...

10 principais dicas de como fazer um intercâmbio

Você se perguntou alguma vez como fazer um intercâmbio? Saiba que estudar no exterior é ter uma experiência que pode te revolucionar como pessoa.

Alysson José, engenheiro civil, explica que “a experiência me deu mais autonomia e aumentou o meu senso de responsabilidade”.

Para muitos viver isso abre oportunidades de emprego, mas também é um momento de autoconhecimento.

Agora, se você está iniciando sua aventura pelos estudos no exterior, aproveite as 10 principais dicas de como fazer um intercâmbio que preparamos para você.

1. Comece pelo inglês

A gente pode romantizar e falar de todos os idiomas que as pessoas buscam aprender, francês, espanhol, italiano etc. Mas não podemos negar, a sua primeira língua estrangeira precisa ser mesmo o inglês.

Acontece que essa é uma das línguas mais usadas ao redor do mundo. Esse idioma é falado em todos os continentes e permite a comunicação em quase qualquer país.

Há quem diga que o inglês é fácil, outros difícil, mas a verdade é que ele é necessário. Até mesmo as empresas valorizam que fala a língua inglesa, pois facilita a internacionalização do comércio.

Então, caso você esteja buscando um intercâmbio que proporcione boas condições de trabalho e estudo, aposte no inglês.

2. Trabalhe e Estude

A segunda dica para você conseguir incorporar de vez a cultura do país destino é trabalhar durante o intercâmbio. Além de ter contato diário com nativos, você também pode fazer uma grana que auxilia no momento de diminuir custos.

Ficou curioso? Os principais destinos para trabalhar e estudar são:

  • Austrália: podendo trabalhar até 20 por semanas durante as aulas e 40 nas férias.
  • Irlanda: segue um sistema semelhante ao australiano.
  • Malta: é o mais recente na liberação dos estudos e trabalho.
  • Estados Unidos: libera o trabalho a depender do intercâmbio feito.

Aqui no blog temos uma seção dedicada a Trabalhar e Estudar, confira.

3. Leia relatos e experiências

Lembra do que Alysson José compartilhou sobre seu intercâmbio? Para se preparar você pode ler relatos de pessoas que já foram ao país que você quer.

Na internet é possível encontrar diversos blogs e canais especialistas nisso, como o canal da Fluencypass no youtube que mostra o que os nossos ex-intercambistas acharam de seus períodos estudando fora.

4. Pouse em cidades mais baratas

Tá querendo economizar com seu voo? A gente sabe que dependendo do lugar escolhido pode ficar bem salgado. Mas na Europa, por exemplo, como os países são pequenos, pode compensar ir para outra cidade.

Na Europa, por exemplo, os destinos que costumam ser em conta são:

  • Londres.
  • Bruxelas.
  • Madrid.
  • Lisboa.

Caso você queira baratear a viagem, essas são boas opções, depois é só pegar um ônibus ou um voo doméstico. Além disso, você acaba conhecendo outro destino de brinde.

Só se lembre de pesquisar antes quais são os requisitos para pousar nesse país.

5. Como fazer um intercâmbio: defina o orçamento e o período

O bom de estudar no exterior é que é muito versátil, há opções para todos os bolsos e todos os perfis. Assim, antes de definir para onde vai, pense em qual vai ser o orçamento e o período que quer passar fora.

Claro que quanto maior o período, maior será o valor gasto, mas também varia de acordo com a escola escolhida, sua acomodação e outros fatores.

O mesmo serve para o período, tem pessoas que aproveitam as férias para estudar inglês, outras tiram um período sabático, defina qual sua prioridade.

6. Tire seu passaporte!

Mesmo que você não tenha decidido o local ou as datas, antecipe-se a tirar o passaporte. O processo não é tão burocrático, mas pode acontecer de você ser atrapalhado por greves e outras paralisações.

Sem falar que a validade dele será de 10 anos, então, não custa nada tirar com antecedência.

7. Busque pacotes e promoções

Como já dissemos, o intercâmbio tem se tornado cada vez mais democrático. Por isso que agências e escolas têm feito promoções, pacotes, parcelado e buscado alternativas para que todos possam se aprimorar

Aqui na Fluencypass a gente também separou opções que cabem no seu bolso. Agora não tem mais desculpa de que falta dinheiro, consulte nossos pacotes e ache o melhor para você.

8. Antecedência no aeroporto

Nossa oitava dica pode ser um puxão de orelha para muitas pessoas, não adianta: você precisa chegar no aeroporto com pelo menos 3 horas de antecedência.

Para facilitar, faça seu check-in online e apenas despache as malas. Ah! Não caia nos encantos da zona Duty Free, você vai precisar passar no raio-x e embarcar, normalmente o tempo é bem corrido.

9. Cozinhe sua própria comida

Você é desses que gosta de economizar o máximo possível? Se aventurar pela cozinha pode ser o melhor caminho, há outros benefícios de cozinhar a própria comida, veja:

  • Fazer amizades com outros estudantes.
  • Trocar pratos de diferentes nacionalidades e conhecer novas gastronomias.
  • Conhecer temperos e frutas locais.
  • Se manter bem nutrido.

Como estamos falando de comida, vou acrescentar uma dica bônus: conheça as comidas de rua. Elas costumam ser mais baratas, mas o melhor é que você consegue entender qual a relação dos povos locais com os ingredientes e a rotina.

10. Viva intensamente

A nossa décima dica tem a ver com o momento em que você aterrissar no país destino. Bom, é normal que demoremos um tempo para nos ajustarmos à nova realidade.

Contudo, não seja tímido em excesso, pois o período no exterior passa num piscar de olhos. O mais indicado é se entregar desde os primeiros dias.

  • Participe das confraternizações.
  • Viaje com os novos amigos.
  • Faça as atividades culturais.
  • Não tenha medo de começar uma conversa com um nativo.
  • Se jogue!

A maioria dos intercambistas relatam a mesma coisa: tudo é muito intenso e passa muito rápido. Se você for com a mentalidade de que tem que aproveitar desde o início, vai ser muito mais fácil superar os perrengues e você não vai se arrepender de nada depois.

Gostou das nossas 10 dicas de como fazer um intercâmbio? Você adicionaria alguma à lista? Deixe sua opinião nos comentários. 

Estude no país dos seus sonhos. Faça um orçamento online e gratuito para o seu intercâmbio:

Comece seu planejamento!

Eaí, conseguiu decidir qual o destino ideal para você? Ainda não? Não tem problema!

Aqui na Fluencypass você pode comparar seu intercâmbio, sem pagar nada a mais por isso e sem ter o trabalho de sair de casa!

Não perca a oportunidade de alcançar novos patamares e alavancar de vez sua vida!

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor