...

Por Que Intercâmbio É Importante

Se você está na dúvida se parte ou não para uma aventura em outro país, ficar ciente do porquê o intercâmbio é importante fará toda a diferença na sua decisão. 

Antigamente, sair do país para estudar não era algo muito acessível e, na realidade, nem tão popular. Hoje em dia o valor e as possibilidades de pagamento tornaram essa ideia muito mais palpável para muitas pessoas.

Mas ainda fica o questionamento: será que realmente vale a pena sair do país? Será que é algo que me trará benefícios? O intercâmbio vai muito além de “turistar” e é exatamente isso que você vai entender nesse artigo. 

1- Intercâmbio é importante para novas experiências

O que seria da nossa construção como pessoas se não passássemos por novas experiências, não é mesmo? O intercâmbio é importante porque ele irá te promover um cenário totalmente novo e fora da sua zona de conforto.

As experiências que você passará em outro país nunca serão as mesmas que você passará aqui, por uma diversidade de fatores.

Mesmo que você se aventure em uma cidade totalmente nova, ainda terá certas limitações por se tratar de um novo país.

Novas experiências trazem uma bagagem de conhecimento muito grande. O intercâmbio tem a capacidade de fazer “50 anos em 5”! 

2- Crescimento pessoal 

Dentre os benefícios de passar um tempo fora podemos citar o crescimento pessoal de cada.

O intercâmbio é importante para amadurecermos e, também, para compreendermos um pouco melhor sobre nós mesmos. Afinal, você estará em um ambiente novo, com uma cultura e língua diferentes, sem conhecer ninguém.

O seu lado sobrevivente fica muito mais evidente e você passa “se virar” de uma forma que nunca viu no Brasil.

Com isso você passa a desenvolver novas habilidades comportamentais (muitas por necessidade e outras pelo fato de estar convivendo com outra cultura). 

Leia também: Quanto custa um intercâmbio? 

3- Crescimento profissional

Além do crescimento pessoal, o intercâmbio é importante para o seu crescimento profissional.

Primeiramente, um dos maiores objetivos quando estamos falando de intercâmbio é aprender inglês. Independente da sua área profissional, com certeza o inglês será um diferencial. 

Por isso muitas empresas veem com bons olhos candidatos que passaram um tempo fora do país. Além de ter uma vivência maior, há a questão do inglês. 

Outro ponto é que muitos intercambistas acabam trabalhando para melhorar a qualidade de vida no intercâmbio (e não depender mais dos pais). 

Mesmo que seja um subemprego que nada tem a ver com a carreira que deseja seguir, qualquer emprego traz uma série de aprendizados. A cada experiência conseguimos melhorar ainda mais nossa performance.

Você poderá aprender a ter mais responsabilidades, a cumprir prazos, conhecer processos… todas as experiências são válidas e no intercâmbio você vai aprender muita coisa.

4- Conhecer novas culturas

Mesmo em países que se pareçam com o Brasil quanto à cultura (Estados Unidos, por exemplo), você perceberá que há muitas diferenças e que nenhum país é igual ao outro.

Isso é muito interessante pelo simples fato de você conviver e aprender um pouco mais sobre outros países, mas, também, para que você possa trazer ao seu dia a dia coisas que se adequam mais à sua vontade.

Seja em questão de costumes, gastronomia, eventos… sempre há algo que podemos absorver para melhorar. Essa troca de cultura é muito interessante!

O intercâmbio é importante porque você passará a ver muitas coisas com outra perspectiva e aprenderá muito também. 

Você também pode gostar: Como conseguir bolsa pra fazer intercâmbio? 

5- Novos amigos

Fazer amigos no intercâmbio
Nossa intercambista Carol com os amigos que fez no seu intercâmbio

Como está o seu ciclo de amigos? Muito provavelmente você está com as mesmas pessoas há algum tempo, conhecendo pessoas novas esporadicamente (e a maioria não permanece em sua vida).

Isso é ruim? Claro que não! Inclusive, é absolutamente natural. Porém, quando estamos em um país totalmente novo e sem conhecer ninguém, a necessidade de conhecer novas pessoas e fazer amizade é muito grande.

Nesse momento você notará que vai conhecer personalidades bem distintas dos seus amigos habituais. 

Isso acaba sendo muito bacana, pois você poderá encontrar identificação com coisas e pessoas totalmente novas. É uma forma de abrir ainda mais o seu leque de habilidades comportamentais. 

Aprendemos muito no trabalho e na escola, mas não podemos nos esquecer de que também aprendemos muito nas relações. 

O intercâmbio é importante porque ele trará uma mudança por inteiro em sua vida, onde você irá agregar as coisas boas e aprender com as coisas “ruins”. 

6- Aprender inglês

Claro, não podemos deixar de ressaltar que o intercâmbio é importante para aprender inglês, a segunda língua oficial.

Quantas vezes você já não ouviu falar que alguém fez anos e anos de inglês, mas ainda não é fluente? Isso acontece porque muitas escolas de inglês não aplicam os métodos mais adequados.

Quando você encontra uma instituição com métodos ágeis e que realmente funcionam será possível aprender inglês em pouco tempo. O intercâmbio é uma forma de consolidar todo esse aprendizado.

Além do mais, vivenciar tudo isso é uma forma de aprender o inglês na prática, com gírias e sotaques. O fato de você precisar falar em inglês vai ajudar muito a desenvolver a sua performance.

3 meses se dedicando ao inglês em outro país pode trazer mais resultados do que 2 anos de aulas. É realmente surpreendente o quanto os intercambistas conseguem melhorar!

Resumindo, benefícios de fazer intercâmbio?

1- Aprender um novo idioma

2- Fazer novos amigos 

3- Viver uma troca de cultura 

4- Abrir portas profissionais 

5- Amadurecimento pessoal 

6- Viver experiências incríveis 

7- Desenvolver a performance no inglês

Conheça a história de que já fez intercâmbio:

Shirley no seu intercâmbio em Malta

Após sofrer uma grande perda em sua família, Shirley resolveu realizar um intercâmbio aos 47 anos para encontrar um novo rumo pra sua vida, ela foi pra Malta em um intercâmbio de 1 mês e diz ter vivido a melhor experiência de sua vida.

Cada um encontra sua razão para realizar seu intercâmbio, seja para conseguir novas oportunidades profissionais, conhecer outra cultura, ou até mesmo só aprender uma nova língua, o intercâmbio será diferente de tudo que você já fez e vale muito a pena!

Quem pode fazer um intercâmbio? 

A verdade é que não existe uma idade certa pra fazer um intercâmbio. Se você possui ateé 17 anos já é possível fazer um intercâmbio high school, por exemplo. E existem diversos cursos para mais de 30 anos. As possibilidades são infinitas, e a experiência é única.

Confira o depoimento do nosso intercambista Johnny, de 36 anos em Cape Town:

Como começar a planejar meu intercâmbio?

A Fluencypass é uma agência de intercâmbio que irá oferecer todo o suporte que você necessita, além de não cobrar taxas. Ou seja, é o melhor custo x benefício que você irá encontrar para fazer intercâmbio.

São muitos destinos que você pode escolher, como Estados Unidos, Malta, Inglaterra, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália e muitos outros. 

Além disso, os programas também são diferentes e você pode escolher quanto tempo deseja ficar em outro país. Há oportunidades para todos os bolsos e com certeza você terá uma das melhores experiências de toda a sua vida!

Agora que você sabe que o intercâmbio é importante e todos os benefícios que ele pode trazer para a sua vida, faça um orçamento online gratuito na Fluencypass e comece agora mesmo a organizar sua viagem!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor