O que significa TGIF? Como usar essa gíria do inglês?

Você sabe o que significa TGIF? TGIF é uma sigla para a frase do inglês "Thank God It's Friday!" que significa a celebração pela chegada do fim de semana. O que para muitos trata-se do último dia de trabalho e estudos da semana. Em tradução literal, TGIF significa: Graças a Deus é sexta-feira!.

Você acompanha as redes sociais? Então, deve ter pensado o que significa TGIF, já que muitas pessoas sempre publicam a famosa hashtag #tgif nas sextas-feiras.

Apesar de ser pouco conhecida aqui no Brasil, em outros países essa gíria é muito popular e utilizada por pessoas que são nativas de países de língua inglesa.

Além de ser uma gíria bem frequente nas conversas, o TGIF é também muito comum na internet. Você vai notá-lo nas redes sociais, principalmente se você tiver amigos de outro país ou seguir famosos americanos.

Mas, você sabe exatamente o que significa TGIF?

O que significa TGIF?

Para entender o conceito de TGIF, precisamos entender que TGIF é uma sigla de origem americana para “Thank God It’s Friday”, que em tradução literal para o português significa “Graças a Deus é sexta-feira”.

A gíria seria o equivalente do nosso famoso “sextou”.

E falando em #sextou, você sabia que os americanos chegaram a adotar essa hashtag? O problema é que não foi da forma que a gente conhece, e por isso ela foi banida de algumas redes sociais, como o Instagram, por exemplo.

Como usar corretamente o TGIF?

Com vimos, você deve utilizar a sigla na sexta-feira. É uma maneira informal de expressar entusiasmo, alívio ou gratidão por estar próximo ao fim de semana.

Na internet, você pode usar esse termo como hashtag, principalmente em posts que dão alguma ideia sobre como você pretende aproveitar a sexta-feira ou fim de semana.

Em conversas informais e com amigos mais próximos, você também pode usar esse termo. Tudo depende do contexto do diálogo.

Como se pronuncia TGIF?

Aproveite para dar o play e praticar sua pronúncia:

TGIF🎉🎉🎉

TGIF: A origem da gíria

Apesar de muitas controvérsias a respeito da real origem do TGIF, a teoria mais aceita e considerada verdadeira é que o termo nasceu no começo do ano 1970, em Ohio, nos Estados Unidos.

De acordo com a história, a sigla foi utilizada pela primeira vez pelo apresentador de rádio Jerry Healey, enquanto transmitia seu programa na estação WAKJR.

Nesse primeiro momento o termo se popularizou entre os ouvintes da rádio e poucos anos depois, esse pequeno termo se popularizou ainda mais através de um filme de 1978 do diretor Robert Klane, que inclusive, leva o nome da própria hashtag Thank God It’s Friday e é estrelado por Donna Summer.

Last Friday Night: Kate Parry

Depois disso, a gíria começou a ficar cada vez mais popular e nos dias de hoje é usada tanto em situações cotidianas como em séries, filmes, músicas e até nas redes sociais.

Um exemplo muito bom que demonstra a força dessa gíria, é que ela faz parte do nome de uma das músicas mais conhecidas da cantora internacional Katy Perry.

O nome da música é “Last Friday Night (T.G.I.F.)” e já conta com mais de um bilhão de visualizações apenas no Youtube, o que ajudou a impulsionar ainda mais o alcance dessa gíria!

Mais gírias e hashtags em inglês!

O TGIF não é a única gíria em inglês que se tornou popular nos últimos anos. O famoso TBT, Throwback Thursday, é uma hashtag que você provavelmente usa toda quinta-feira e não fazia ideia que era uma sigla em inglês.

Inclusive, temos um artigo que fala justamente o que significa TBT, assim como sua origem, e como usar.

Mas, não é só de “TGIF” ou “TBT” que vive o estudante de inglês, logo abaixo, separamos algumas hashtags e gírias comuns entre os falantes de língua inglesa. Confira algumas delas!

Gírias:

  • Babe – Significa uma forma carinhosa de se referir ao namorado ou pessoa em que se tem um carinho afetivo muito grande.
  • Cool – Geralmente usado para se referir a algo legal ou tranquilo.
  • Sec – É uma abreviação para segundo. Geralmente quando se pede um momento, seja para refletir, pensar ou tomar determinada ação.
  • Ace: É quando você deseja expressar algo de muito bom que tenha acontecido.

Hashtags e termos da internet:

BTW By The Way A propósito
4U For You Para você
M2 Me too Eu também
THX ou TY Thank You Obrigado
OMG Oh my God! Meu Deus!
ASAP As Soon As Possible Assim que possível
CYA See ya Até logo
LOL Laughing Out Loud Gargalhando
IDK I don’t know Eu não sei

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o TGIF ou essas outras gírias e hashtags que separamos para você, não deixe de conhecer nosso e-book gratuito que ensina as 400 palavras mais usadas no inglês em 30 dias.

Através desse e-book, você vai aumentar consideravelmente seu vocabulário e conhecer os termos e expressões mais populares da língua inglesa. Clique na imagem e baixe o seu!

Comentários

Teacher Malu
Sou a Malu! Meu objetivo é te incentivar a ver o inglês como uma porta de entrada para novos mundos! Deixa eu guiar você nessa linda jornada? 😃

Mais sobre o autor

Recomendados para você:

Últimas Postagens

LSI London Central

LSI London Central Além de estar na capital, a LSI London Central encontra-se no coração de Londres. Estando bem próxima de vários pontos turísticos e...

Clubclass Malta: seja intercambista na ilha!

Estudar na Clubclass é uma ótima escolha para quem quer aproveitar toda a beleza de Malta e voltar ao Brasil falando inglês fluente. A...

Hansa Language Centre: estude em Toronto

A Hansa Language Centre em Toronto é uma escola com tradição e qualidade no ensino de língua inglesa. Se você quer ter uma vivência...

Fique por dentro de nossas novidades!

Nós adoraríamos ouvir você! Por favor insira seu e-mail e nós iremos entrar em contato!

Comentários