...

Dicas infalíveis para perder o medo de falar inglês

Você tem medo de falar inglês? Dá aquela travada na hora de conversar com um nativo? Saiba que você não está sozinho!

Essa vergonha de conversar em inglês atinge até mesmo estudantes de níveis avançados. 

Então, dá uma olhada nas nossas dicas fáceis para perder o medo de falar inglês!

Por quê tenho medo de falar inglês?

É claro que esse medo tem explicação e alguns dos motivos podem ser:

  • Medo de errar na gramática ou pronúncia.
  • Medo de ser julgado.
  • Medo de não entender o que está sendo dito.
  • Medo de se tornar motivo de piada para os outros.

E o que pode agravar esses medos são a autocrítica e a ideia de julgamento, mas lembre-se “Não compare suas metas com as dos outros. Não existe um tempo padrão, somos únicos.”

Dicas importantes para perder o medo de falar inglês:

  1. Converse sozinho em inglês: Preferencialmente em voz alta ou até cantando em inglês . Esse tipo de prática te dará mais autoconfiança na hora de conversar com alguém.
  2. Não tente adivinhar o que as pessoas pensam e se afaste dessa ideia de julgamento, seja você mesmo, no seu próprio tempo;
  3. Não fique se culpando caso erre alguma palavra. Errar é um processo de evolução, então não se esqueça que os erros fazem parte do processo;
  4. Saiba diferenciar críticas negativas de construtivas. Críticas nem sempre são para te deixar para baixo! Aprenda a extrair o melhor da opinião das pessoas sobre a forma como você fala. Aceite isso como um aprendizado e não se sinta constrangido, só busque melhorar a  cada conversa;

+ 4 dicas para treinar o inglês

  1.  Tenha um parceiro de estudos com quem você possa conversar a vontade e sem medo de ser criticado.
  2. Crie mapas mentais: comece praticando frases simples que contam um pouco de você, da sua vida, o que você faz. Quando você já tiver dominado estas, avance para outras mais complexas.
  3. Aprenda frases essenciais em inglês  para conseguir pelo menos iniciar uma conversa. Acredite, praticar as frases básicas te dará muito mais confiança para se comunicar em inglês.
  4. E por último, mas não menos importante, tenha disciplina e determinação, a prática leva a perfeição!

Tenha uma oportunidade real para falar inglês

Existem muitas possibilidades para praticar e perder o medo de falar inglês. A mais recomendada por especialistas é investir em um intercâmbio no exterior. Muitas pessoas acreditam que essa é uma opção cara ou que não tem possuem tempo para essa experiência.

Mas a verdade é que hoje em dia existem infinitas opções de intercâmbio para os países mais fantásticos do mundo. Tudo está mais fácil e acessível.

Um programa de intercâmbio é a melhor maneira de superar seus medos e limitações, conquistar autoconfiança e claro, conversar em inglês sem medo de passar vergonha com pessoas de todas as partes do planeta!

Conheça mais sobre as melhores opções de intercâmbio no exterior. É online e totalmente grátis:

Descubra a impressionante história da Gabriella, que conseguiu superar seus medos e limitações de falar inglês em uma experiência fantástica no exterior:

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor