças em um país do terceiro mundo ou coletando lixo na sua praia local; os benefícios para o destinatário e para a comunidade em geral são geralmente uma das razões pelas quais as pessoas optam por ser voluntárias.

Mas você já pensou na importância do voluntariado para quem o faz? Na verdade, o voluntariado é benéfico para o agente por várias razões: reduzir o estresse, combater a depressão e ajudá-lo a encontrar significado.

E enquanto estudos mostram que mais voluntariado leva a mais benefícios, isso não significa que o voluntariado requer um compromisso de longo prazo. 

Mesmo que se envolva de maneira simples por meio de doações, ajudar quem precisa e melhorar seu próprio bem-estar e felicidade não tem preço. 

1. O voluntariado conecta você com outras pessoas

Se está se sentindo solitário, isolado ou apenas deseja expandir seu círculo de amigos, o voluntariado consegue ser uma ótima maneira de conhecer novas pessoas. 

Na verdade, uma das melhores maneiras de fazer novos amigos ou fortalecer os relacionamentos existentes é fazendo uma atividade juntos. Com o intercâmbio voluntário faz exatamente isso.

2. O voluntariado aumenta a confiança e a autoestima

Fazer o bem aos outros e à comunidade às vezes cria uma sensação natural de realização. Trabalhar como voluntário pode deixá-lo orgulhoso e dar-lhe um senso de identidade. Também contribui para ajudar a aumentar sua confiança, saindo de sua zona de conforto e ambiente natural.

3. O voluntariado ajuda na busca de sentido

Como o voluntariado significa optar por trabalhar sem compensação financeira, muitas vezes as pessoas dedicam seu trabalho voluntário a causas e organizações que consideram importantes ou com as quais se identificam particularmente.

4. O voluntariado oferece oportunidades de carreira

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a experiência de voluntariado consegue ser incrivelmente útil. 

Isso mostra aos empregadores em potencial que consegue tomar a iniciativa e está disposto a dedicar tempo para ajudar os outros.

O voluntariado também lhe dá a oportunidade de praticar habilidades que mais tarde achará úteis no local de trabalho. Comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas, planejamento e organização são habilidades fundamentais que podem lhe dar vantagens reais em uma entrevista.

Conclusão: A importância do voluntariado

O que está claro é que os benefícios do intercâmbio voluntário são enormes – melhora a saúde mental e física, faz novos amigos e evita a solidão, encontra significado e autoconfiança mais profunda. 

Primeiro, pense no que é apaixonado – é provável que goste e se comprometa com esse tipo de trabalho. 

Boa sorte quando finalmente mergulhar e certifique-se de se divertir! O voluntariado é importante – os benefícios são óbvios – mas também é importante divertir-se!

E você? Quer conhecer o exterior e aprender um novo idioma? Conheça a Fluencypass, a maior plataforma online de intercâmbio da América Latina. Faça um orçamento de intercâmbio no banner abaixo.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor