...

Como Estudar e Trabalhar no Canadá: Saiba TUDO!

Graças às várias características e benefícios que este país oferece para estudantes estrangeiros, o Intercâmbio no Canadá sempre foi bastante procurado por intercambistas do mundo inteiro.

Estudar e trabalhar no Canadá, entretanto, não é mais uma tarefa tão simples como foi há alguns anos atrás, já que as mudanças nas legislações tornaram o processo mais burocrático.  O objetivo do governo foi tanto proporcionar um ambiente mais educativo para os intercambistas, quanto assegurar empregadores e trabalhadores locais.

Mas saiba que é possível sim estudar e trabalhar no Canadá. Apesar de ser mais difícil do que em países como Nova Zelândia, Austrália e Irlanda, é possível. 

Então, fique de olho nesse super artigo que reúne todas as informações relevantes sobre como estudar e trabalhar no Canadá. Confira!

Como faço para estudar e trabalhar no Canadá?

Até o ano de 2015, o Canadá era a Shangri-la de muitos intercambistas que queriam tornar os estudos mais acessíveis e deixar o inglês afiado. Assim, o Canadá, por muito tempo, ofereceu a outros países no mundo, até mesmo o Brasil, um programa chamado Trabalho e Estudo, que permitia que estudantes devidamente matriculados em escolas de inglês ou francês realizassem atividades profissionais no seu período fora da sala de aula.

Porém, com a nova legislação definida pelo governo canadense, tornou-se proibida a prática deste tipo de programa para os estudantes de cursos de idioma, ficando somente permitido trabalhar até 20 horas semanais os estudantes devidamente matriculados em Colleges e Universidades.

Estudar e Trabalhar no Canadá acontece da seguinte forma: o programa é dividido em duas partes, 50% de estudo em sala de aula, e outros 50% do programa de trabalho ou estágio. 

Para facilitar a vida dos intercambistas, é possível optar por dois tipos de programas Estudo e Trabalho, conhecidos por self-placement, nos quais os próprios alunos buscam o seu estágio, ou o full-placement, em que as escolas são responsáveis por apresentar de 3 a 5 empregadores aos estudantes.

Estudantes de curso de idiomas podem trabalhar no Canadá?

Infelizmente os estudantes de inglês ou francês não podem mais aproveitar seu tempo livre para trabalhar legalmente no Canadá

A nova regra proíbe o trabalho legalizado para garantir que os estudantes de línguas se dediquem somente ao aprendizado, para que, no futuro, tenham a capacidade de se comunicar melhor no idioma estudado. 

O governo canadense afirma, ainda, que intercambistas que procuram cursos de língua não apresentam fluência nos idiomas e, por isso, podem apresentar dificuldades ao executar suas atividades em um emprego formal.

Entretanto, quem não possui a fluência desejada para estudar um curso mais avançado, pode se dedicar durante o curso de idiomas e no final aplicar para o College ou a Universidade e conseguir participar de cursos que ajudam a trabalhar e estudar no Canadá.

Há, ainda o Pathway, um programa preparatório que ajuda o estudante a ganhar as habilidades necessárias para ingressar em faculdades canadenses.

Quais são os pré-requisitos para estudar no Canadá?

Para poder se matricular em um curso no Canadá é preciso, antes de tudo, ser maior de 18 anos e obter um visto que pode ser de turismo caso deseje estudar por menos de 6 meses ou de estudante caso tenha pretensão de estudar por um período maior. Neste caso, o estudante deve receber o aval da escola juntamente com a carta de matrícula para efetuar o pedido do visto.

No caso daqueles que pretendem trabalhar, precisam estar matriculados em um College e ou uma Universidade, sendo permitido trabalhar até 20 horas semanais.

College ou Universidade: qual é o melhor para estudar e trabalhar no Canadá?

Há muita confusão quando as pessoas tentam definir o que é o College. Muitos pensam que ele é um curso técnico, outros falam que é a mesma coisa das nossas universidades.

Entretanto, a principal diferença entre os dois é que o College é voltado para o mercado de trabalho, por isso sua duração pode ser menor e o ensino ser mais voltado para a prática.

No caso da Universidade, ela é voltada para o campo acadêmico, sendo uma boa opção para aqueles que querem ser professores em ambientes acadêmicos ou querem se aprofundar na pesquisa. 

O College é o mais procurado

Devido aos custos de se manter em uma universidade, que podem chegar até 60 mil dólares por ano. O College tem sido uma das melhores opções para os intercambistas que querem trabalhar e estudar no Canadá.

Há ainda uma distinção entre os Colleges que são públicos e os que são privados, sendo que cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Vejamos:

College Privado

Esse tipo de College tem os melhores preços, já que custa de 8 mil a 12 mil por ano. Sendo que o primeiro valor é para cursos regulares que acontecem durante o dia e o segundo para os noturnos, possibilidade que é dificilmente encontrada na modalidade pública.

As desvantagens desse tipo de College é que não permite estender o visto para trabalho e não dá direito de contemplar o cônjuge no visto. Sem falar que não é possível usar o período do visto para solicitação de residência permanente.

Contudo, durante o período de estágio, ou co-op, é possível trabalhar até 40 horas por semana o que ajuda a aliviar as despesas.

College Público

A desvantagem do College público são os valores de anuidade, que podem dobrar. O mais comum é 16 mil por ano, que pode ser pago em duas parcelas semestrais.

Há muito mais benefícios em relação ao público, já que é possível encontrar mais opções de cursos, como marketing, administração, tecnologia da informação etc., além de permitir trabalhar full-time durante o período de férias. 

Além de que dá para solicitar visto de trabalho de até 3 anos depois de ter finalizado o curso, o qual vai depender de quantos anos se estudou no Canadá. Todo esse período é contabilizado no momento de realizar a solicitação de residência permanente no Canadá.

Os cônjuges também são beneficiados nessa modalidade do curso, já que o estudante pode fazer reagrupamento familiar, proporcionando um visto de trabalho para o parceiro durante seu intercâmbio.

Não há distinção entre casamento no civil ou união estável, tampouco se o casal é hetero ou homossexual. Todos podem ir junto com os parceiros.

 

Emprego no Canadá, como faço para procurar?

Para encontrar emprego no Canadá existem três possibilidades:

  • O estudante de pós-graduação ou graduação pode procurar, por conta própria, a sua oportunidade de trabalho;
  • A escola ou uma agência de emprego pode apresentar possíveis empregadores para o estudante;
  • Usar sites como: workopolis, monster e craigslist.

É natural que o maior número de oportunidades de trabalho para os estudantes, mesmo que sejam graduados e experientes, seja de atividades como garçons, baristas, atendentes de lojas, atendentes de fast food e cafeterias, auxiliar de limpeza ou cozinha, entre outros similares. 

Mesmo com essa realidade, é possível afirmar que muitos estudantes conseguem encontrar estágios ou oportunidades de emprego em sua área de especialização – entretanto é preciso ser persistente e não desistir facilmente.

Qual o valor que geralmente pagam para trabalhadores com esse perfil?

O salário básico oferecido para estudantes no Canadá gira em torno de 10 a 12 dólares canadenses por hora trabalhada, valor que pode variar de acordo a cidade, com a atividade executada e o tempo de trabalho determinado em contrato. 

É importante para o estudante avaliar bem o valor determinado em contrato para saber se esse esforço será interessante no aspecto financeiro.


Veja também: Quanto custa um intercâmbio no Canadá de 6 meses?


Existem outros países que permitem estudar e trabalhar?

Sim, caso você opte por fazer intercâmbio de inglês, países como IrlandaAustrália e Nova Zelândia permitem o estudo e trabalho para intercambistas que fazem curso de inglês.

Por esse motivo esses destinos têm ganhado popularidade nos últimos meses, afinal,  são excelentes escolhas para quem deseja estudar e trabalhar no exterior.

Fluencypass
Fluencypasshttp://fluencypass.com
Conte com a Fluencypass para dar um up na sua fluência, veja informações de Inglês e Intercâmbio, tenha acesso a conteúdos exclusivos e notícias.

Mais sobre o autor