Como conseguir bolsa para fazer um intercâmbio gratuito?

Um intercâmbio para estudar é o sonho de muitas pessoas. Ao viver a experiência de conhecer novas pessoas, culturas e idiomas, podemos ampliar nossa visão de mundo, tornar-nos mais inteligentes, mais criativos e mais ágeis quanto aos acontecimentos inesperados. 

Mas este não é um sonho barato. A saída do Brasil exige muitos custos e todos pagos em outra moeda que, na maior parte dos casos, vale mais que o nosso real, o que dificulta esse sonho. 

O que muitas pessoas não sabem é que conseguem ser substituídos gratuitamente. Existem vários programas que oferecem bolsas para quem quer estudar no exterior com a possibilidade de conhecer diferentes países como EUA, Irlanda, Nova Zelândia e Canadá. 

Essas bolsas quase sempre cobrem parte ou a totalidade dos custos do estudante, algumas até custeiam as despesas de viagem, vistos, hospedagem e alimentação.

Intercâmbio cultural: Como funciona?

Primeiro, é necessário entender o motivo que o fez optar por programa de intercâmbio e como é possível adequar melhor essa experiência à sua personalidade e vontade. 

Na prática, isso significa que é necessário encontrar o programa ideal baseado em motivos pessoais, acadêmicos e profissionais. 

O processo de viajar para o exterior geralmente é demorado e também envolve a consideração de fatores como recursos disponíveis, planejamento financeiro e sobre o estágio da vida. 

Depois de tomar essa decisão, o próximo passo é tornar a viagem mais acessível. Independentemente da razão pela qual deseja fazê-lo, a primeira etapa é sempre pesquisar as bolsas de estudos disponíveis. 

Há inúmeras opções de financiamento abrangendo uma variedade de modalidades desde a high school até a um mestrado. Não é exagero dizer que há a possibilidade em todas as fases do estudo. 

Muitos deles conseguem cobrir a totalidade ou parte dos custos do programa, desde as mensalidades até as despesas de viagem e visto, permitindo que os alunos continuem trabalhando meio período para cobrir o restante dos custos pessoais.

Veja também: Quanto custa um intercâmbio de idiomas?

Intercâmbio gratuito: quais são os requisitos? 

Caso em algum momento da sua vida pensou que nunca terá a oportunidade de estudar no exterior, por diversos motivos, como: dinheiro para economizar e até mesmo o seu orçamento que não é o suficiente para realizar o sonho de fazer um intercâmbio barato, saiba que com um uma bolsa de estudos é possível. 

No entanto, tudo dependerá dos seus objetivos! A maioria das pessoas acha que estudar no exterior não é muito acessível, principalmente quando o valor dos cursos, alimentação, hospedagem e entretenimento estão inclusos na bagagem.

Existem muitas formas de morar fora do Brasil sem pagar muito por esse investimento. Além disso, escolher uma bolsa acadêmica costuma ser uma das melhores maneiras de ganhar experiência internacional sem investir muito dinheiro.

Por fim, as opções de ensino por meio de pós-graduação garantem uma experiência diferenciada sem ter que se preocupar com custos enormes.

Lembre-se: para fazer um intercâmbio, você geralmente tem algumas opções: contratar uma agência tradicional, que vai te cobrar taxas caríssimas, fechar direto com as escolas no exterior, o que eu te deixa sem nenhum suporte durante todo o processo, ou contratar com uma empresa que não cobras taxas de agenciamento e ainda te dá todo o suporte gratuito.

Sim, na Fluencypass é possível fazer um intercâmbio sem aquelas taxas que encarecem sua viagem e ainda ter todo o apoio e assessoria gratuitos antes, durante e após seu intercâmbio. Clique no banner abaixo e faça seu orçamento gratuito.

Falar o idioma fluente é essencial

Uma língua estrangeira costuma ser o principal obstáculo para os alunos que desejam um intercâmbio de qualquer destino. Para se candidatar à maioria das bolsas, os alunos precisam demonstrar conhecimento de pelo menos em um segundo idioma e apresentar um certificado de conclusão curso.

O mais recomendado para quem está interessado em uma possibilidade de estudos no exterior é aprender bem, pelo menos, a língua inglesa. Isso abre muitas oportunidades para bolsas de estudo em praticamente todos os países que oferecem programas para estudantes internacionais.

 Além disso, ao contrário das aparências, o inglês é uma daquelas línguas que consegue aprender sozinho e alcançar um alto nível de fluência, diferente do nosso próprio idioma. 

Existem vários fatores que tornam esse aprendizado sozinho possível. É um idioma com regras gramaticais semelhantes e um alfabeto igual ao português em comparação com idiomas como chines e aramaico. 

Aprender o inglês é fácil, ainda mais com o auxílio de cursos e ferramentas online e totalmente gratuitas, fora que há muitos canais no Youtube, como esse, com professores da língua dispostas a ensinar.

Inglês é essencial 

Aprender inglês é essencial para quem deseja estudar no exterior, pois a maioria das bolsas de intercâmbio enfatiza o inglês. 

Por exemplo, muitas faculdades inglesas, canadenses e norte-americanas usam TOEFL, Test of English as a Foreign Language ou Test of English as a Foreign Language. Este é um exame que mede sua capacidade de falar e entender inglês na universidade.

Aqui no Brasil, muitas instituições de ensino oferecem cursos de inglês que, além de ensinar, preparam para esses e outros exames. 

Lembre-se que é importante conhecer pelo menos o básico da língua oficial do país em que está estudando para conseguir uma bolsa de estudos

Inglês é aceito ao redor do mundo, mas chinês, japonês, alemão e muitos outros idiomas podem ser ainda mais bem-vindos dependendo da experiência pretendida do futuro intercambista.

Intercambio cultural: competições e concursos 

Diversas organizações, desde instituições internacionais como as Nações Unidas até agências de intercâmbios, promovem competições online ou presencial onde o prêmio é uma bolsa parcial ou quase gratuita. 

Universidades e muitas escolas de idiomas também podem oferecer bolsas de estudo que dispensam todas as taxas do curso e materiais do curso, mas os alunos são responsáveis ​​pela acomodação e passagem aérea.

Basta ficar atento quanto aos últimos acontecimentos dessas instituições e, enquanto não surge a sua vez, é fundamental que esteja capacitado em todos os requisitos de pré-seleção. 

Intercâmbio gratuito para aprender inglês

De qualquer forma, várias universidades ao redor do mundo oferecem a oportunidade de realizar o sonho de bolsa totalmente free!

Além das universidades e instituições internacionais, muitas agências de intercâmbio promovem concursos ou até condições especiais em algumas épocas do ano, com prêmios de intercâmbio gratuitos, ou quase.

Fique atento aos prazos de inscrição e se esse for seu objetivo principal, cumpra-o.

Aqui na Fluencypass facilitamos o seu pagamento, te insentamos de qualquer taxa de agência e oferecemos suporte e assessoria gratuitos para deixar o seu intercâmbio super acessível. 

Você gasta o mínimo possível e vive uma experiência única no exterior. Faça seu orçamento gratuito no banner abaixo.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor